- A história da seleção de um híbrido popular
- Prós e contras
- Descrição da variedade Murashka F1
- Características da variedade
- Frutas e rendimento
- Suscetibilidade a doenças e insetos
- Regras para plantio no solo
- Preparando o solo e o material de plantio
- Semeando sementes
- Cultivo de mudas
- Transplante para campo aberto: momento e instruções passo a passo
- Cuidando de uma planta em campo aberto
- Rega
- Beliscando enteados
- Soltar o solo e capinar
- Liga
- Cobertura superior
- Prevenção e tratamento de pragas e doenças
- Colheita e armazenamento
- Avaliações da variedade por jardineiros experientes
O moderno híbrido de pepino Murashka é cultivado em varandas, estufas e hortas. Os pepinos amadurecem cedo. O sabor e a aparência dos pepinos são comercializáveis. São deliciosos frescos e em conserva. Em estufa, Murashka produz frutos até a primeira geada.
A história da seleção de um híbrido popular
O Murashka F1 é um híbrido de primeira geração. O desenvolvimento dele foi conduzido pela divisão de pesquisa da empresa agrícola Gavrish, o Instituto de Pesquisa de Cultivo de Vegetais em Estufa. Em 2003, o pepino Murashka foi adicionado ao Registro Estadual. O instituto de pesquisa continuou a aprimorar suas características.
A Murashka, juntamente com os híbridos de pepino Kurazh, Piknik e Pyzhik de Gavrish, é uma variedade campeã de vendas há cerca de 10 anos. Os melhoristas aprimoraram suas características economicamente importantes. O rendimento, a adaptabilidade, o sabor e a imunidade da Murashka atendem aos requisitos modernos.
Prós e contras
Avaliar as vantagens e desvantagens deste híbrido moderno ajudará você a fazer a escolha certa. Descrição das desvantagens do pepino Murashka:
- baixa resistência ao agente causador do míldio;
- alto risco de apodrecimento (raiz).
Uma característica do híbrido, que não pode ser considerada uma desvantagem direta, é que o rendimento é maior quando os pepinos são cultivados por meio de mudas.

Lista de benefícios do pepino Murashka:
- nenhuma flor estéril;
- maturidade precoce;
- sem amargura;
- resistência ao oídio;
- facilidade de atendimento;
- frutas verdes comerciais.
Descrição da variedade Murashka F1
Murashka é um híbrido, portanto os frutos produzem poucas sementes, tornando-os inadequados para propagação. Esta planta é partenocárpica. As flores são femininas, portanto, o pepino não necessita de insetos polinizadores. Esta variedade é cultivada no solo, em estufas e em apartamentos.

Características da variedade
O caule central do pepino é indeterminado. O número de brotos laterais é moderado; eles são determinados com entrenós curtos. As folhas são de tamanho médio, lisas e verde-claras. Nas axilas, formam-se cachos de 2 a 4 ovários. O tempo de maturação é de 35 dias.
Frutas e rendimento
1 m² rende 11 kg de frutos. Flutuações repentinas nas temperaturas diurnas e noturnas afetam negativamente a produção do pepino Murashka. Características do fruto do pepino Murashka:
- grande-tuberculado;
- espinhoso preto;
- cilíndrico;
- peso 100 g;
- tamanho 4 x 11 cm;
- a cor é verde escuro na base, verde claro na ponta;
- o sabor é adocicado.
As avaliações sobre a qualidade dos frutos do híbrido Murashka são positivas. Eles são usados para todos os tipos de conservas. Os pepinos Murashka são especialmente bons para conservas. Eles são sempre crocantes.

Suscetibilidade a doenças e insetos
Sinais de míldio podem aparecer em arbustos. No estágio inicial, são manchas amareladas e oleosas na superfície externa das folhas. Nos estágios posteriores, as folhas secam, ficam mais claras e se enrolam em tubos.
Os pés de pepino Murashka são suscetíveis à podridão radicular. É fácil reconhecer uma planta doente. Os sinais aparecem na zona radicular:
- o caule é marrom;
- as folhas ficam amarelas, os brotos ficam mais finos.
Regras para plantio no solo
O sucesso da colheita futura depende da qualidade das sementes e do momento do plantio das mudas de pepino. Em climas temperados, a Murashka pode ser semeada no final de março ou na primeira ou segunda dezena de abril. No início de fevereiro, as sementes devem ser transferidas para um saco de gaze e penduradas perto de um aquecedor. O aquecimento (20-25 °C) desinfeta o material de plantio.

