Cultivo e cuidado do ruibarbo em campo aberto, como plantar e propagar

Muitos jardineiros plantam ruibarbo ativamente em seus jardins. Para garantir pecíolos grandes e saborosos, é necessária uma abordagem abrangente para o cultivo e cuidado do ruibarbo.

Informações gerais sobre a planta

O ruibarbo é uma planta herbácea perene com raízes desenvolvidas e folhas grandes e carnudas que crescem em pecíolos fortes. Escolhendo a variedade certa e seguindo as práticas de cultivo adequadas, você pode cultivar ruibarbo com pecíolos de até 1 kg.

Se a cultura for cultivada a partir de sementes, a primeira colheita amadurece depois de um ano. As variedades precoces começam a dar pecíolos após 2 anos, e as variedades tardias após 3-4 anos.O tempo exato de maturação depende das características varietais e das condições ambientais.

As melhores variedades

Ao escolher uma variedade para cultivar, é recomendável revisar a classificação das melhores variedades. As variedades comuns produzem pecíolos grandes com um sabor requintado.

Altaico

Na natureza, o ruibarbo de Altai cresce em penhascos e encostas rochosas. As plantas atingem de 1,5 a 2 metros de altura. As folhas são grandes, arredondadas, com pecíolos carnudos e suculentos. Após 2 a 3 anos de crescimento, formam-se inflorescências em forma de espiga ou paniculadas.

colheita de ruibarbo

Tangut

O ruibarbo (Rheum tangutica) é uma planta grande da família do trigo-sarraceno que produz raízes poderosas. Durante o primeiro ano de vida, desenvolve-se uma raiz fusiforme e, com o desenvolvimento, forma-se um rizoma amplo com várias raízes carnudas.

Ordinário

Esta variedade cresce até 2 m de altura, tem uma tonalidade avermelhada e pecíolos estriados. As folhas formam uma roseta na base do caule. As folhas em formato de coração atingem 80 cm de diâmetro.

Wittrock

Ao contrário de outras espécies, o ruibarbo de Wittrock forma pequenos arbustos. As folhas são ovoides-triangulares, com no máximo 0,5 m de comprimento e 0,4 m de largura. A superfície dos pecíolos curtos é pubescente. As inflorescências são paniculadas e consistem em várias flores rosadas ou brancas.

crescimento e cuidado

Palmado

Esta variedade palmada é caracterizada por raízes grandes e um caule estriado com uma cor vermelha distinta. Com os devidos cuidados, as plantas podem atingir 2 metros de altura. A roseta basal consiste em 5 a 7 folhas grandes em formato de coração.

Medicamento

Esta variedade medicinal é originária do Tibete. As plantas atingem aproximadamente 2,5 metros de altura e produzem folhas grandes e verde-vivo. Os pecíolos atingem 1 metro de comprimento. Uma panícula de flores compactas se forma no pedúnculo.

Nobre

Na natureza, o ruibarbo nobre cresce nas montanhas. As plantas atingem cerca de 2 metros de altura. As rosetas consistem em folhas nuas e ovóides. As inflorescências paniculadas são verde-amareladas e se formam em uma roseta plana de folhas.

ruibarbo nobre

Quando plantar e métodos de cultivo

O ruibarbo pode ser plantado por meio de mudas ou sementes, semeando-as diretamente no solo. No primeiro caso, as sementes são colocadas em recipientes próprios para mudas no início de abril. No caso do plantio no solo, as sementes podem ser semeadas no final de fevereiro ou início de março, graças à sua resistência à geada.

As complexidades do cultivo do ruibarbo

Para garantir uma boa colheita e evitar problemas comuns, siga práticas agrícolas básicas. Inspecione suas plantas regularmente para detectar pragas ou sinais de danos à plantação.

as complexidades do cultivo de ruibarbo

Preparando sementes para semeadura

O preparo do material de plantio começa 4 a 5 dias antes da semeadura. As sementes são colocadas em um recipiente separado, cobertas com água morna e deixadas por 10 dias para inchar. Após esse período, as sementes são embebidas em uma solução de permanganato de potássio por uma hora para desinfetá-las. Em seguida, o material de plantio é colocado sobre um pano úmido e deixado lá até que as sementes comecem a brotar.

