Uma descrição detalhada das 25 melhores variedades de nabo para terrenos abertos e estufas

Os nabos eram amplamente cultivados e consumidos em todo o país até a introdução da batata vinda da América. Foi a batata que desbancou a popular raiz vegetal não apenas das cozinhas, mas também das hortas. Hoje, variedades saudáveis ​​de nabo ainda são cultivadas por jardineiros e agricultores, mas a quantidade plantada é apenas uma fração do que era antigamente.

Características gerais e descrição dos nabos

Os nabos tornaram-se conhecidos como a "raiz mágica" devido ao seu alto teor de micro e macronutrientes essenciais, além de vitaminas. Muitas obras-primas culinárias são preparadas com eles, incluindo cozimento, conserva e até mesmo marinada. O nabo é amplamente utilizado em dietas e nutrição terapêutica.

A raiz vegetal requer poucos cuidados ou atenção. No primeiro ano, forma uma roseta de folhas e uma raiz vegetal e, no segundo, produz sementes. Os melhoristas desenvolveram variedades precoces, tardias e intermediárias, que se distinguem por seu rendimento, prazo de validade e resistência a baixas temperaturas.

Variedades populares da planta

Ao longo de um longo período de cultivo, os jardineiros identificaram as melhores variedades de nabo que são dignas de um lugar nos canteiros do jardim e têm um grande suprimento de nutrientes.

Avó

O nabo Babka é adequado para cultivo em praticamente qualquer tipo de solo. Possui um curto período de crescimento e alta produtividade. O fruto tem sabor adocicado e polpa dourada. É adequado para processamento e consumo in natura, além de ser fácil de armazenar.

avó nabo

Noite Branca

Este nabo de meia estação foi desenvolvido na República Tcheca. Sua polpa branca tem um sabor que lembra o do rabanete. Cada raiz pode pesar até 500 g.

Branca de Neve

Uma variedade japonesa com maturação precoce. A polpa branca é adequada para consumo fresco, processamento e cozimento. Os nabos crescem bem em sombra parcial e até mesmo na sombra, e têm boa tolerância ao frio.

Bola branca

Esta variedade de meia estação se distingue pelo fato de seus frutos serem completamente livres de amargor. Até as folhas, ricas em ácido ascórbico, são usadas para fins culinários. O peso do vegetal não excede 500 g.

Bola branca

Neta

O nabo Vnuchka amadurece 60 dias após a germinação. É adequado para consumo fresco. Durante o inverno, recomenda-se armazenar a colheita em uma adega.

Gueixa

As propriedades benéficas dos frutos desta variedade são inegáveis, mas não podem ser preservadas durante o inverno. Os nabos são adequados exclusivamente para consumo fresco. São tolerantes à sombra e ao frio, com raízes que atingem um peso máximo de 0,2 kg.

Glasha

Os frutos de Glasha pesam no máximo 0,1 kg. A colheita amadurece em 45 dias. A polpa é doce, saborosa e completamente isenta de amargor. O nabo é adequado para consumo fresco e para todos os tipos de processamento, conservando-se bem durante o inverno.

Nabo Glasha

Bola de Ouro

A variedade deve seu nome à sua casca amarelo-dourada. Amadurece de meia a meia-precoce, com uma única raiz pesando no máximo 0,4 kg. Possui um miolo suculento e sabor adocicado.

Gribovskaya

Esta variedade de nabo amadurece em dois meses. As raízes são grandes e apresentam uma borda roxa ao redor da roseta foliar. O sabor é excelente. A planta é resistente ao frio e a colheita se conserva bem durante o inverno.

Vovô

Os nabos amadurecem em até 50 dias após a germinação. São ricos em vitaminas e minerais. São adequados para consumo fresco, conservas e cozimento.

Nabo do avô

Dunyasha

Devido ao seu alto teor de vitaminas e micronutrientes, esta variedade é utilizada na alimentação animal. A maturidade técnica ocorre 70 dias após a germinação. Cada nabo pesa no máximo 0,2 kg. A planta é tolerante à sombra e ao frio. Os frutos são doces e não ásperos.

Açúcar queimado

Uma característica marcante é o formato alongado do fruto. Amadurece cedo. As raízes são de boa qualidade, ricas em nutrientes. A polpa é saborosa e crocante. A colheita é adequada para armazenamento a longo prazo.

Bola de Ouro

A variedade recebe esse nome devido à cor dourada de suas raízes. Seu sabor é delicado e levemente adocicado. Amadurece no meio da estação. É amplamente utilizada na medicina tradicional.

Bola de Ouro

Cometa

O fruto é alongado e engrossado na base. As raízes variam em tamanho, peso e sabor. O peso máximo de um nabo é de 120 g. A colheita ocorre 80 dias após a germinação.