Preparando o solo e o material de plantio
Sementes de Murashka com 2 a 3 anos de idade são adequadas para o plantio. Elas apresentam melhor taxa de germinação. Antes do plantio, duas etapas devem ser seguidas:
- desinfecção;
- endurecimento.
Para a desinfecção, prepare uma solução: 1 litro de água quente, a ponta de uma faca de sulfato de cobre, ácido bórico e 1 colher de chá de nitrophoska. Coloque as sementes em um pano de algodão, mergulhe-as na solução e deixe por 12 horas. Enxágue e deixe endurecer por 2 dias na geladeira (0-2 °C). Sementes que passaram por processamento industrial não são submetidas a esses procedimentos.
Para cultivar mudas de pepino, prepare xícaras ou vasos com diâmetro de 12 a 15 cm. A mistura de solo é composta por 1 parte de turfa e 1 parte de terra de jardim. Para cada balde de 10 litros, adicione 2 xícaras de cinzas e ¼ de xícara de superfosfato.

Semeando sementes
O tempo gasto no cultivo de mudas de Murashka é bem aproveitado. Os jardineiros conseguem acelerar o amadurecimento dos pepinos em duas semanas. Os recipientes são preenchidos com substrato, não até a borda, e regados. Duas sementes são colocadas em cada recipiente. Cubra com uma camada de 2 cm de terra. Os recipientes são colocados em uma bandeja e cobertos com filme plástico.
Cultivo de mudas
Até que as mudas emerjam, mantenha a temperatura ambiente entre 26 e 28 °C. Assim que os brotos emergirem, coloque a bandeja em uma janela voltada para o sul. Em dias nublados, forneça iluminação suplementar para as mudas. Reduza a temperatura ambiente para 20 °C.
Os cuidados com as mudas incluem:
- regar com água morna;
- aterro do solo;
- adubação de cobertura na fase de 2 folhas verdadeiras.
O fertilizante líquido é preparado com 1 litro de água e 1 colher de chá de nitroammofoska. Mudas de murashka podem ser alimentadas com "Zdraven Turbo". Este fertilizante complexo acelera o desenvolvimento de um sistema radicular forte no pepino.

Transplante para campo aberto: momento e instruções passo a passo
Uma semana antes do transplante, prepare o canteiro. Cave a uma profundidade de 25 cm. Regue com uma solução quente:
- água - 10 l;
- verbasco líquido - 0,5 l;
- excrementos secos de pássaros - 1 colher de sopa;
- sulfato de cobre - 1 colher de chá.
O canteiro é coberto com um pedaço de celofane. O momento do plantio é determinado pelo clima e pelo aquecimento do solo. No dia do plantio, a temperatura do solo a uma profundidade de 15 a 25 cm não deve cair abaixo de 15 a 20 °C. Na maioria das regiões da Federação Russa, as mudas de Murashka são plantadas no solo no final de maio ou início de junho.
O padrão de plantio para híbridos é o seguinte: 3 mudas por 1 m². O procedimento é o seguinte:
- cavar buracos do tamanho de um copo;
- 2 colheres de chá de fertilizante complexo para pepinos misturado com solo são despejadas no fundo;
- regar os buracos;
- transferir as mudas para o buraco;
- polvilhe com terra;
- regado;
- cobertura morta com húmus.
A muda é plantada na mesma profundidade em que cresceu no recipiente de plantio.

Cuidando de uma planta em campo aberto
Cultivar muitos pepinos crocantes não é fácil. Pepinos são plantas exigentes. Eles exigem cuidados simples, mas adequados.
Rega
É melhor regar os pepinos Murashka pela manhã. Regar tarde da noite pode causar doenças fúngicas. O oídio também é desencadeado por baixas temperaturas e alta umidade à noite.
A temperatura da água utilizada na irrigação afeta a saúde das plantas e a qualidade dos frutos. Água morna e estável (20-25 °C) é considerada boa. Água fria pode causar amargor e deformar os frutos. A frequência da rega depende do clima e da precipitação: se estiver chuvoso, uma vez por semana; se estiver quente e seco, em dias alternados.
O consumo de água depende da fase:
- antes da floração - 4 l/m²;
- durante a floração - 10 l/m², mas com menos frequência;
- durante a frutificação - 10 l/m² de acordo com o cronograma usual.

