De formigas em uma estufa com pepinos É difícil se livrar delas. Muitas pessoas se preocupam em como fazer isso com o mínimo de danos ao solo, às plantas e à própria saúde. As formigas gostam muito de canteiros de estufa, especialmente aqueles cercados com tábuas de madeira. Livrar-se desses insetos é muito difícil. O ciclo de vida, do ovo à pupa, dura apenas 3 a 4 semanas. Várias gerações de formigas operárias crescem na estufa ao longo de uma estação.
Ajuda e danos das formigas
As formigas de estufa vivem em túneis que se estendem profundamente no solo. O solo ao redor do ninho é solto e mais fértil, pois é enriquecido com os resíduos da colônia de formigas. O solo é bem ventilado, então os pepinos não sofrem com a falta de oxigênio.
As formigas destroem insetos nocivos que vivem em seu território. Este é o seu benefício inegável. Elas se alimentam de larvas, ovos e adultos, ácaros, lagartas e moscas. Pode-se considerar que elas proporcionam certos benefícios às plantas de estufa:
- soltar o solo;
- comer insetos perigosos;
- enriquecer o solo com nitrogênio, potássio e húmus.
Apesar dessas propriedades benéficas, os donos de estufas costumam ficar consternados ao ver túneis de formigas em seus canteiros de pepino e formigas correndo ao longo dos caules. Essa atitude negativa tem raízes sérias. A primeira pergunta que surge na mente de qualquer jardineiro é se as formigas podem comer mudas jovens de pepino. Uma grande colônia desses insetos pode causar danos significativos:
- eles podem comer brotos novos e sementes germinadas, privando o jardineiro de uma colheita tão esperada;
- os pulgões se reproduzem nas folhas jovens e nos brotos da planta, as larvas e os adultos desse inseto enfraquecem a imunidade dos pepinos, danificam os brotos e espalham a infecção;
- Insetos podem atacar humanos, e picadas de formigas podem causar reações alérgicas em jardineiros.

Uma perigosa combinação de pulgões e formigas
Durante o verão, pulgões e formigas formam comunidades inteiras baseadas no benefício mútuo. As formigas operárias atuam como pastoras, protegendo as colônias de pulgões de joaninhas, besouros e outros insetos. Em troca, elas recebem alimento dos pulgões — o melado. O melado é uma secreção doce.
Os pulgões secretam-nas em gotículas assim que uma formiga os toca com suas antenas. O líquido doce resultante é derivado da seiva da planta. Os adultos se alimentam dela perfurando folhas e caules com suas finas probóscides.
Os pulgões se reproduzem muito rapidamente, então colônias desses insetos podem causar danos significativos aos pepinos, especialmente às plantas jovens.
Em casas de veraneio e estufas, formigas pretas e amarelas formam uma relação simbiótica com pulgões. Elas armazenam melada para o dia seguinte. Os indivíduos que vivem dentro do ninho funcionam como um depósito. Elas nunca saem, e suas plantações servem como reservatório para o líquido açucarado. Para o inverno, os pulgões são trazidos para dentro do formigueiro. Sob proteção, os pulgões se reproduzem rapidamente, causando danos significativos aos pepinos.

Como combater formigas em uma horta de pepino?
O objetivo do controle é reduzir a população de insetos. Será mais eficaz se forem utilizados métodos variados. Além disso, duas pragas precisam ser combatidas: os pulgões e seus hospedeiros.
Métodos mecânicos
Você pode usar uma pá ou uma pá de jardim para combater as formigas. Elas podem ser usadas para destruir as tocas, retirar as pupas, despejá-las em um balde com água e levá-las para fora do jardim. Tenha cuidado ao fazer isso, pois é fácil danificar as raízes do pepino, que estão localizadas na camada superior do solo. Proteja suas mãos com luvas. As formigas podem atacar e picar.
A destruição mecânica do ninho dará bons resultados se for possível destruir a formiga rainha. Toda a vida da colônia de formigas gira em torno dela. Destruir a colônia não a matará, mas interromperá temporariamente seu desenvolvimento. A colônia deve ser desenterrada ao entardecer, após o pôr do sol.

Produtos químicos
Qualquer produto químico para controle de formigas deve ser usado com cautela. O espaço em estufas é limitado. O uso excessivo ou frequente levará ao acúmulo de substâncias tóxicas no solo. Estas inevitavelmente passarão do solo para as frutas. O controle químico de formigas é usado quando há risco real de perda da colheita.
Produtos que contêm diazinon, uma substância com ação de contato intestinal, são eficazes contra esse tipo de inseto.
Após a exposição ao produto, os insetos morrem em 2 a 3 dias. A substância se decompõe em 20 dias. Produtos que contêm diazinona:
- "Tamanduá";
- "O Grande Guerreiro";
- Trovão 2.

Após o pôr do sol, o formigueiro pode ser tratado com um spray aerossol. Diclorvós e Frontline são eficazes contra formigas. Para melhores resultados, não economize nos aerossóis; borrife generosamente nos formigueiros. Repita o procedimento após 2 a 3 dias.
Combinado
A experiência demonstra que os melhores resultados são alcançados com o uso simultâneo de vários métodos de controle de formigas. Cavar os túneis de formigas é um método mecânico de extermínio. Polvilhar o solo com fertilizante seco é um método químico. Superfosfato e ureia são adequados.
Você pode colocar um barril velho (ou panela) na estufa. Forre o fundo com um pano embebido em geleia velha. Quaisquer insetos que se infiltrarem podem ser encharcados com água fervente, e as formigas podem ser retiradas e descartadas. Em vez de fertilizante, as passagens perturbadas podem ser polvilhadas com mostarda em pó ou tratadas com uma infusão:
- água fervente 1 l;
- pó 60 g;
- mistura;
- sair por 3 dias.

