- Sinais de deficiência ou excesso de minerais
- Fósforo
- Potássio
- Azoto
- Como fertilizar adequadamente mudas e arbustos maduros
- Muda
- Arbusto maduro
- Qual é a diferença entre foliar e raiz?
- Vantagens e desvantagens da alimentação foliar de pepinos
- Uma gama de fertilizantes modernos para pepinos
- Orgânico
- Minerais
- Complexo
- Receitas populares
- Adubo verde
- Excrementos de pássaros
- Estrume
- Casca de cebola
- Levedura
- Cinzas
- Nós fertilizamos com nitrato de cálcio
- Época e tecnologia para alimentação foliar de pepinos
- Em campo aberto
- Na estufa
- As nuances da fertilização das plantas durante a frutificação
- Normas para a concentração de fertilizantes minerais para alimentação foliar de pepinos
- O que fazer em caso de overdose de fertilizante?
- Conclusão
Pepinos são um vegetal popular cultivado por muitos jardineiros. Para colher pepinos mais maduros, você precisará alimentá-los regularmente. Antes da fertilização foliar, você precisa entender como fazê-la corretamente e quais fertilizantes são mais adequados.
Sinais de deficiência ou excesso de minerais
Antes de adicionar fertilizantes ao solo, você precisa estudar os principais sintomas que indicam excesso ou deficiência de nutrientes.
Fósforo
A deficiência de fósforo é fácil de detectar, pois as folhas começam a mudar de cor imediatamente. Os sintomas aparecem primeiro nas folhas inferiores. Gradualmente, as manchas vermelho-púrpura se espalham para as folhas mais jovens nos brotos superiores. Se os fertilizantes superfosfato e fósforo não forem adicionados prontamente, a planta murchará.
O excesso de fósforo também afeta negativamente o desenvolvimento da planta. Primeiro, a cor desbota, seguida pelo enrolamento das folhas.
Potássio
Os sintomas de deficiência de potássio começam a aparecer durante a estação de crescimento. A folhagem fica pálida e adquire uma aparência manchada de verde-azulado. As lâminas foliares se desenvolvem de forma irregular, causando o enrolamento das folhas. Se fertilizantes contendo potássio não forem aplicados ao solo, a folhagem ficará amarela e secará.
O excesso de potássio retarda o crescimento das plantas de pepino e reduz sua produtividade. Os principais sinais de excesso de potássio incluem:
- branqueamento da superfície das lâminas foliares;
- enrolamento e murchamento das folhas.

Azoto
A deficiência de nitrogênio afeta inicialmente as folhas mais velhas dos ramos inferiores. Sua superfície fica coberta de manchas amarelo-alaranjadas, que posteriormente aparecem nos caules superiores e na folhagem jovem. Vegetais com deficiência de nitrogênio sofrem queda prematura das folhas.
Devido ao excesso de fertilizantes nitrogenados, a folhagem escurece e surgem sinais de clorose em sua superfície.
Como fertilizar adequadamente mudas e arbustos maduros
Antes de plantar pepinos em uma estufa ou em campo aberto, você deve se familiarizar com as nuances da fertilização de arbustos de pepino maduros e mudas jovens.
Muda
A primeira fertilização das mudas é feita quando os brotos começam a desenvolver folhas. Este procedimento é realizado pela manhã ou à noite. O fertilizante é adicionado novamente após o surgimento de três folhas nos brotos. A terceira fertilização é feita 2 a 3 semanas após a anterior.

Ao fertilizar mudas jovens, é melhor usar misturas prontas que são vendidas em lojas:
- "Suporte à família." Adicione 20 mililitros da mistura a um balde de dez litros de água morna. Use 400-500 mililitros de soro para cada muda.
- "Barreira". Este produto contém um complexo de componentes minerais essenciais para o crescimento vegetal. Use 100-150 mililitros por planta.
Arbusto maduro
Plantas maduras de pepino precisam ser fertilizadas durante todo o verão. Jardineiros experientes recomendam fertilizá-las pelo menos três vezes para garantir a produção ideal de frutos.
Os pepinos são fertilizados pela primeira vez de 8 a 10 dias após o transplante das mudas para o novo local. A segunda aplicação é feita após o início da floração. A aplicação final de fertilizantes orgânicos e minerais é feita durante a formação e o amadurecimento dos frutos.