Enfermeira

Esta variedade de meia estação é capaz de produzir uma colheita três meses após a germinação. A raiz pesa até 0,25 g e possui alto teor de vitaminas.

Os nabos são adequados não apenas para consumo fresco, mas também para todos os tipos de processamento e preparação culinária.

Lua

Uma variedade resistente ao frio, adequada para armazenamento a longo prazo e consumo fresco. O período de maturação é de 80 dias a partir da germinação. Os frutos são pequenos, uniformes em tamanho e formato. O sabor é excelente.

Nabo da lua

Maio amarelo

Esta variedade é considerada de maturação precoce. Leva 75 dias da germinação à colheita. Este nabo tem um miolo amarelo-vivo e um sabor delicado e doce.

rosa milanês

Uma descrição detalhada desta variedade promete altos rendimentos e amadurecimento rápido. A planta apresenta maior resistência a doenças e pragas, bem como a baixas temperaturas.

Os nabos precisam de muita rega. e iluminação, cresce bem mesmo em solo pobre.

Órbita

Esta raiz vegetal tem formato esférico e regular. A colheita leva quatro meses para amadurecer. Um único nabo pesa até 0,5 kg. O lento processo de amadurecimento é compensado pelo seu excelente sabor e pela sua aptidão para armazenamento a longo prazo.

Nabo Orbita

Petrovskaya 1

Uma das variedades mais antigas cultivadas em nosso país, a colheita amadurece 60 dias após a germinação. Os nabos são usados ​​para armazenamento no inverno e apresentam excelente sabor, versatilidade e alto rendimento.

tamanho russo

Esta variedade de nabo corresponde melhor às descrições dadas nos contos populares russos. Os vegetais de raiz ganham peso até 2 kg, preservando todo o sabor e propriedades benéficas do vegetal. O sabor é intenso, a polpa não é dura.

Donzela de Neve

Uma variedade de salada de maturação precoce. A colheita não é adequada para armazenamento a longo prazo, o que constitui sua principal desvantagem. As sementes podem ser semeadas diversas vezes, de abril a julho. A planta também é adequada para cultivo em ambientes internos.

nabo Donzela da Neve

Globo de neve

Nabo de meia estação, com raízes que chegam a pesar 0,5 kg. O vegetal é completamente isento de amargor e as folhas contêm grandes reservas de ácido ascórbico, o que torna essa parte da planta também amplamente utilizada na culinária.

Bola de neve

Variedade de maturação precoce, com raízes que pesam entre 0,09 e 0,2 kg. Possui excelente sabor. A colheita é adequada para armazenamento a longo prazo e versátil em seus usos.

Tóquio

Esta variedade é um tanto incomum para agricultores domésticos. É uma planta frondosa com uma roseta robusta. A folhagem é muito suculenta, com uma acidez característica. É onde se concentra a maior parte das vitaminas e microelementos benéficos. Os nabos adoram umidade e são resistentes ao frio.

Nabo de Tóquio

Gavrish

A planta é tolerante à sombra, resistente ao frio e não floresce facilmente. As raízes pesam até 0,2 kg. São possíveis várias etapas de semeadura. A colheita é versátil e adequada para armazenamento.

Qual variedade escolher para diferentes regiões?

Ao escolher nabos para cultivo em campo aberto, é importante considerar o clima da sua região e as necessidades de cultivo da sua variedade preferida. As épocas de semeadura recomendadas devem ser ajustadas de acordo com as condições climáticas. As raízes diferem não apenas no sabor e na aparência, mas também na resistência ao frio, na tolerância à sombra e nas necessidades de umidade.

Para os Urais e a Sibéria

O clima frio da Sibéria e dos Urais limita a escolha de variedades de plantas pelos jardineiros. No entanto, os nabos adaptam-se facilmente a essas condições e produzem excelentes colheitas.

nabos em uma cesta

Variedades recomendadas para esta região são:

  • Petrovskaya 1;
  • Açúcar queimado;
  • Ruiva branca milanesa.

Nos Urais e na Sibéria, é altamente recomendável não cultivar variedades precoces. As únicas exceções são variedades que não são sensíveis a baixas temperaturas.

Para a região de Moscou

As condições climáticas da região de Moscou não agradam aos jardineiros com bom tempo. Chuvas frequentes e intensas e temperaturas baixas não agradam a todas as plantas de jardim. Mas os nabos toleram esses inconvenientes melhor do que as batatas importadas, sem sacrificar a quantidade e a qualidade da colheita. As seguintes variedades são preferidas para esta região:

  • Donzela de Neve;
  • Petrovskaya 1;
  • Milanesa Ruiva Branca;
  • Aniversário 85.

muitos nabos

Essas variedades são conhecidas pelos jardineiros há muito tempo e produzem rendimentos estáveis ​​de raízes com altas qualidades comerciais.

