- As complexidades de fazer compota para o inverno
- Quais variedades são melhores para escolher?
- Preparando as uvas antes de iniciar o processo
- Métodos para fazer compota de uva em casa
- Uma receita simples para um frasco de 3 litros
- Sem esterilização
- Sem açúcar
- Método de vazamento duplo
- Com mel
- Com maçãs
- Com peras
- Com maçãs silvestres
- Com pêssegos
- Com limão
- Características de armazenamento da compota de uva
- Conclusão
Fazer compota de uva para o inverno não exige muito esforço. E o resultado é uma bebida deliciosa e saudável. É por isso que é tão popular em nosso país. Enquanto fazer vinho caseiro é demorado e trabalhoso, a compota leva apenas meia hora. Além disso, qualquer uma das variedades de uva que oferecemos é adequada. É realmente a compota perfeita para sobremesas.
As complexidades de fazer compota para o inverno
Compota de uva para o inverno é um preparo muito simples. Parece não ter nada de especial. Basta misturar a fruta com água, açúcar e um conservante, deixar ferver em fogo baixo e tampar. Mas não é bem assim. Existem muitos truques que podem melhorar a bebida e tornar seu preparo menos trabalhoso.
- Se os frutos forem pequenos, eles são conservados em cachos.
- Frutos grandes, ao contrário, são limpos de galhos e, às vezes, até de sementes.
- Para evitar que os frutos grandes transbordem, eles são furados.
- São colhidas as variedades mais aromáticas.
- Diversas especiarias são usadas para atender ao paladar. Canela, baunilha e cardamomo são especialmente populares.
- O ácido cítrico melhora a cor.
- Outras frutas também são adicionadas às uvas.
Conhecer essas características permitirá que você alcance um sabor particularmente interessante.
Quais variedades são melhores para escolher?
Quase todas as variedades de uva comuns na Rússia são adequadas para compotas. Elas apenas produzem sabores e cores diferentes.
Então, se você precisa de uma bebida clara, use variedades verde e branca.
No entanto, esta compota às vezes é colorida com folhas de groselha ou cerejeira. A cor também muda com a adição de outras frutas. Uvas pretas e azuis produzem uma compota vermelha rica, escura e densa. A rosa claro é feita com uvas vermelhas. As variedades Isabella, Kishmish e Lydia são particularmente populares em nosso país.

Preparando as uvas antes de iniciar o processo
Para compotas, as frutas vermelhas devem ser preparadas adequadamente. Para isso, lave-as bem e remova quaisquer resíduos. Remova as frutas danificadas ou secas, escolhendo apenas as firmes e inteiras. Remova os caroços, se necessário.
Métodos para fazer compota de uva em casa
Há muitas maneiras de preparar uma bebida de uva para o inverno, usando apenas esta fruta ou uma variedade de outros ingredientes. Abaixo estão os mais populares.

Uma receita simples para um frasco de 3 litros
Esta receita é particularmente simples. É a receita ideal para quem tem muitas uvas sobrando para conservar.
Para esta compota, por quilo de frutas vermelhas você precisa de:
- 1 a 2 xícaras de açúcar;
- meia colher de chá de ácido cítrico;
- 2 litros de água.

Antes de preparar a compota, coloque as frutas vermelhas em um recipiente com açúcar e ácido cítrico. Encha os recipientes com água. Coloque-os em uma panela com água fervente, tampe e cozinhe em fogo baixo por um tempo, tomando cuidado para que as uvas não cozinhem demais. Feche o recipiente imediatamente após o preparo da compota.
Sem esterilização
Você também pode preparar compota para o inverno sem esterilização. A receita é bem simples e, no geral, semelhante à anterior, exceto por um pequeno, mas importante detalhe. A compota não é cozida em potes para armazenamento, mas separadamente, em uma panela, e depois despejada no recipiente quando estiver pronta. As proporções, no entanto, são as mesmas.
A desvantagem desse método é que as frutas tendem a cozinhar demais. Para evitar esse problema, escolha variedades de uvas firmes. Além disso, encha os potes até a metade com líquido, excluindo as frutas, e só então adicione as frutas.

Sem açúcar
Para diabéticos e pessoas que controlam o peso, as compotas são feitas sem adição de açúcar. Esta preparação totalmente natural preserva não apenas os nutrientes benéficos, mas também o sabor natural da fruta. No entanto, o açúcar é um conservante. Portanto, elas são armazenadas por um curto período ou são fortificadas com ácido cítrico.
Para garantir que a compota sem açúcar dure a maior parte da estação fria, as frutas vermelhas são bem fervidas. Selecionamos apenas frutas sem defeitos e sem doenças. A quantidade de ácido cítrico é ligeiramente maior do que nas duas receitas anteriores. As outras proporções são exatamente as mesmas.

