- As especificidades da preparação de geleia de frutas cítricas e ruibarbo
- Quais são os benefícios desta guloseima?
- Selecionando e preparando ingredientes
- Esterilização de recipientes
- Receitas simples e deliciosas para o inverno
- Método tradicional de cozimento em uma panela
- Maçãs sortidas
- Ruibarbo com limão e laranja
- Uma guloseima saudável com gengibre
- Com bananas
- Cozinhar em uma multicozinha
- Uma receita rápida para "Cinco Minutos"
- Com kiwi
- Com groselhas
- Com canela
- Com damascos secos
- Condições e períodos de armazenamento
Para saborear geleia de ruibarbo com sabor de laranja no inverno, você precisará se esforçar no verão ou no outono. Primeiro, colha os caules carnudos e os pecíolos do ruibarbo, que rendem excelentes compotas e petiscos. Esta receita é o resultado de um trabalho árduo, pesquisa persistente e experimentação. Acontece que frutas cítricas exóticas não prejudicam o sabor naturalmente ácido do ruibarbo; pelo contrário, elas o realçam. Elas o iluminam.
As especificidades da preparação de geleia de frutas cítricas e ruibarbo
O ruibarbo, que contém vitamina C, pectina e caroteno, é considerado comestível apenas por seus caules e pecíolos. As folhas não são comestíveis. A planta normaliza a função gastrointestinal e renal e é um laxante natural. Xaropes e geleias preservam as valiosas qualidades da polpa do ruibarbo; na verdade, elas são realçadas.
Qualquer fruta cítrica serve para este prato doce, desde que não esteja machucada ou podre. Antes de cozinhar, mergulhe o ruibarbo em água fervente para deixá-lo mais macio.
Quais são os benefícios desta guloseima?
A geleia tem um efeito benéfico na saúde cardiovascular, quebra gorduras (promove a digestão) e possui propriedades diuréticas pronunciadas. Este prato também fortalece o esqueleto e aumenta a imunidade. Mas você não deve exagerar nos doces para não danificar seus dentes.
Selecionando e preparando ingredientes
No verão, quando o ruibarbo amadurece, começam a colher os pecíolos e os talos. Os fragmentos filiformes são removidos. Antes do cozimento, o produto é cortado em pequenos pedaços. As laranjas são lavadas cuidadosamente, aproveitando-se tanto as raspas quanto a polpa. Tudo está quase pronto para a geleia.

Esterilização de recipientes
A vida útil do produto final depende da limpeza dos potes e do tratamento térmico. Lavamos os recipientes de vidro com bicarbonato de sódio (sem Fairy), depois secamos e esterilizamos como no caso de conservas comuns. Há muitas maneiras de fazer isso: em água fervente, no vapor ou no forno.
Receitas simples e deliciosas para o inverno
Fazer uma sobremesa em calda com talos de ruibarbo não é difícil. O segredo é seguir a receita e as instruções. Para amolecer os talos, deixe-os de molho em água fervente, cozinhe em fogo baixo por alguns instantes e deixe na panela durante a noite. Em seguida, adicione laranjas, maçãs, damascos secos, canela e até kiwi.

Método tradicional de cozimento em uma panela
Para fazer esta receita você vai precisar de (a quantidade é dada em quilogramas):
- açúcar granulado – 1,6;
- pecíolos de ruibarbo – 1,1;
- laranjas – 3 unidades;
- água – 400 mililitros.
Comece fazendo a calda: dissolva o açúcar na água e leve para ferver. Em seguida, adicione o ruibarbo e as laranjas.
Maçãs sortidas
Não há nada mais fácil do que fazer um pudim de frutas. Basta selecionar maçãs maduras, cortá-las em pedaços e cozinhá-las em calda com ruibarbo.

Ruibarbo com limão e laranja
Os tons ácidos do limão combinados com a doçura da laranja equilibram perfeitamente o sabor do ruibarbo, criando uma combinação única. Quer experimentar? Experimente fazer geleia com esta receita.
Uma guloseima saudável com gengibre
Se você cozinhar ruibarbo com gengibre, a "delícia celestial" estará garantida. Uma doçura azeda em cada colherada.

Com bananas
A polpa macia da banana é perfeita para pratos doces. O segredo é evitar cozinhá-la demais e não deixá-la virar líquido.
Cozinhar em uma multicozinha
Este eletrodoméstico multifuncional é valioso porque oferece uma variedade de configurações — para mingau, ensopado de carne e geleia. O método não é pior do que o tradicional, usando uma panela.

Uma receita rápida para "Cinco Minutos"
O tempo de cozimento para este método é de exatamente 5 minutos. Todo o resto é feito como de costume.
Com kiwi
Esta fruta exótica ostenta uma mistura de sabores marcantes de morango e abacaxi. Alguns até encontram banana nela. Adicione kiwi à geleia — fica uma delícia!

Com groselhas
As groselhas são repletas de vitaminas, quase como um suprimento de farmácia, e se conservam bem durante o cozimento. Um coquetel de groselha e ruibarbo é delicioso por si só e simplesmente insubstituível no inverno.
Com canela
A canela adiciona um sabor picante aos pratos e é frequentemente usada tanto em pratos doces quanto salgados. Vamos adicionar um toque de canela à geleia de ruibarbo!

Com damascos secos
Damascos secos macios e suculentos com ruibarbo azedo em uma única garrafa — esta não é uma fantasia, mas uma receita original. Recomendado para repetir.
Condições e períodos de armazenamento
A geleia não tem prazo de validade definido. Um sinal de perda de qualidade é a textura cristalizada. Armazenada em locais escuros, a geleia se conserva até o inverno, ou pelo menos seis meses.