Semeadura para mudas

Para cultivar usando mudas, prepare um pequeno recipiente e preencha-o com uma mistura de solo comum, superfosfato e fertilizante de potássio. A mistura de solo e fertilizante promove o desenvolvimento acelerado das sementes. Para plantar as sementes, faça sulcos de 35 a 40 cm de profundidade. Em seguida, semeie as mudas e cubra-as com uma fina camada de solo. Compacte a camada superior de solo e regue.

plantando mudas

Semeadura em campo aberto

Graças à sua resistência à geada, o ruibarbo pode ser plantado diretamente em terreno aberto. Prefere solo úmido com alto teor de húmus e pH 4,5. A planta prospera tanto em pleno sol quanto em sombra. O canteiro deve ser cavado e o húmus adicionado alguns meses antes do plantio.

Especificidades do cuidado com as culturas

A manutenção cuidadosa do ruibarbo é fundamental para o desenvolvimento adequado e uma boa colheita. Esse cuidado é necessário desde a semeadura até a colheita dos talos.

A conformidade com a tecnologia agrícola é necessária independentemente do método escolhido para o cultivo do ruibarbo.

cuidados com ruibarbo

Afrouxamento e capina

Durante a estação de crescimento, o solo entre as fileiras é revolvido de 2 a 3 vezes. À medida que a cultura se desenvolve, a frequência de revolvimento pode ser reduzida para 1 a 2 vezes por estação. Recomenda-se capinar periodicamente, à medida que as ervas daninhas crescem.

Regras de rega

O ruibarbo é regado quatro vezes durante a estação de crescimento. A necessidade de água por metro quadrado de solo é de 25 a 35 litros. A umidade adequada do solo promove a formação de pecíolos longos e carnudos.

Como aplicar fertilizantes

Fertilizar o ruibarbo duas vezes por estação é suficiente. Para a primeira aplicação, use 15-20 g de nitrato de amônio e 20-25 g de superfosfato. Para a segunda aplicação, use superfosfato e sal de potássio. As plantas também podem ser alimentadas com uma solução de verbasco ou esterco de galinha.

arbusto de ruibarbo

Como aparar corretamente

Para obter altos rendimentos, é importante podar prontamente os caules-mãe da planta, o que pode retardar seu desenvolvimento. Os caules florais são podados imediatamente após a floração.

Invernada

Durante o verão, as plantas são rejuvenescidas pela remoção de folhas e pecíolos, deixando algumas folhas para nutrir o ruibarbo. No início do outono, os arbustos adquirem folhagem, dois terços da qual são deixados em preparação para o inverno. Antes das primeiras geadas, os arbustos são cobertos com folhas caídas ou polvilhados com terra seca. Essas condições proporcionam proteção adicional contra geadas. Com o início do outono, a cobertura é removida para permitir que as plantas continuem se desenvolvendo livremente.

Controle de pragas e doenças

Ataques de pragas ou doenças podem fazer com que o ruibarbo cresça mal e murche. Para se proteger contra essas influências externas negativas, as plantas devem ser tratadas com preparações especiais.

controle de pragas

Doenças do ruibarbo

Apesar da resistência das plantas a doenças, a falta de cuidados adequados pode desencadear o desenvolvimento de infecções. Além disso, o clima desfavorável costuma ser a causa de doenças.

Ramularíase

Ramulária é uma doença comum. Os sinais característicos da ramulária incluem:

  • o aparecimento de manchas acastanhadas nas folhas;
  • rachaduras nas lâminas das folhas;
  • formação de placa na parte verde da planta.

A doença progride em áreas densamente povoadas. Para preveni-la, limpe a área de restos vegetais e trate-a com calda bordalesa.

arbustos no jardim

Oídio

O oídio pode ser detectado pela presença de uma camada branca nas folhas, que escurece com o tempo. A doença se desenvolve ativamente com o início do clima mais quente. As partes afetadas da planta param de crescer e, sem tratamento protetor, morrem. Biofungicidas como Gamair, Planriz e seus análogos são usados ​​para combater o oídio.

Ferrugem

A ferrugem do ruibarbo é uma infecção fúngica. As plantas afetadas apresentam crescimento atrofiado e fluxo de nutrientes prejudicado. As folhas afetadas por crescimentos enferrujados devem ser cortadas e as plantas devem ser pulverizadas com um fungicida.

