O ruibarbo pode ser encontrado em todos os jardins. Seus talos azedos são familiares a muitos desde a infância. As donas de casa costumavam conservar esta planta útil anualmente para o inverno, preservando os nutrientes e vitaminas necessários ao corpo humano durante o inverno. A compota caseira de ruibarbo para o inverno não é apenas rica em vitaminas, mas também deliciosa. Vamos dar uma olhada no processo de conservação e nas receitas detalhadas.
Sutilezas da culinária
Para garantir que suas conservas fiquem saborosas e aromáticas, você precisa se familiarizar com alguns recursos de preparação.
- Somente os pecíolos são adequados para consumo. As folhas são descartadas.
- Os caules jovens têm polpa macia, então a casca pode ser deixada. O ruibarbo maduro tem casca áspera, por isso precisa ser descascado com cuidado. Depois, enxágue e use.
- As bebidas de inverno são feitas apenas com ruibarbo ou com a adição de outras frutas e bagas. Canela, cravo e hortelã são permitidos como especiarias.
- Adicione mais açúcar granulado às bebidas enlatadas para o inverno. Caso contrário, elas azedarão, as tampas estufarão e o coquetel de vitaminas ficará intragável.
Preparando o ingrediente principal
Existem várias maneiras de preparar uma bebida de ruibarbo. Primeiro, prepare o ingrediente principal para garantir que a compota fique deliciosa e aromática:
- pecíolos vermelhos são adequados para enlatamento, os verdes não darão aquele sabor específico e, em alguns casos, pelo contrário, piorarão o sabor do produto acabado;
- Após a coleta, elas devem ser lavadas e a película superficial removida (se necessário);
- Antes de colocar no jarro, os talos precisam ser cortados;
- É necessário preparar uma preparação para o inverno a partir de estacas recém-cortadas.

Vale lembrar que, se você não puder conservar os caules da planta imediatamente, não adianta guardá-los na geladeira. Eles se tornam impróprios para enlatamento depois de apenas dois dias.
Para realçar o sabor, algumas receitas pedem ácido cítrico. Canela (em pau), raspas de frutas cítricas e frutas vermelhas e frutas frescas também são frequentemente usadas.
Métodos de cozimento
Você pode encontrar uma enorme variedade de receitas online. Vamos dar uma olhada nas mais populares.

Uma receita simples para o inverno
A bebida é fácil de preparar, deliciosa, saudável e pode ser apreciada o ano todo.
- ruibarbo – 1,5 quilogramas;
- açúcar granulado – 250 gramas;
- líquido filtrado – 4,5 litros.
Antes de conservar a compota, lave os potes de vidro e esterilize-os no vapor. Ferva as tampas por 3 a 5 minutos. Lave os talos de ruibarbo e remova a membrana externa não comestível. Corte-os em cubos médios e coloque-os em recipientes de vidro preparados. Para uma bebida concentrada, encha os recipientes até a metade, mas 1/3 também é suficiente.

Despeje a quantidade de água especificada em uma panela limpa, adicione o açúcar e leve ao fogo. Espere até que o açúcar dissolva completamente. Após a fervura, encha os potes até a borda, tampe e deixe descansar por 15 minutos. Após o tempo, coe a mistura e deixe ferver novamente. Encha os potes novamente e deixe descansar por 15 minutos. Repita esses passos mais uma vez. Feche bem os potes, vire-os de cabeça para baixo, envolva-os em um cobertor quente e deixe-os assim até esfriarem completamente.
Com laranjas
Produtos:
- ruibarbo – 0,3 quilogramas;
- laranja – 150 gramas;
- alecrim – 1 raminho;
- açúcar granulado – 1 xícara;
- água filtrada – 0,5 litros;
- suco de laranja – 1 copo.

Em uma panela separada, despeje a água, adicione o açúcar cristal e o alecrim. Leve ao fogo e deixe ferver, mexendo regularmente. Lave a laranja e despeje água fervente sobre ela. Retire uma fina camada de raspas e coloque-a na calda. Adicione a quantidade especificada de suco de laranja fresco.
Descasque, lave e pique o ruibarbo em pedaços pequenos. Disponha o ruibarbo nos potes preparados. Pique a polpa da laranja da mesma forma e distribua entre os potes. Encha os potes com calda doce fervente. Feche bem, vire de cabeça para baixo e envolva-os em um cobertor quente.

