A fisalis, assim como outras plantas solanáceas, foi trazida para a Europa durante a descoberta da América. Tomates e batatas são plantados em jardins e cultivados em larga escala nos campos. Um membro menos conhecido da família, a fisalis é fácil de cuidar; pode ser cultivada a partir de sementes em ambientes internos.
Na natureza, esta planta perene se reproduz espontaneamente e agora é cultivada em países da América Latina. Seus frutos são ricos em pectina e têm um aroma frutado que lembra morango e abacaxi.
Escolhendo uma variedade de Physalis para cultivar em casa
Esta erva perene de base lenhosa não possui apenas uma variedade, mas várias. Buquês de inverno únicos podem ser criados com a physalis ornamental, que se desenvolve bem em qualquer solo e tolera flutuações de temperatura. Suas flores alaranjadas em formato de lanterna ficam deslumbrantes em canteiros.
Variedades de vegetais são plantadas não apenas para decorar varandas ou jardins, mas também por seus frutos. São usadas para fazer geleias e picles, como os tomates.
A physalis-berry é suscetível à geada e requer cuidados mais cuidadosos do que outras variedades. Seus frutos aromáticos pesam menos de 4 gramas, mas têm um sabor maravilhoso.

Para decorar um peitoril de janela ou varanda e colher uma safra ao mesmo tempo, é melhor plantar uma physalis vegetal:
- O regulus é cultivado para produzir frutos, que são usados para fazer caviar, frutas cristalizadas e geleias.
- A variedade abacaxi encanta com frutas doces que amadurecem rapidamente e têm aroma frutado.
- Os arbustos miniatura de morango physalis produzem frutos amarelos brilhantes que são comidos crus.
- Os doces vegetais são adequados para conservas e se distinguem pelas grandes bagas carnudas que pesam cerca de 50 gramas.
As variedades de physalis Moscou, Konditersky ou Gribovsky se desenvolvem melhor em ambientes internos. No entanto, é importante lembrar que essas plantas precisam de bastante luz.
Preparando-se para o pouso
Esta planta exótica encontra facilmente um lugar não só em uma casa particular, mas também em um apartamento. Pode ser cultivada no parapeito de uma janela voltada para o sul, em uma varanda envidraçada ou em uma varanda isolada. Para ambientes internos, as mudas são mais adequadas. Primeiro, semeie as sementes em bandejas; assim que as plantas crescerem, transplante as mais fortes para vasos individuais com cerca de 20 cm de diâmetro.
Datas de plantio
Para cultivar physalis em uma varanda ou loggia, semeie já em março. As sementes são plantadas a 1 ou 2 cm de profundidade no solo, bem umedecidas com água morna e cobertas com filme plástico. Coloque as mudas em uma janela voltada para o sul. Quando duas folhas aparecerem, coloque as mudas em vasos individuais, cujos fundos são previamente preenchidos com uma camada de drenagem.

Requisitos do solo
Embora a physalis prospere em qualquer solo, independentemente do tipo, tanto no jardim quanto na natureza, ao cultivar ervas com flores em ambientes fechados, misture:
- 2 partes de turfa;
- um de cada tipo de turfa e húmus;
- ½ areia.
Para reduzir a acidez, adicione um pouco de cinzas. Para matar esporos de fungos ou micróbios, vaporize o solo por pelo menos uma hora.
Rejeição de sementes
Antes da semeadura, o material de plantio é calibrado por imersão em uma solução morna feita com um litro de água e uma colher de sal. Após cerca de 10 minutos, as sementes vazias de physalis sobem à superfície. As que permanecem no fundo são lavadas e desinfetadas com permanganato de potássio. Para melhorar a germinação, deixe as sementes de molho em água por cerca de 12 horas com uma gota de Epin.
Cuidando da physalis em casa
A terra natal desta planta exótica é a América Central, onde desfruta de bastante sol e calor. Durante os curtos dias da primavera, as sementes recebem luz adicional durante o plantio. Os brotos emergentes são inicialmente protegidos do sol. Plantas jovens requerem cuidados mais cuidadosos do que plantas maduras de solanáceas:
- Umedeça o solo diariamente.
- Alimente a cada 2 semanas, alternando composições minerais com matéria orgânica.
- Os enteados são arrancados.
A Physalis não precisa de suporte. Com os devidos cuidados e tratamento de sementes, ela é livre de doenças e, quando cultivada em ambientes internos, não é suscetível a pragas.

Colheita
O fruto desta família de solanáceas está contido em uma casca que lembra uma lanterna de papel chinesa. Consiste em sépalas fundidas. Quando essas pétalas vibrantes começam a secar e perder sua tonalidade rica, é hora de colher os frutos.
Em casa, os frutos amadurecem de forma mais uniforme do que no jardim, onde apodrecem por causa da chuva e são comidos pelas lagartas.
A Physalis durará mais se você colher frutas ligeiramente verdes, que são ricas em:
- fibras e glicosídeos;
- fósforo e zinco;
- ferro e cálcio.
Comer a fruta fortalece o esmalte dos dentes, melhora a digestão, aumenta a imunidade e limpa o corpo de toxinas. As frutas vermelhas podem ser consumidas frescas ou usadas para fazer conservas e geleias.












Para um bom crescimento é aconselhável usar BioGrowEste produto é um bioativador do crescimento vegetal. Gostei e os resultados são evidentes, então tenho muitos motivos para recomendá-lo.