Método de vazamento duplo
Muitas donas de casa conservam o suco de uva para o inverno sem esterilizá-lo, limitando-se a esterilizar os potes. Esse método é chamado de enchimento duplo. A pré-esterilização envolve manter os potes no forno a 150 graus Celsius por 15 minutos. É importante colocar os recipientes de vidro no forno enquanto ele ainda estiver frio.
Coloque as frutas em potes esterilizados e despeje água fervente sobre elas. Deixe descansar por cerca de um quarto de hora. Escorra a água e use-a para fazer um xarope, fervendo-o com açúcar e ácido cítrico. Despeje o xarope sobre as frutas e feche os potes com tampas. Enrole-as em um cobertor e deixe esfriar.

Com mel
Fazer compota de mel é muito simples. Esta bebida também é considerada muito saudável, pois o mel, ao contrário do açúcar, possui uma série de substâncias que fortalecem o corpo. Também é seguro para quem está tentando perder peso. A receita padrão para um pote de três litros é usada como base. A única diferença é que o açúcar é substituído por mel. Qualquer mel pode ser usado — tília, trigo sarraceno ou ervas mistas. Canela é frequentemente adicionada como tempero.
Com maçãs
Na receita de compota de maçã, essa fruta, cujo sabor combina perfeitamente com uvas, é adicionada ao conjunto padrão de ingredientes frequentemente descrito.

As maçãs são lavadas, descascadas, sem sementes e cortadas em fatias finas. Para evitar que escureçam, são passadas em uma mistura de açúcar e ácido cítrico. São cozidas em fogo baixo por um pouco mais de tempo do que se fossem feitas apenas com uvas.
Com peras
Uma bebida igualmente deliciosa pode ser feita usando peras maduras em vez de maçãs.
Para isso, por quilo de frutas vermelhas eles tomam:
- a mesma quantidade de peras;
- um copo de açúcar;
- um litro e meio de água;
- meia colher de chá de ácido cítrico.

Pegue peras firmes e verdes. Descasque-as, retire o miolo e corte-as em fatias finas. Ferva-as em água com uvas, açúcar e ácido. Despeje em potes.
Com maçãs silvestres
Ranetki (maçãs-do-paraíso) são perfeitas para compota de uva porque, devido ao seu tamanho, são adicionadas inteiras, não cortadas em pedaços. O resultado é uma conserva com sabor de maçã e uva, mas com menos trabalho e uma aparência única.
Para esta receita você vai precisar de:
- um quilo de fruta;
- um litro e meio de água;
- um copo de açúcar.

A bebida é preparada usando o mesmo princípio da anterior, exceto que as maçãs não são cortadas, mas apenas os talos são removidos.
Com pêssegos
A compota de pêssego não é apenas saudável, mas também tem um sabor único e rico. Para prepará-la, você precisará do seguinte por quilo de uvas:
- até 6 pêssegos grandes;
- um copo de açúcar;
- 0,5 colher de chá de ácido cítrico;
- dependendo da capacidade - água.
Os pêssegos podem ser usados inteiros ou fatiados. Coloque todas as frutas em um pote e despeje água fervente sobre elas. Deixe em infusão por até 15 minutos. Em seguida, escorra a água para uma panela e prepare uma calda adicionando açúcar e ácido. Encha os potes novamente com calda fervente e feche bem. Deixe esfriar, cobertos.

Com limão
O limão elimina a necessidade de um conservante tão comum como o ácido cítrico, tornando a bebida ainda mais natural. Adicione no máximo algumas fatias de limão por litro de água.
Depende muito do sabor das uvas utilizadas. Esta receita é especialmente indicada se você pretende substituir o açúcar por mel.
Características de armazenamento da compota de uva
Preparações desse tipo não são diferentes das outras em termos de armazenamento: elas exigem um local fresco e escuro.
Conclusão
As conservas de uva para o inverno são uma adição maravilhosa e rica em vitaminas à sua mesa durante a estação fria. Elas exigem um esforço mínimo para serem preparadas, às vezes até dispensando esterilização. São fáceis de armazenar e fáceis de tornar mais saudáveis: troque o açúcar por mel e o ácido cítrico por limão.