Remédios populares para formigas
Qualquer remédio popular para formigas só dará resultados a curto prazo. A estufa precisará ser tratada regularmente para evitar que a colônia volte a crescer. Ao cultivar pepinos, remédios simples ajudarão a manter os insetos afastados.
Água fervente
Água fervente pode matar larvas de formigas, formigas operárias e a rainha. É melhor mexer os túneis das formigas o mais profundamente possível antes de despejar água fervente sobre o solo. Você pode adicionar sal à água.
Outra opção é usar água fervente. Mergulhe uma esponja de cozinha em calda de açúcar e coloque-a entre os pepinos. Mergulhe-a na água fervente assim que os insetos estiverem por toda parte. Você também pode usar um pano.

Solução de sabão e vinagre
Ambos os componentes têm um efeito negativo sobre os insetos. O sabão, quando ingerido pelas formigas, causa desidratação. O vinagre elimina o odor que as operárias usam para localizar seus ninhos. Sabão líquido ou xampu podem ser usados para preparar a mistura:
- água 10 l;
- vinagre de mesa 1 garrafa;
- shampoo 1 frasco;
- óleo vegetal 2 colheres de sopa.
O líquido é pulverizado no solo da estufa, onde os túneis são visíveis. A superfície tratada é coberta com filme plástico por três dias.

Querosene
A substância tem um odor forte e não é utilizada em sua forma pura. Adicione 10 colheres de sopa a um balde de 10 litros de água. Primeiro, os túneis das formigas são destruídos o máximo possível e depois são preenchidos com água e querosene. O solo tratado desta forma é coberto com polietileno.
Ácido bórico
Existem vários usos possíveis. Afeta insetos ao entrar no trato gastrointestinal. O ácido bórico perturba o sistema digestivo, afeta negativamente o sistema nervoso central e torna os insetos machos estéreis.
Receitas de iscas matadoras:
- açúcar 1 colher de sopa, geleia 1 colher de chá, produto 10 g;
- 2 gemas (cozidas), ½ colher de chá de pó, faça bolinhas com a mistura e coloque em locais de circulação de insetos;
- carne crua (carne moída), 1 colher de chá de pó, forme bolas com a massa resultante.

Cinzas
É usado para proteger pepinos de pulgões e, ao mesmo tempo, repelir formigas. As folhas são lavadas com uma infusão de cinzas misturadas com sabão líquido. As cinzas quentes são então polvilhadas sobre os túneis de formigas perturbados. Este método definitivamente não prejudicará os pepinos nem a colheita. As cinzas são um excelente fertilizante, contendo uma riqueza de substâncias benéficas.
Canela
O aroma da canela em pó repele insetos. Você pode polvilhar o tempero no solo sob os pepinos após regá-los e ao longo das bordas da madeira.
Outros meios
O cheiro forte de amônia afasta os insetos da sua casa em 3 dias. Você precisará de um frasco de álcool isopropílico e um pedaço de tecido de algodão. Coloque-o na área do chão onde há mais túneis de formigas.

Despeje o conteúdo do frasco sobre o pano, ou melhor, borrife-o sobre toda a superfície. Cubra o pano com qualquer material denso e hermético. Pode ser uma tábua, um pedaço de plástico ou linóleo. Os insetos desaparecerão em três dias.
Jardineiros experientes os forçam ainda mais facilmente. Eles usam talos e folhas de ruibarbo. Muitas pessoas cultivam esta planta em seus jardins e hortas.
O ruibarbo deve ser cortado em pedaços com uma faca e colocado no habitat das formigas. Após alguns dias, elas deixarão a estufa.
Mostarda em pó será útil. Você pode fazer uma infusão com ela para tratar pepinos e a camada superficial do solo. Também pode ser despejada em formigueiros. Adicione 60 gramas de pó a 1 litro de água fervente. Após três dias, a infusão estará pronta para uso.

Medidas preventivas
Todos os métodos descritos para controle de formigas são eficazes, mas não garantem 100% de erradicação dos insetos em uma estufa. As colônias normalmente contêm 10.000 indivíduos e o mesmo número de ovos e larvas. Após qualquer tratamento, algumas formigas e larvas permanecerão vivas, e o processo de reprodução se repetirá.
Existem medidas preventivas simples que podem reduzir significativamente o risco de formigas aparecerem em uma estufa. Sabendo que esses insetos gostam de fazer ninhos e construir tocas sob tábuas velhas e pedaços de feltro, é importante manter a estufa limpa. Remova quaisquer detritos, especialmente tábuas velhas.
Cavar o solo ajuda a evitar formigas. Isso deve ser feito pelo menos duas vezes por estação: no outono, após a colheita, e na primavera, antes do plantio. Cave profundamente. No outono, cave o solo antes da geada, evitando quebrar torrões para evitar que as larvas congelem. O principal é evitar regularmente a reprodução de insetos. Isso salvará suas plantas. pepinos em uma estufa de doenças.











