O pepino Serpentine, descrito em livros de referência agrícolas especializados, é um híbrido de maturação precoce. Especialistas consideram o Serpentine a melhor escolha para cultivo nos solos da Rússia Central e da Sibéria. Pepinos deste tipo são consumidos frescos, adicionados a saladas, em conserva e salgados para armazenamento no inverno.
Dados técnicos da cultura
As características e descrição da variedade Serpentine são as seguintes:
- Do momento do plantio das sementes no solo até a colheita completa, leva de 40 a 45 dias.
- A altura dos arbustos híbridos varia de 1,4 a 2,0 m. A planta é bastante vigorosa, com floração do tipo feminina.
- Os pepinos serpentinos têm o formato de cilindros oblongos. Quando cultivados ao ar livre, o comprimento do fruto varia de 9 a 9,5 cm, mas quando cultivados em estufas, aumenta para 120 mm. Os pepinos têm casca fina.
- O peso do fruto oscila entre 70-75 g quando plantado em campo aberto e aumenta para 95 g quando o híbrido é cultivado em estufa.

Avaliações de produtores desta variedade indicam que o híbrido rende até 5 kg de frutos por metro quadrado de canteiro. A planta pode ser cultivada ao ar livre no sul da Rússia. Em climas temperados, recomenda-se estufas de plástico. Na Sibéria e no Extremo Norte, recomenda-se o cultivo de Serpentine em estufas envidraçadas e blocos de estufa.
Após a colheita, os frutos são armazenados em câmara fria por até 30 dias. Podem ser transportados para qualquer distância.
No entanto, o híbrido também tem suas desvantagens. Os agricultores observam que esta variedade é suscetível a diversas doenças comuns em pepinos. Para prevenir essas doenças, são utilizados agentes que matam fungos e bactérias. Fitosporina ou produtos químicos similares são os mais comumente usados. Para eliminar o risco de doenças, o híbrido pode ser pulverizado com uma solução de sulfato de cobre.

Antes de comer, a fruta deve ser bem lavada. O ideal é usar uma escova. Esse procedimento remove os espinhos da superfície da fruta. A planta é quase completamente intolerante a ondas de frio repentinas, então a época para semear as sementes no solo é entre 10 de maio e 10 de junho. Para obter mudas, as sementes são semeadas em caixas com terra antes de 10 de abril. Nas regiões do norte, esse período é estendido em 8 a 10 dias.
Métodos de melhoramento híbrido
Se o jardineiro quiser colher sementes diretamente no solo, recomenda-se tratá-las primeiro com uma solução desinfetante (permanganato de potássio). As sementes devem ficar de molho na solução por até 7 horas. O terreno é preparado no outono. É cavado e misturado com composto. Recomenda-se escolher áreas onde tomates, alface, pimentões ou repolho foram cultivados anteriormente.

Ao plantar as sementes diretamente, o solo deve ser aquecido a 17-18 °C. É aconselhável aumentar a altura do canteiro em 200 mm. Especialistas recomendam cavar o canteiro e cobri-lo com filme plástico por 14 dias para permitir que o solo aqueça completamente. Sulcos de até 30 mm de profundidade são feitos nos canteiros. As sementes são colocadas nesses sulcos junto com o esterco e, em seguida, cobertas com terra. A área é regada generosamente com água morna.
Se o jardineiro decidir propagar o híbrido usando mudas, as sementes desinfetadas são colocadas em caixas separadas. A profundidade de semeadura varia de 15 a 20 mm. Os primeiros brotos aparecem em aproximadamente 6 a 7 dias. Eles são alimentados com esterco e regados com água morna a cada 4 dias. Assim que cada planta tiver de 3 a 4 folhas, elas podem ser transplantadas para seu local permanente. O formato de plantio para os arbustos é de 0,5 x 0,5 ou 0,7 x 0,3 m. Se houver previsão de tempo frio, recomenda-se cobrir as mudas jovens com plástico ou um pano quente.

Cuidando da planta antes da colheita
Solte o solo no máximo uma vez por semana. Esta variedade possui um sistema radicular poderoso, com raízes localizadas em pouca profundidade. Isso garante que a planta receba oxigênio e micronutrientes suficientes. Alguns agricultores tentaram cobrir o solo com cobertura morta, mas isso reduziu a produtividade do híbrido em 10%. Portanto, os especialistas desaconselham o afrouxamento do solo sob os arbustos.
A capina deve ser feita a cada 8 a 10 dias. Isso ajuda a eliminar não apenas as ervas daninhas, mas também algumas pragas de jardim que se desenvolvem nelas e migram para os vegetais. A capina ajuda a eliminar algumas doenças fúngicas que são transmitidas pelas ervas daninhas para outras plantas.

Recomenda-se regar a Serpentine uma vez a cada 5 a 7 dias. É necessária uma quantidade moderada de água morna (aproximadamente 3,5 a 4 litros por metro quadrado). Para irrigação, use água que tenha sido deixada em um barril ao sol. Assim que o híbrido começar a florescer, ajuste o cronograma de rega. Os arbustos são regados uma vez a cada 3 dias. A quantidade de água utilizada aumenta para 10 litros por metro quadrado de canteiro.
A serpentina precisa ser fertilizada de 4 a 5 vezes ao longo da estação de crescimento. Alterne fertilizantes orgânicos e minerais. Adicione uma solução de composto ao solo uma vez por semana. Um balde de fertilizante por metro quadrado de área é suficiente.
Recomenda-se regar os arbustos com uma solução de cinzas e regar uma vez a cada 6 a 7 dias (1 xícara de cinzas por balde de líquido). Essa quantidade é suficiente para um canteiro de 2 metros quadrados. Se, após a frutificação, o agricultor notar que as folhas dos arbustos ficaram ásperas, recomenda-se borrifá-las com uma solução de ureia em água. Isso é obtido diluindo 1 colher de sopa de ureia em 10 litros de água.

Quando pragas de jardim aparecem nas folhas das plantas, elas são destruídas com produtos especializados ou remédios populares. Pulgões são mortos por infusões de tabaco, cebola ou decocções de alho. Uma solução de cinza de madeira e sabão com água pode ser usada para matar essa praga. Ácaros são mortos por produtos químicos ou uma solução de sabão. Para matar nematoides das galhas, remova a camada superior do solo sob os arbustos afetados e, em seguida, substitua-a por solo desinfetado. Especialistas recomendam vaporizar os canteiros ou congelar o solo sob as plantas doentes.