Beliscando enteados
Os arbustos de pepino Murashka cultivados no solo são treinados. A remoção oportuna dos brotos laterais ajuda a distribuir os nutrientes adequadamente. Durante o estágio inicial, a planta desenvolve um sistema radicular forte, que pode fornecer ao arbusto todos os nutrientes necessários durante a frutificação.
Os enteados são brotos laterais que se formam nas axilas das folhas. No pepino Murashka, eles são removidos de acordo com um procedimento específico:
- nas 4 axilas inferiores, o ovário e o enteado são completamente arrancados;
- no 5º, 6º, 7º, 8º, 9º, a flor (ovário) é deixada, o enteado é arrancado;
- Todos os brotos laterais que crescem acima da 9ª axila são pinçados após a 3ª folha.
O caule central é lançado sobre o topo da treliça. O ponto de crescimento é removido a 1 m do solo.
Soltar o solo e capinar
Soltar a camada superior do solo melhora o acesso de oxigênio às raízes do pepino. Isso é feito no dia seguinte à rega. Os arbustos de Murashka precisam ser amontoados de 3 a 4 vezes por estação. Isso prolonga a frutificação.

Raízes adicionais se formam no caule, melhorando a nutrição da planta. A capina é realizada regularmente. As ervas daninhas roubam nutrientes dos pepinos, tornam-se fontes de infecção e insetos e pioram o microclima na zona radicular.
Liga
O arbusto é amarrado imediatamente após o replantio. Utiliza-se barbante sintético. Uma das duas opções de amarração é:
- arco;
- Nó corrediço.
Cobertura superior
O híbrido Murashka pode ser alimentado semanalmente. Isso garantirá uma colheita bem-sucedida.

Se você não tiver tempo suficiente para isso, você pode se limitar a 3 mamadas adicionais:
- antes da floração do pepino (infusão de verbasco na proporção de 1:10);
- durante a floração (infusão de verbasco na proporção de 1:10 mais superfosfato 2 colheres de sopa por balde);
- durante a frutificação do pepino (com infusão de cinzas).
Para evitar que os ovários caiam, no início da floração, os arbustos de pepino Murashka devem ser pulverizados com a preparação "Ovário" para pepinos.
Prevenção e tratamento de pragas e doenças
Para prevenir doenças, pratique a rotação de culturas e semeie adubo verde no outono (primavera). As seguintes medidas são tomadas para combater as principais doenças do pepino:
- Para evitar o apodrecimento das raízes, o solo é tratado com o medicamento "Trichodermin";
- Para míldio, use Fitosporin-M e Hom.
Colheita e armazenamento
Durante o pico da frutificação, os pepinos são colhidos em dias alternados. Para garantir maior durabilidade, eles são colhidos no início da manhã ou ao entardecer, após o pôr do sol. O caule deve permanecer preso à videira, portanto, os pepinos são aparados com tesoura em vez de colhidos à mão. Armazene os pepinos na geladeira ou em um local fresco e escuro.
Avaliações da variedade por jardineiros experientes
Elena Viktorovna, 53 anos, Região de Samara: "A variedade Murashka é uma das minhas favoritas. É muito confiável. O granizo destruiu todas as videiras. Os arbustos se recuperaram e produziram frutos por muito tempo. Ficamos impressionados com a colheita."
Alina Igorevna, 28, Magnitogorsk: "Testei as sementes de pepino Murashka da Gavrish. Elas estavam pré-tratadas e rosadas, então não as deixei de molho. A taxa de germinação foi de 100%. Transplantei-as para o solo quando desenvolveram a terceira folha verdadeira. Os primeiros ovários se formaram 24 dias após a germinação. Reguei-as diariamente e alimentei-as com uma infusão de esterco de galinha com urtigas. Colhi 4 kg de cada planta. Não as deixei crescer demais, colhendo pepinos de 10 cm. Não havia plantas doentes, e os pepinos estavam saborosos e cheios de caroços. Não havia nenhum amargo. A produção foi decepcionante."
Tatyana Viktorovna, 41, região de Moscou: "Plantei cinco variedades de pepinos (Tesha, Zyatek, Arkhip, Nezhinsky e Murashka). Colhi meus primeiros pepinos da variedade Murashka. Esta variedade foi a primeira a dar frutos. Os pepinos são deliciosos."











