Qualquer muda é sensível a baixas temperaturas, especialmente aquelas que ainda não endureceram. O clima da primavera pode ser imprevisível, com geadas recorrentes comuns. Às vezes, elas podem destruir hortaliças e frutíferas. Se as mudas de pepino congelarem, o que você pode fazer para salvá-las? Afinal, muito tempo e esforço foram investidos no cultivo de mudas, por isso é importante reavivar com habilidade pelo menos a maioria delas para garantir a produção de frutos.
Qual a temperatura que as mudas de pepino podem suportar?
Para garantir que as plantas se desenvolvam ativamente e não corram perigo, é necessário conhecer os limites de temperatura aceitáveis para o cultivo de pepinos.
As taxas mais baixas
As mudas de pepino começam a congelar quando o termômetro cai abaixo de 8 °C. No entanto, o crescimento e o desenvolvimento cessam quando a temperatura cai abaixo de 16–17 °C. A menor geada pode destruir completamente as plantações.
As taxas mais altas
Embora os pepinos sejam uma cultura que gosta de calor, existe uma temperatura máxima além da qual a planta não consegue continuar crescendo. Acredita-se que os pepinos não prosperem em temperaturas entre 32 e 35 °C.

Como saber se seus pés de pepino estão congelados?
Você pode saber se suas mudas de pepino sofreram após uma queda de temperatura durante a noite observando sinais externos característicos:
- a cor da lâmina foliar muda visivelmente, suas bordas se curvam para baixo e ela própria fica mais macia;
- em caso de danos graves, o caule também muda de forma, em alguns casos até ficando coberto por uma fina camada de gelo;
- Quando os pepinos congelam completamente, não apenas a lâmina da folha e o caule congelam, mas também a raiz.
Como conservar mudas congeladas?
As medidas de tratamento para mudas de pepino congeladas são escolhidas com base na gravidade dos danos. Você pode usar técnicas agrícolas conhecidas ou recorrer a produtos especialmente desenvolvidos.

Técnicas agrotécnicas
Para ajudar as plantas a se recuperarem, elas são cobertas nas laterais com caixas de papelão ou baldes (vasos) velhos sem fundo. A parte superior é coberta com filme plástico.Dessa forma, os pepinos ficam protegidos da luz solar direta, que aquece rapidamente as mudas e resseca sua superfície.Esse fenômeno agrava o estresse causado pelo congelamento, resultando na morte das mudas.
As caixas são removidas somente à noite, e no dia seguinte eles determinam quais mudas podem ser salvas posteriormente.
Assim que o sistema radicular começa a congelar, as chances de recuperação são quase nulas. Se os arbustos sobreviverem, não devem ser fertilizados ou alimentados por pelo menos uma semana, exceto com bioestimulantes para recuperação após congelamento.

Preparações e meios para ressuscitação de mudas
Segundo os jardineiros, a melhor maneira de salvar mudas de pepino congeladas é com Epin-Extra. Este estimulante biológico de crescimento não só ajuda a restaurar as mudas, como também fortalece sua função imunológica. Aplique de acordo com as instruções.
Para garantir que os pepinos se recuperem sem reduzir o rendimento, é recomendável usar molho de fermento.
É preparado com 50 gramas de fermento e 5 litros de água morna. Os ingredientes são bem misturados até obter uma mistura homogênea e deixados em local aquecido por 24 horas para fermentar. A solução resultante é então regada nas raízes das mudas, o que promove o rápido crescimento da massa verde e a restauração do sistema radicular.

Maneiras de proteger mudas de pepino da geada
Pepinos não são capazes de suportar baixas temperaturas, então medidas preventivas oportunas ajudarão a salvar as mudas e evitar que elas congelem.Jardineiros experientes monitoram as previsões meteorológicas, comparam-nas com suas próprias observações e tentam não plantar ao ar livre até que a ameaça de uma possível queda na temperatura tenha passado.
Se os pepinos já foram plantados nos canteiros, vale a pena jogar um material de cobertura sobre eles à noite:
- agrofibra;
- material não tecido;
- filme preto.
Outros materiais projetados para miniestufas (como policarbonato) também são adequados. Pode-se espalhar feno leve ou cobertura morta de grama sobre as plantas jovens, ou instalar coberturas de papelão. Essas medidas ajudarão a manter a temperatura ao redor dos pepinos 4 a 5 °C acima da temperatura ambiente.
Para evitar que o gelo se instale no solo, fogueiras ou bombas de fumaça são acesas na área. Uma densa camada de fumaça ajuda a preservar os pepinos durante ondas de frio repentinas.Se possível, você pode construir uma miniestufa construindo uma estrutura baixa e cobrindo-a com filme plástico.