Com morangos
Produtos:
- água filtrada – 4 litros;
- folhas de hortelã fresca (a gosto);
- morangos – 1 quilo;
- açúcar granulado – 1 quilo;
- ruibarbo (talos) – 2 quilos.

Separe as frutas, retire as folhas verdes. Lave e corte ao meio. Lave os talos de ruibarbo, remova qualquer membrana e corte em cubos. Lave as folhas de hortelã e pique finamente. Coloque os ingredientes preparados em uma panela grande e adequada. Polvilhe com açúcar granulado. Adicione um pouco de água e cozinhe em fogo baixo até que os talos estejam completamente macios.
Cubra o produto semiacabado resultante com um guardanapo de pano e deixe em local fresco por 10 horas. Agora vamos preparar a calda doce. Despeje a quantidade especificada de líquido em uma panela e adicione o açúcar restante. Deixe ferver e continue cozinhando até que o ingrediente doce esteja completamente dissolvido. Divida os morangos e o ruibarbo em potes esterilizados. Encha os potes com calda quente, feche bem e vire-os de cabeça para baixo.

Com maçãs
Produtos:
- ruibarbo – 400 gramas;
- maçãs – 2 quilos;
- água filtrada – 2 litros;
- açúcar granulado – 700 gramas.
Prepare os potes: enxágue e esterilize. Certifique-se de ferver as tampas. Descasque e lave os talos de ruibarbo. Corte em cubos médios. Lave as maçãs, retire as sementes e corte-as em gomos. Para evitar que as maçãs escureçam, deixe as fatias de molho em água acidificada por alguns minutos (use 3 gramas de ácido cítrico por litro de água limpa).
Distribua o ruibarbo e as maçãs uniformemente entre os potes limpos. Ferva uma panela com água limpa e despeje nos potes de vidro. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 a 7 minutos. Em seguida, coe o líquido de volta para a panela. Adicione o açúcar granulado e deixe ferver. Encha os potes com a calda doce, feche bem, vire-os de cabeça para baixo e deixe esfriar sob um cobertor aquecido.

Com limão
Produtos:
- ruibarbo – 2 quilos;
- açúcar granulado – 400 gramas;
- água limpa – 8 litros;
- limão – 2 frutas.
Prepare o ingrediente principal: lave, descasque e corte em cubos médios. Despeje a quantidade de água indicada em uma panela e leve para ferver. Adicione o açúcar e espere até dissolver completamente.

Adicione o ruibarbo. Reduza o fogo e continue cozinhando por 10 minutos. Lave os cítricos e despeje água fervente sobre eles. Corte-os em rodelas. Adicione à compota e cozinhe por mais 7 minutos. Despeje em potes esterilizados, feche bem e coloque sob um cobertor aquecido.
Com cerejas
Produtos:
- ruibarbo (talos) – 0,6 quilogramas;
- cerejas – 0,6 quilos;
- açúcar granulado – 800 gramas;
- água filtrada – 6 litros.
Separe as cerejas, retire os cabinhos e lave. Lave o ruibarbo, descasque-o e corte-o em pedaços iguais. Despeje a quantidade de líquido especificada em uma panela adequada, adicione o açúcar granulado e cozinhe até dissolver completamente.

Coloque as frutas vermelhas e o ruibarbo em recipientes esterilizados adequados. Complete com calda fervente, deixando 1,5 cm de espaço livre. Cubra com tampas e esterilize em fogo baixo por meia hora. Feche bem, vire de cabeça para baixo e deixe esfriar sob um cobertor aquecido.
Sem esterilização
Produtos:
- ruibarbo (talos) – 1 quilograma;
- açúcar granulado – 300 gramas;
- vanilina – 2 gramas;
- canela – 2 paus;
- água limpa – 2 litros;
- suco de limão – 60 mililitros.

Lave, descasque e pique o ingrediente principal em cubos médios. Divida igualmente entre os potes esterilizados. Ferva uma panela com água limpa, encha os potes de vidro e feche bem com as tampas. Deixe descansar por meia hora. Após o tempo indicado, coe o líquido de volta para a panela. Adicione a baunilha, o açúcar granulado e a canela. Deixe ferver e continue cozinhando por 4 a 5 minutos. Adicione o suco de limão e mexa. Despeje a calda sobre o ruibarbo nos potes e feche bem. Vire e coloque sob um cobertor aquecido.
Como armazenar esta compota?
A compota deve ser armazenada em um porão ou adega. Os potes devem ser armazenados refrigerados, após verificar se as tampas estão inchadas.











