- Razões para o alongamento das mudas
- Como ajudar plantas enfraquecidas?
- Como transplantar mudas alongadas de pepino?
- Como cultivar mudas de pepino corretamente para que elas não se estiquem?
- Ajustes de iluminação
- Modo de rega
- Condições de temperatura
- Condições apertadas
- Aumentar a quantidade de solo e fertilizar com potássio
No sul, até mesmo as sementes de tomate são frequentemente plantadas diretamente em campo aberto, mas em climas temperados, os frutos podem não amadurecer. Tanto tomates quanto pepinos em climas temperados são cultivados primeiro em vasos, xícaras ou caixas de turfa. Vários fatores influenciam o desenvolvimento das mudas e, se algo não estiver certo, os caules das plantas jovens tornam-se fracos e finos. É difícil para jardineiros inexperientes descobrir o que fazer quando as mudas de pepino ficam compridas. Jardineiros experientes raramente encontram esses problemas.
Razões para o alongamento das mudas
Antes de tomar qualquer decisão, é importante determinar o que está faltando nas mudas. As sementes geralmente são colocadas em recipientes com substrato especial no início de abril. Se as mudas de pepino estiverem esticadas, vale a pena verificar se estão recebendo luz suficiente. Em um ambiente escuro, as folhas ficarão pálidas e a planta desenvolverá um caule longo e fino.
Afeta negativamente as mudas:
- alta temperatura;
- violação de irrigação;
- deficiência ou excesso de microelementos.
As mudas se espalham simultaneamente em condições de pouca luz e em clima quente. Pepinos enfraquecem quando plantados muito próximos uns dos outros. Plantas em recipientes apertados não prosperam porque as raízes crescem para fora em vez de para dentro, rapidamente ficando superlotadas em um recipiente estreito e pequeno.
As mudas sofrem com o excesso de umidade do solo, não toleram muito bem solo ácido e esticam quando grandes quantidades de fertilizantes contendo nitrogênio são aplicadas.

Como ajudar plantas enfraquecidas?
Quando as mudas enfraquecerem e se esticarem para cima, adicione solo seco e quente ao recipiente para cobrir os caules. O solo quente evita a estagnação da umidade e o apodrecimento das raízes. Mas se as mudas de pepino se esticarem, jardineiros iniciantes, é claro, não sabem se elas sempre podem ser plantadas mais profundamente. Primeiro, você precisa descobrir por que as mudas estão enfraquecendo antes de tentar enterrar os caules. É improvável que arbustos jovens prosperem se você adicionar solo ácido a solo ácido.
Às vezes, após a semeadura, as mudas brotam muito densamente, exigindo desbaste. Para isso, desenterre as plantas com cuidado e coloque-as em vasos individuais.
Para ajudar os arbustos que se esticaram em um ambiente escuro e quente a se recuperarem, coloque-os perto de uma janela, instale uma lâmpada fluorescente ou um espelho e reduza a temperatura para 18°C.
Beliscar o broto localizado acima da segunda folha ajuda a retardar o crescimento e evita que as mudas se estiquem.
Fortaleça os arbustos enfraquecidos regando-os com cinzas, que contêm potássio, misturando uma colher da substância com um copo de água.
Como transplantar mudas alongadas de pepino?
Mesmo que as mudas tenham caules finos, elas prosperam quando movidas para um canteiro ou estufa. No entanto, inicialmente, os arbustos jovens são mantidos ao ar livre por até quatro horas por dia, protegidos do sol quente, o que ajuda as mudas alongadas a se adaptarem às novas condições.
Quando a temperatura na estufa atinge 20 °C:
- Cave buracos em intervalos de cerca de 50 cm, deixando uma distância de 0,6 m entre as fileiras.
- O superfosfato é despejado no fundo dos buracos.
- Água com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Os arbustos são retirados do copo junto com o solo.
- O caule longo e fino é ligeiramente torcido, e a raiz da planta é plantada no buraco até as folhas do cotilédone.