Qual é a diferença entre foliar e raiz?
Pessoas que cultivam vegetais de vez em quando sabem que existem dois métodos principais de alimentar as plantas:
- Fertilização radicular. Este é o método mais comum usado por muitos produtores de hortaliças. Envolve a aplicação de misturas de nutrientes nas raízes das plantas para facilitar sua absorção. Na maioria das vezes, a fertilização radicular envolve o uso de misturas líquidas que são então regadas nos arbustos. A lama diluída em água é popular, pois enriquece o solo com minerais.
- Aplicação foliar. Ao utilizar o método foliar, os nutrientes penetram na planta através das folhas, e não através do sistema radicular. A concentração das soluções nutritivas utilizadas na aplicação foliar não deve ser muito alta para evitar danos às folhas.
A principal característica distintiva dos métodos discutidos é o método de aplicação do fertilizante. Na fertilização radicular, a mistura de fertilizante é aplicada sob as raízes, enquanto na fertilização foliar, toda a planta é pulverizada.

Vantagens e desvantagens da alimentação foliar de pepinos
A alimentação foliar tem uma série de vantagens e desvantagens que devem ser consideradas antes de adicionar fertilizantes minerais ou orgânicos.
As vantagens da alimentação foliar de mudas de pepino incluem o seguinte:
- Taxa de absorção de nutrientes. Ao utilizar a fertilização foliar, as plantas absorvem os fertilizantes várias vezes mais rápido do que ao utilizar a fertilização radicular.
- Promove o crescimento das mudas em temperaturas baixas e altas. Pulverizar os arbustos com misturas minerais acelera seu crescimento durante geadas ou secas.
- Estimula o crescimento das folhas. A folhagem tratada com fertilizantes cresce mais vigorosamente, é menos suscetível a ataques de insetos e praticamente livre de clorose.
- Melhora a frutificação. A pulverização promove a formação de novos brotos e ovários, aumentando assim a produtividade.
No entanto, a adubação foliar de hortaliças apresenta algumas desvantagens. A principal é a impossibilidade de utilizar líquidos altamente concentrados.

Uma gama de fertilizantes modernos para pepinos
Existem vários tipos de fertilizantes que são usados no cultivo de vegetais.
Orgânico
A matéria orgânica é usada para melhorar a fertilidade do solo e restaurar sua estrutura. Misturas orgânicas também normalizam as condições do ar e da água e enriquecem a camada superficial do solo com nutrientes. Os fertilizantes orgânicos mais populares incluem esterco, adubo verde, fezes de pássaros, cinzas e húmus.
Minerais
Jardineiros recomendam o uso de misturas minerais para fertilizar o solo com potássio, fósforo e nitrogênio. Esses componentes são essenciais para o crescimento rápido e melhor frutificação das mudas. A deficiência de minerais pode causar a morte dos vegetais.
Os fertilizantes minerais mais eficazes para mudas incluem cianamida cálcica, nitrato de amônio, sulfato de potássio e cloreto de potássio.

Complexo
Fertilizantes complexos são fertilizantes que contêm diversos microelementos. São considerados universais, pois podem ser usados antes do plantio e durante a estação de crescimento.
Receitas populares
Para criar soluções fertilizantes, você precisa se familiarizar com receitas populares para seu preparo.
Adubo verde
Antes de preparar o fertilizante, corte e pique de 8 a 10 kg de grama verde. Em seguida, despeje a grama em um barril de plástico e encha-o com água morna. Leve o recipiente para um local ensolarado para permitir que a mistura fermente. A fermentação deve continuar por pelo menos duas semanas, após as quais a ureia é adicionada à infusão de grama.
Excrementos de pássaros
Alguns jardineiros usam esterco de galinha granulado como fertilizante. Para preparar uma mistura fertilizante eficaz, 100 gramas de grânulos são despejados em 10 a 12 litros de água fervente e deixados em infusão por uma semana e meia. Em seguida, 250 gramas de sulfato ferroso e iodo são adicionados à solução.