Ascocitose

A queima da ascoquita causa a formação de manchas escuras e alongadas nas lâminas foliares. Os tecidos ao redor das manchas racham e ressecam. O tratamento com uma solução de calda bordalesa a 1% ajuda a combater a queima da ascoquita.

ascocitose

Pragas do ruibarbo

Pragas podem roer plantas e deixar larvas para trás. Tratamentos com inseticidas são usados ​​para eliminar os insetos.

Ovos de coruja

Os ovos da lagarta-cortadeira passam o inverno perto das plantas e, com a chegada da primavera, as lagartas eclodem deles e se alimentam dos pecíolos. Sem controle, uma parcela significativa da colheita é perdida.

Gorgulho do ruibarbo

Os gorgulhos se alimentam das folhas do ruibarbo e depositam ovos nos pecíolos. Tratá-los com uma solução de permanganato de potássio ajuda a repeli-los.

gorgulho

Nematóides da cebola

Nematoides são pequenos vermes que vivem dentro de caules, folhas e pecíolos. Esses parasitas danificam o tecido da planta, causando sua murcha. As plantas afetadas devem ser desenterradas e destruídas.

Métodos de reprodução

O ruibarbo pode ser propagado por sementes ou divisão. Cada método tem suas próprias nuances.

Sementes

Para obter sementes de plantas cultivadas, é necessário permitir o desenvolvimento dos pedúnculos florais mais vigorosos de espécimes de três anos. Quando as inflorescências escurecem, as sementes são coletadas e secas.

sementes de ruibarbo

Ao dividir o mato

A divisão dos arbustos é feita durante a primavera ou início do outono, antes da chegada do primeiro frio. O arbusto é retirado do solo e dividido em várias partes iguais. Uma raiz forte com um par de brotos grandes é adequada para o plantio. Durante o plantio, os brotos são enterrados 1,5 cm no solo.

Compatibilidade com outras plantas do jardim

Recomenda-se cultivar cebolas, ervilhas, raiz-forte, repolho, aipo, espinafre e feijão perto desta herbácea perene em seu jardim. Ao escolher plantas vizinhas, considere o tamanho final do ruibarbo, pois ele cresce significativamente ao longo de vários anos e ocupa muito espaço. Por esse motivo, não é recomendado plantar plantas difíceis de transplantar perto do ruibarbo.

Características do transplante de ruibarbo dependendo da estação

A melhor época para transplantar o ruibarbo é meados de abril. Na primavera, os brotos subterrâneos incham e as folhas ainda não se abriram, reduzindo o risco de ressecamento do rizoma. O replantio no verão também é possível.

Se as temperaturas de julho estiverem baixas, você pode replantar sem demora. Se estiver quente, é melhor esperar até o final de agosto ou replantar no outono.

Seguir essas recomendações permitirá que você cultive plantas saudáveis ​​que se desenvolverão ativamente e produzirão uma colheita.

transplante de ruibarbo

Colheita

Ao colher talos de ruibarbo, várias regras devem ser seguidas. Em particular:

  1. Os pecíolos devem ser jovens e macios ao toque. Antes de cortar, inspecione e sinta o pecíolo. Caso contrário, você pode se machucar ao comê-lo.
  2. Não arranque os pecíolos. Eles são cuidadosamente agarrados pela base e puxados lentamente para cima. Se houver dificuldade, eles são cortados.
  3. É importante evitar que a planta floresça. Quando o caule floresce, o ruibarbo acumula substâncias que prejudicam seu sabor.

Regras de armazenamento

Após a colheita, o ruibarbo começa a murchar rapidamente e pode ser armazenado em temperatura ambiente por no máximo um dia. Refrigerar os talos prolongará a vida útil em 3 a 4 dias. O congelamento é recomendado para armazenamento máximo.

Antes de congelar o ruibarbo, remova todas as folhas, corte as raízes e lave-o em água corrente. Os talos podem ser congelados com ou sem casca. Se você planeja conservar o ruibarbo para compota, é melhor deixar a casca. O ruibarbo descascado é usado em sopas e como recheio de tortas. Uma simples faca é fácil de remover.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata