- Tipos de fertilizantes para pepinos em estufa
- Tipos de fertilizantes orgânicos
- Fertilizantes minerais
- Fertilizantes complexos
- Tipos de fertilização de pepinos em estufa
- Foliar
- Raiz
- Fertilizando pepinos durante a estação de crescimento
- Estágio de preparação de mudas
- Ao pousar
- Durante a floração
- Durante a frutificação
- Como determinar o que falta em uma planta
- Deficiência de potássio
- Deficiência de nitrogênio
- Deficiência de magnésio
- Deficiência de cálcio
- Deficiência de boro
- Deficiência de fósforo
- Deficiência de molibdênio
- Deficiência de ferro
- Deficiência de cobre, zinco e manganês
- Conclusão
Pepinos são vegetais cultivados com mais frequência em jardins ou estufas. Para garantir um crescimento saudável, o solo deve ser adequadamente rico em nutrientes. Portanto, é importante entender as especificidades da fertilização de pepinos em estufa e decidir quando e quais fertilizantes usar.
Tipos de fertilizantes para pepinos em estufa
Antes de plantar pepinos ou tomates em um jardim ou estufa, você precisa se familiarizar com os principais tipos de fertilizantes.
Tipos de fertilizantes orgânicos
Para promover um melhor crescimento das mudas, os especialistas recomendam adicionar fertilizante orgânico ao solo, pois ele contém os nutrientes necessários para os pepinos. Existem vários tipos de fertilizantes orgânicos naturais que são frequentemente usados no cultivo de hortaliças:
- Esterco. O fertilizante mais comum usado no cultivo de todas as hortaliças. Produtores experientes recomendam adicionar esterco apodrecido ao solo pelo menos duas vezes por estação.
- Turfa. Fertilizantes de turfa são recomendados para enriquecer o solo com micronutrientes e aumentar o rendimento das plantas plantadas. A turfa também é usada para reduzir os níveis de nitrato em pepinos.
- Esterco de aves. O esterco de galinha é aplicado no final da primavera, após o plantio das mudas de pepino.

Fertilizantes minerais
Fertilizantes minerais são frequentemente usados na agricultura para o cultivo da maioria dos tipos de vegetais. Os fertilizantes minerais mais eficazes incluem:
- Nitrogênio. Este componente melhora o crescimento das mudas e aumenta a produtividade das culturas. O nitrogênio pode ser usado na forma sólida ou dissolvido em água para criar uma solução nitrogenada. Este componente é adicionado ao solo no outono, antes da lavoura.
- Superfosfato. Para melhorar a frutificação do pepino, o superfosfato é adicionado ao solo. Uma das vantagens deste componente é que ele é adequado para todos os tipos de solo. Ela é usada não apenas para o cultivo de frutas e vegetais, mas também de flores.
- Cálcio. Recomenda-se fertilizar as plantas com compostos que contenham cálcio no outono, durante o período de escavação do solo. O cálcio é usado no cultivo de hortaliças e grãos.

Fertilizantes complexos
Quem planeja cultivar pepinos em regiões áridas deve usar fertilizantes complexos. Esses fertilizantes complexos contêm fósforo, nitrogênio e potássio, essenciais para o crescimento normal das mudas de pepino.
Os fertilizantes complexos comuns incluem:
- Fosfato nitrogenado. Este é um bom fertilizante que contém nitrogênio e fósforo dissolvido. O fosfato nitrogenado é um componente universal adequado para todos os vegetais e tipos de solo.
- Nitrofoska. Um fertilizante feito de nitrofoska é adicionado ao solo 2 a 3 semanas antes da semeadura das sementes de pepino.
- Composto. Para aumentar a produtividade das colheitas, costuma-se usar composto. Ele é feito a partir de resíduos animais ou vegetais.

Tipos de fertilização de pepinos em estufa
Antes Como alimentar pepinos Após o plantio em uma estufa, você precisa se familiarizar com os dois principais tipos de fertilizantes.
Foliar
Ao desenvolver um cronograma de fertilização, é importante incluir fertilizantes foliares. Este método envolve pulverizar os arbustos com nutrientes em vez de regá-los.
Soluções para alimentação foliar de mudas podem ser preparadas manualmente ou adquiridas em lojas especializadas.
As principais vantagens deste método são o consumo reduzido de micronutrientes e o rápido início dos efeitos positivos após a pulverização. As desvantagens incluem o fato de a adubação foliar não poder ser a principal fonte de nutrientes. É utilizado em conjunto com a fertilização radicular.

Existem várias receitas para preparar misturas de fertilizantes altamente eficazes:
- Solução mineral. Para criar sua própria solução rica em componentes minerais, adicione 35 gramas de nitrato de potássio, 15 gramas de superfosfato e 1 grama de manganês a 10 litros de água. Misture bem todos os ingredientes na água e borrife os pepinos com a mistura.
- Ácido bórico. Uma mistura preparada de acordo com esta receita é usada se os arbustos não estiverem crescendo bem. Adicione 55 gramas do ácido e 15 cristais de permanganato de potássio a um litro de água morna. Misture a solução e deixe em infusão por 25 minutos.
Produtos prontos eficazes para o tratamento de mudas incluem produtos como "Epin" e "Zircon". São usados de cinco a seis litros do produto por metro quadrado de canteiros.
Raiz
Quem planta pepinos em estufa deve aplicar uma mistura de fertilizantes para as raízes. Isso ajudará a garantir que os vegetais recebam quantidades suficientes de micronutrientes benéficos.

