- As complexidades de fazer compota para o inverno
- Selecionando e preparando o melão
- Como fazer compota de melão em casa
- Uma receita simples para um frasco de 3 litros
- Sem esterilização
- Com uma maçã
- Com limão
- Com groselhas
- Com melancia
- Com uvas
- Com laranja
- Com pêssegos
- Com especiarias
- Com ameixa
- Com ácido cítrico
- Com hortelã
- Por quanto tempo e como armazenar a compota
Muitas pessoas nem sabem que o melão é uma excelente compota. Aliás, alguns cozinheiros até preparam essa bebida para o inverno, aproveitando seu sabor único durante o frio. A compota não só é uma excelente bebida para matar a sede, como também é considerada benéfica para o corpo. Aprenda a prepará-la corretamente para aproveitar o sabor do verão o ano todo.
As complexidades de fazer compota para o inverno
Vale ressaltar desde já que o processo de fazer compota dessa fruta tem suas próprias sutilezas, que discutiremos a seguir.
- Em primeiro lugar, apesar de absolutamente tudo neste melão ser benéfico, apenas a polpa é usada para a bebida. As sementes são removidas do fruto limpo e a própria planta é descascada.
- Em segundo lugar, para fazer uma compota deliciosa, você deve dar preferência a frutas maduras e suculentas, mas, ao mesmo tempo, elas não devem ser moles.
- Terceiro, a bebida pronta é despejada em potes esterilizados e selados com tampas de metal, que também são fervidas previamente. Isso é crucial, pois, caso contrário, a bebida pode não durar o inverno todo.
- Em quarto lugar, você pode tornar a bebida mais saborosa adicionando especiarias ou algumas frutas ácidas.
Selecionando e preparando o melão
Para garantir uma bebida deliciosa, selecione cuidadosamente as frutas. É melhor escolher frutas que não apresentem sinais óbvios de deterioração ou decomposição. Evite melões moles, pois podem ficar moles. Escolha frutas vermelhas que pesem até um quilo. Se a fruta não for fresca, a compota não terá um sabor agradável.
O preparo do melão envolve lavá-lo, remover a casca e cortá-lo ao meio. Em seguida, retire as sementes e corte o melão em pedaços (aproximadamente 2 a 3 centímetros).
Como fazer compota de melão em casa
Antes de começar a enlatar a bebida, você precisa selecionar o recipiente apropriado. Potes de três litros são ideais para esse fim. Também vale a pena considerar a receita. Além do melão, a compota pode ser feita com uma variedade de frutas e até especiarias, para que todos possam escolher a bebida final que mais se adequa ao seu gosto.

Uma receita simples para um frasco de 3 litros
Convidamos você a descobrir a receita mais simples de uma bebida de melão. Para a compota, você precisará de:
- 1 litro de água;
- 1 quilo de melão;
- 200 gramas de açúcar.
Preparação:
- A fruta é lavada e cortada em pedaços pequenos.
- Os pedaços resultantes são transferidos para qualquer recipiente e cobertos com açúcar, após o que tudo é colocado na geladeira por cerca de 3,5 horas.
- Os potes e tampas são esterilizados.
- A água é fervida e despejada em um recipiente com o melão em infusão.
- Coloque o recipiente com o melão e a água no fogão. Ferva o melão por 4 minutos.
- A bebida pronta é colocada em potes e fechada com tampas.

Se você seguir todas as instruções de preparo, a compota de melão certamente durará até o próximo verão.
Sem esterilização
Quanto à receita para fazer a bebida sem esterilização, é muito semelhante à descrita acima. A única diferença é que não há necessidade de esterilizar os potes. Esta compota é um pouco mais fácil de fazer, mas tem um prazo de validade mais curto.
Com uma maçã
Para esta compota, selecione variedades de maçã doce. A fruta é primeiro lavada e cortada em cubos, depois é preparada uma calda e despejada sobre ela. A mistura resultante é fervida em fogo baixo por 5 minutos, após o que o melão é adicionado.

Com limão
A compota de limão é preparada da seguinte forma:
- A fruta é descascada e cortada em cubos.
- O limão é cortado em rodelas e colocado no fogão.
- Adicione o açúcar e o melão ao limão. Leve a mistura ao fogo e cozinhe em fogo baixo por 1 minuto.
- O limão é retirado.
- Os espaços em branco são colocados em recipientes e preenchidos com líquido.
- Os bancos estão fechando.

Com groselhas
Esta bebida é preparada da mesma forma que todas as anteriores, mas as groselhas são adicionadas antes de enrolar.
Com melancia
A melancia é preparada da mesma forma que o melão (lavada, descascada e sem sementes, e cortada em pedaços) e adicionada à calda, deixando ferver por 25 minutos.
Com uvas
Para esta versão, além das uvas e do melão, você precisará de suco de limão. Adicione o açúcar, o suco de limão e os cachos de uvas à água fervente. Assim que os cachos subirem à superfície, adicione o melão. Cozinhe até que o melão suba à superfície.

Com laranja
Esta compota é preparada da mesma forma que outras bebidas. Não é necessário retirar a laranja antes de despejar nos potes.
Com pêssegos
Primeiro, como em todos os outros exemplos, prepare os ingredientes e, em seguida, comece a preparar a calda. Adicione açúcar e ácido cítrico ao líquido e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Despeje a calda resultante sobre as frutas por 5 horas e, em seguida, cozinhe o líquido com os pêssegos e o melão por mais 5 minutos.
Com especiarias
Nesta versão, tudo começa com o preparo de uma simples calda doce. Em seguida, escalde o melão. Adicione rapidamente uma fava de baunilha ao líquido fervente. Coloque canela, cravo e raspas de limão em potes e despeje a calda sobre tudo.

Com ameixa
Esta compota de ameixa não é diferente das anteriores. A única coisa que você precisa seguir são os ingredientes:
- Ácido cítrico – 3 gramas.
- Melão – 1 quilo.
- Açúcar – 1,4 quilos.
- Ameixas – 500 gramas.
- Água – 1,4 litros.
Com ácido cítrico
Muitas das receitas acima já incluem ácido cítrico. Ele pode ser adicionado a muitas bebidas. A única coisa a ter em mente é que ele é adicionado antes da fruta ser mergulhada na calda.
Com hortelã
Para esta compota, cada frasco requer um raminho (dois) de hortelã, que é colocado no recipiente antes de adicionar todos os ingredientes necessários.
Por quanto tempo e como armazenar a compota
Se todos os padrões forem observados, a compota deve ser armazenada por no máximo 1 ano.