Estrume
O esterco bovino é despejado em baldes, coberto com água e deixado de molho por 2 a 3 semanas. Durante esse tempo, o ácido úrico, prejudicial aos vegetais, se dissolve no líquido. Antes de pulverizar as plantas, a solução resultante é misturada com água na proporção de uma parte para dez.
Casca de cebola
Cascas de cebola às vezes são usadas como fertilizante. Para preparar a mistura, despeje de 2 a 3 xícaras de cascas em água fervente. Deixe a mistura em infusão por cinco dias, depois coe e adicione água fria.
Levedura
Às vezes, os produtores de vegetais usam fermento seco para nutrir pepinos. 150-170 gramas de fermento são misturados com 50 gramas de açúcar e 15 litros de água. Após 2 a 3 horas, o fermento é adicionado a um barril de 50 litros de água.
Cinzas
Você pode fazer um fertilizante líquido com cinzas de madeira para pulverizar em arbustos. Para prepará-lo, adicione 200 gramas de cinzas de madeira e amônia a um balde de água.

Nós fertilizamos com nitrato de cálcio
O nitrato é considerado um dos fertilizantes mais benéficos para mudas de pepino. Para criar um fertilizante em spray, adicione 5 gramas de nitrato a 1 a 2 litros de água.
Época e tecnologia para alimentação foliar de pepinos
É recomendável familiarizar-se com a tecnologia de adição de fertilizantes foliares com antecedência.
Em campo aberto
A maioria dos jardineiros planta e cultiva pepinos ao ar livre. A fertilização começa no final da primavera, quando as mudas são transplantadas para o jardim. Após o transplante, as mudas ficam mais fracas, então a nitrophoska é adicionada ao solo a uma taxa de 40 gramas por metro quadrado. As plantas são então pulverizadas com Aquarin ou Universal.
A cada duas semanas as plantas são pulverizadas com misturas feitas de esterco, verbasco ou cinzas. Os arbustos são tratados no início da manhã ou após o pôr do sol.

Na estufa
Uma estufa de policarbonato é outro local comum para o cultivo de hortaliças. As plantas de estufa carecem de componentes minerais, então mais superfosfato, nitrato de amônio e cloreto de potássio são adicionados ao solo.
As nuances da fertilização das plantas durante a frutificação
Durante o período de amadurecimento ativo da cultura, as mudas requerem uma grande quantidade de micronutrientes. Para acelerar o amadurecimento da colheita, os jardineiros recomendam adicionar ácido bórico e fertilizantes orgânicos ao solo. Ureia, verbasco com cinzas e nitrato de potássio também são usados para melhorar a frutificação.
Normas para a concentração de fertilizantes minerais para alimentação foliar de pepinos
Ao utilizar fertilizantes minerais, siga a dosagem e a concentração recomendadas. As misturas de fertilizantes devem ser utilizadas com concentração não superior a 0,5-1%. O uso de soluções concentradas causará queimaduras foliares e reduzirá a produtividade.

O que fazer em caso de overdose de fertilizante?
Às vezes, os jardineiros fertilizam seus vegetais com muita frequência, fazendo com que as plantas apresentem sintomas de excesso de fertilizante. A folhagem fica coberta de manchas amareladas ou avermelhadas, e as plantas param de produzir frutos e secam gradualmente. Durante os períodos de fertilização excessiva, as plantas param de receber fertilizante.
Conclusão
Quem planeja cultivar pepinos deve se familiarizar com as especificidades da fertilização do vegetal. É recomendável entender o momento e os métodos básicos de aplicação do fertilizante.