Para tornar a fertilização mais eficaz, é importante escolher o momento certo. Jardineiros experientes recomendam regar as mudas com fertilizantes minerais ou orgânicos em dias nublados ou após chuvas fortes. Alternar a aplicação de fertilizantes nas raízes e nas folhas ajudará a melhorar a frutificação.
Fertilizando pepinos durante a estação de crescimento
Para criar um cronograma de adição de fertilizantes, você precisa se familiarizar com as nuances da fertilização de vegetais durante diferentes estações de cultivo.
Estágio de preparação de mudas
Ao cultivar mudas, você não precisa alimentá-las, pois elas não precisam de nutrientes adicionais. No entanto, existem certas condições que exigem a fertilização de mudas de pepino. Especialistas recomendam o uso de uma infusão de fertilizante se mudas enfraquecidas pararem de crescer. Nesse caso, use um fertilizante complexo.

Ao pousar
Antes de plantar pepinos em seu jardim, adicione ao solo uma solução contendo ureia, esterco e esterco de galinha. Esses fertilizantes enriquecerão o solo com componentes benéficos, o que ajudará as mudas transplantadas a crescerem melhor.
Muitas pessoas estão interessadas em como alimentar pepinos em uma estufa 2 semanas após o plantio.
Após o plantio, os especialistas recomendam o uso de compostos minerais feitos de sal de potássio, superfosfato, nitrato e diammofoska.
Durante a floração
Durante o período de floração ativa, é importante garantir que as plantas tenham nutrientes suficientes. Caso contrário, todas as plantas começarão a produzir flores estéreis, o que impactará negativamente a produção de pepinos.

Para garantir uma melhor floração, fertilizantes ricos em potássio são adicionados ao solo. Os fertilizantes mais eficazes incluem esterco, esterco bovino e cinzas de madeira.
Durante a frutificação
Quando os primeiros frutos aparecem nos arbustos, eles começam a ser intensamente alimentados. Recomenda-se pesquisar os produtos utilizados para a frutificação com antecedência. Especialistas recomendam o uso de fertilizantes Ideal e Kormilets. Os pepinos também se desenvolverão melhor se você regar os arbustos com uma solução de sulfato de potássio.
Como determinar o que falta em uma planta
Às vezes, um pepino de estufa começa a crescer mal porque lhe falta um ou outro componente.

Deficiência de potássio
A ingestão insuficiente de potássio afeta negativamente o desenvolvimento dos frutos de pepino. É fácil perceber quando as plantas de pepino estão começando a carecer de fertilizante de potássio, pois todos os frutos murcham. Uma solução feita com cinzas de madeira pode ajudar a combater a deficiência de potássio.
Deficiência de nitrogênio
Pessoas que não sabem como cuidar adequadamente de suas plantas de pepino frequentemente sofrem com deficiência de nitrogênio. Se o solo não tiver nitrogênio, todos os pepinos ficam deformados e em forma de gancho. Ao mesmo tempo, as folhas dos arbustos gradualmente ficam amareladas e secam.
Para corrigir a deficiência de nitrogênio, utiliza-se uma solução natural de ervas em vez de produtos químicos que contêm nitrogênio. Ela é preparada com base em uma receita popular: 2 quilos de ervas frescas são deixados de molho em água por duas semanas, após o que a solução resultante é usada para regar os pepinos.

Deficiência de magnésio
A deficiência de magnésio causa manchas claras na folhagem das plantas. Alguns jardineiros não sabem o que fazer quando esse problema ocorre. Recomendam adicionar superfosfato e uma solução à base de levedura.
Deficiência de cálcio
A deficiência de cálcio ocorre quando a cultura foi plantada em solo ácido. Uma colheita ruim e manchas amarelas nas folhas indicam deficiência de cálcio. Quando esses sintomas aparecerem, regue as plantas com uma solução contendo leite e verbasco.

Deficiência de boro
A deficiência de boro é indicada por caules deformados e encurtados. Além disso, devido à falta desse mineral, as folhas dos arbustos ficam amareladas e quebradiças. A primavera é a época mais comum para a ocorrência de deficiência de boro. Para suprir essa deficiência na primavera, uma solução de boro é adicionada ao solo.
Deficiência de fósforo
Pepinos cultivados em estufas de policarbonato frequentemente sofrem de deficiência de fósforo. Isso faz com que uma folha sim, outra não, escureça e murche gradualmente. Iodo e cinzas de madeira podem ajudar a corrigir essa deficiência.

Deficiência de molibdênio
A deficiência de molibdênio afeta negativamente a imunidade das plantas. As folhas também ressecam e se enrolam nas bordas. Para corrigir essa deficiência, utiliza-se ácido bórico e solução de molibdato de amônio.
Deficiência de ferro
A deficiência de ferro ocorre devido aos níveis elevados de nitrogênio no solo. Esse problema pode surgir se a amônia for usada com frequência como fertilizante. Ácido cítrico e sulfato de cobre ajudarão a lidar com a deficiência de ferro.

Deficiência de cobre, zinco e manganês
A deficiência de manganês, zinco e cobre é indicada pelo escurecimento das folhas jovens. Esse problema pode ser resolvido com uma solução de permanganato de potássio, sulfato de cobre e sulfato de zinco.
Conclusão
Os produtores de hortaliças que cultivam pepinos em estufas precisam fertilizá-los com frequência. Antes de fazer isso, eles precisam decidir quando fertilizar as plantas pela primeira vez e quais produtos usar.