Após a conclusão do trabalho, o solo é compactado e os pepinos são inicialmente protegidos do sol, cobertos com plástico. Os botões florais são sempre removidos, caso contrário, as mudas não terão força suficiente para criar raízes. Esses arbustos dão frutos mais tarde, e os frutos demoram mais para amadurecer, mas ainda assim encantam você com sua vegetação.
Muitas vezes os jardineiros, sem saber, Como plantar mudas alongadas de pepinoEles esperam até que os caules se endireitem e as mudas tenham tempo de crescer. Se os arbustos já floresceram, os brotos devem ser removidos, caso contrário, não conseguirão criar raízes. Essas plantas demoram muito para dar frutos, e o número de frutos diminui significativamente.
Evite replantar mudas com flores, pois os ovários frequentemente caem, reduzindo significativamente a produtividade. As plantas jovens são regadas com fermento dissolvido em água e, após uma semana, fertilizadas com ureia ou cinzas, que contêm nitrogênio. Uma segunda aplicação é feita com fertilizante contendo fósforo.
Se você plantar pepinos de pernas longas corretamente e cuidar deles com cuidado, poderá corrigir o erro cometido ao cultivar mudas. As plantas se estabelecerão rapidamente e, em dois meses, produzirão uma excelente colheita.

Como cultivar mudas de pepino corretamente para que elas não se estiquem?
Para garantir a germinação bem-sucedida e o rápido desenvolvimento das mudas, é necessário criar condições ideais, preparar adequadamente o solo com húmus, turfa, areia, terra de jardim ou comprar um substrato rico em nutrientes. Para plantar pepinos, você precisa comprar sementes de alta qualidade.
Sementes após desinfecção em permanganato de potássio:
- brotar colocando em um pano úmido;
- plantadas em copos a uma profundidade de 20 mm;
- regada com água levemente aquecida;
- cubra com filme plástico e deixe em local fresco a 25 °C.
Ajustes de iluminação
Antes de germinar, as mudas precisam principalmente de umidade e calor. Assim que os brotos emergem, eles são movidos para o parapeito de uma janela. Em dias nublados, uma luz de cultivo é adicionada à lateral das mudas. Para evitar que os caules fiquem muito longos, as plantas precisam de boa iluminação.

Modo de rega
Regue as mudas de pepino duas vezes por semana com água morna. Com mais frequência em dias ensolarados, mas tome cuidado para evitar umidade estagnada, que pode causar apodrecimento das raízes. Mesmo plantas jovens e fortes não toleram bem o ar seco; em climas quentes, a umidificação é necessária.
Condições de temperatura
Alguns dias após o plantio das sementes, mova o recipiente para um local fresco. Para garantir o rápido crescimento das mudas, as temperaturas diurnas não devem ultrapassar 22 °C e as noturnas não devem cair abaixo de 15 °C. As mudas são movidas para um terreno aberto ou uma estufa após um mês; é melhor não deixá-las crescer demais.
Condições apertadas
As raízes das mudas se desenvolvem rapidamente e elas começam a ficar sem espaço no recipiente. Muitos jardineiros evitam transplantar pepinos, acreditando que o transplante estressa as plantas, então colocam as sementes diretamente em vasos de turfa ou copos plásticos.

Se as mudas ficarem muito apertadas e esticarem, em vez de sacudir a terra das raízes tenras, encurte-as em um terço e transfira-as para outro recipiente com terra fresca. Se o plantio ficar muito denso e houver pouca luz, aprofunde os caules longos no substrato sem cortá-los, o que estimula a formação de novas raízes. Para acelerar o amadurecimento dos pepinos, Oktyabrina Ganichkina recomenda plantar as mudas no canteiro aos 20 dias de idade e tratar as mudas com estimulantes de crescimento.
Aumentar a quantidade de solo e fertilizar com potássio
Para evitar que as mudas se estiquem, adicione solo seco e quente. Isso ajuda os pepinos a criarem raízes mais rápido e os caules ficam mais grossos e fortes. Quando as mudas desenvolvem duas folhas, elas são alimentadas com fertilizantes contendo potássio. A deficiência desse micronutriente faz com que as plantas fiquem pálidas, se desenvolvam mal e fiquem suscetíveis a doenças.
Ao plantar pepinos em canteiros ou estufas, evite plantá-los muito próximos uns dos outros. Com o tempo, eles começarão a fazer sombra uns aos outros, fazendo com que os brotos se estiquem.