Para outras regiões

Em outras regiões do nosso país com climas únicos, recomenda-se escolher variedades que tenham passado por testes de variedade e sejam caracterizadas pela tolerância à seca e ao frio. Elas também devem produzir em solos pobres e apresentar boa resistência a pragas. É melhor escolher variedades de origem nacional.

Selecionando uma variedade com base em outros critérios

Ao escolher sementes de nabo para seu próprio jardim, os jardineiros prestam atenção não apenas às especificidades da tecnologia agrícola, mas também ao sabor, à aparência, à capacidade de preservar a colheita e ao tamanho das raízes.

muitos nabos

Variedades doces

Os nabos doces são um alimento básico em inúmeras dietas para perda de peso. São de fácil digestão e não contribuem para o ganho de peso. Este vegetal não é apenas saudável, mas também delicioso. As seguintes variedades apresentam as seguintes propriedades:

  • Bola de ouro;
  • Branca de Neve;
  • Bola branca.

Frutífero

Variedades de nabo com rendimentos estáveis ​​e altos são frequentemente preferidas por agricultores profissionais. Essas plantas são caracterizadas por sua resistência a mudanças de temperatura e são menos suscetíveis a doenças. Os vegetais de raiz têm um sabor característico. As melhores variedades incluem:

  • Donzela de Neve;
  • Açúcar queimado;
  • Avó;
  • Tóquio;
  • Petrovskaya 1.

nabo maduro

De frutos grandes

Estas variedades de nabo produzem raízes grandes e coloridas, adequadas para armazenamento. Os frutos são ricos em vitaminas e micronutrientes e têm um sabor excelente. As seguintes variedades de frutos grandes são populares:

  • Tamanho russo;
  • Noite Branca;
  • Bola de Ouro;
  • Bola de neve.

Maturação precoce

As variedades precoces não só permitem uma colheita rápida, como também permitem a semeadura em várias etapas, colhendo as raízes várias vezes por estação. Essas variedades são consideradas as mais populares entre os jardineiros, embora não sejam adequadas para armazenamento. As melhores nesta classificação são:

  • Gueixa;
  • Rosa milanesa;
  • Avô;
  • Glasha;
  • Maio amarelo;
  • Neta.

Nabo de Tóquio

Meia temporada

Os nabos, com seu amadurecimento no meio da estação, produzem raízes que se caracterizam não apenas pelo excelente sabor, mas também pela capacidade de serem armazenados por longos períodos em adegas ou porões. Os seguintes são amplamente utilizados:

  • Dunyasha;
  • Lua;
  • Enfermeira;
  • Gribovskaya.

Tarde

As variedades de nabo de maturação tardia são aquelas que amadurecem por um período superior a três meses. A colheita é preservada durante todo o inverno, e o sabor não é menos impressionante do que o das variedades de maturação precoce. As melhores variedades de maturação tardia são:

  • Cometa;
  • Órbita.

muitos nabos

Variedades com coloração de raiz incomum

Para os apreciadores de nabos exóticos, foram desenvolvidas variedades de nabos com uma variedade de cores de frutos, como o roxo. Um exemplo marcante disso é a variedade Gribovskaya Mestnaya. Alguns jardineiros acham a raiz amarela padrão sem graça, então os cultivadores introduziram uma variedade interessante: nabos roxos com pontas brancas. Seu sabor não é muito diferente da variedade clássica, mas um leve toque picante se desenvolve em direção ao centro.

Há também variedades com casca branca, amarela, avermelhada e até preta.

Para estufas

Os nabos são cultivados não apenas ao ar livre, mas também em estufas. Plantas de maturação precoce são geralmente preferidas para esse fim. As variedades recomendadas para cultivo em estufa incluem:

  • Atlântico;
  • Cartilha;
  • Bola de neve;
  • Cruz de Tóquio;
  • Donzela de Neve.

Nabo de Tóquio

Para armazenamento de inverno

Nem todas as variedades de nabo cultivadas na horta sobrevivem à estação fria. Algumas são usadas apenas para saladas frescas e não mantêm sua comercialização ou sabor por muito tempo. Variedades adequadas para armazenamento no inverno incluem:

  • Açúcar queimado;
  • Petrovskaya 1;
  • Bola de neve;
  • Glasha;
  • Lua;
  • Gribovskaya;
  • Órbita.

Dentre tanta variedade, cada jardineiro poderá escolher uma espécie adequada.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata