Descrição de variedades perenes de rúcula para campo aberto e características de cultivo

A rúcula é nativa do Norte da África e Sul da Ásia, Europa Central e Américas. Esta planta, pertencente ao gênero Indau, possui caule ramificado e folhas carnudas, dissecadas na base. As inflorescências assemelham-se a um racemo. As sementes marrons estão dispostas em duas fileiras dentro da vagem. Variedades perenes de rúcula são cultivadas na Itália, onde a erva é adicionada à pizza. Na Eslovênia, é usada em chebureki (bolinhos fritos). As folhas, com seu aroma característico, são usadas como tempero. A mostarda é feita a partir das sementes.

Descrição e propriedades benéficas da rúcula

Uma planta da família das Brassicaceae, também conhecida como eruca, indau e rúcula, é rica em vitaminas, zinco, ferro, magnésio e cálcio. Esses componentes são facilmente absorvidos porque a erva praticamente não contém oxalatos.

Ao usar rúcula:

  1. A saturação de oxigênio dos tecidos melhora.
  2. A quantidade de colesterol no sangue diminui.
  3. O risco de desenvolver osteoporose é reduzido.

A parte aérea da rúcula contém alcaloides e glicosídeos de quercetina e kaempferol. As sementes contêm óleos essenciais, ácido oleico e ácido linoleico.

O sulfurano previne a formação de tumores malignos e a clorofila reduz os efeitos de agentes cancerígenos. O ácido lipóico promove a eliminação de toxinas, normaliza os níveis de glicose e protege o corpo da desidratação.

rúcula fresca

As folhas de rúcula atuam como diurético, melhoram a digestão e ajudam a combater a anemia. As flores, que aparecem já em maio, têm efeito antimicrobiano. A rúcula contém no máximo 25 calorias por 100 gramas, tornando uma salada feita com as folhas uma opção saudável para quem busca perder alguns quilos. A rúcula, que cresce na costa do Adriático, contém muito iodo, mas a rúcula cultivada na Rússia central não contém mais desse nutriente do que outras culturas de jardim.

Variedades de rúcula

Os arbustos de rúcula, assim como algumas outras brássicas, têm folhas que formam uma roseta na base e podem ter uma superfície brilhante ou felpuda. O formato varia dependendo do tipo de erva. Os caules raramente atingem 60 cm de altura. O sabor da erva depende da variedade, mas quase todas têm um sabor picante semelhante ao da mostarda e um aroma picante.

rúcula fresca

Na natureza, o indau é uma erva anual, mas atualmente são cultivadas diversas variedades perfeitas para áreas abertas. Pode até ser plantado no parapeito de uma janela e colhido após 25 dias.

A rúcula não gosta de solo ácido, adora luz e, em sua forma cultivada, é uma planta perene.

No sul e até mesmo na região de Moscou, as sementes de eruca são semeadas diretamente em terreno aberto; nas regiões do norte, elas são plantadas primeiro em uma estufa ou canteiro.

As melhores variedades precoces incluem:

  • Olivetta;
  • Vitória;
  • Foguete;
  • Pôquer.

rúcula frescaFolhas muito maduras são impróprias para consumo por serem muito duras. A erva tem um período de crescimento muito curto, não mais do que 35 dias para as variedades de meia estação e 25 para as variedades precoces.

Variedade Flecha do Cupido

As sementes da planta amadurecem três semanas após a germinação e são coletadas e replantadas. As folhas são cortadas já em maio, e a colheita é concluída em setembro ou outubro. Os caules eretos da rúcula, conhecida como Flecha-de-Cupido, mal chegam a 30 cm. As flores são amarelas e atraem abelhas com seu perfume. Os arbustos têm um formato único, que lembra um pouco um dente-de-leão.

Variedade Flecha do Cupido

As folhas longas e esculpidas da Flecha de Cupido, reunidas em roseta, amadurecem no 35º dia após o surgimento dos brotos.

Variedade Dikovina

Esta eruca de meia estação é apreciada por seu sabor picante, porém agradável, e é usada em uma variedade de pratos. O caule reto do indau tem apenas 20 cm. A descrição da variedade especifica uma estação de crescimento de um mês. As folhas da Dikovina têm um formato único, reunidas em roseta. As flores da planta são creme.

Variedade Olivetta

Somente com os devidos cuidados a rúcula acumula minerais e ácidos, vitaminas e óleos essenciais. A quantidade de nutrientes diminui se a erva estiver madura demais. A Olivetta é considerada uma variedade precoce. As folhas amadurecem em três semanas. As plantas de rúcula não crescem mais do que 20 cm de altura.

Variedade Olivetta

As folhas diferem:

  • formato oval;
  • cor verde brilhante;
  • o cheiro de nozes.

O sabor amargo e o aroma picante dão ao molho de rúcula um sabor picante.

Variedade de foguete

Em plantas de baixo crescimento, as folhas amadurecem ainda mais cedo do que três semanas após os brotos quase imperceptíveis emergirem do solo. As folhas serrilhadas da variedade Rocket são arredondadas nas bordas e formam uma roseta na base. São de cor verde-escura, com um toque de nozes no sabor.

Rúcula de foguete

Variedade Victoria

A rúcula não é usada apenas em saladas; suas folhas são adicionadas a molhos e sopas, usadas como tempero e recheio de tortas. Regar regularmente ajuda a reduzir seu amargor. A estação de crescimento da rúcula Victoria não dura mais do que 25 dias. Os arbustos de rúcula são formados por caules curtos e retos. As folhas ovais contêm muitos compostos benéficos.

Variedade de pôquer

As folhas desta rúcula precoce são colhidas 21 dias após a germinação das sementes. Os caules atingem apenas 20 cm de altura, como muitas outras variedades. A rúcula-de-pôquer tem folhas grandes e alongadas, de cor intensa. O sabor doce equilibra-se bem com o amargor.

Variedade de pôquer

Variedade de paciência

A rúcula, nome incomum para uma planta, não amadurece em três semanas como as variedades precoces de Indau; sua estação de crescimento dura até 40 dias. As folhas longas e dissecadas da rúcula solitária não são usadas apenas em saladas e molhos, mas também são um excelente condimento. São lindamente trabalhadas, com uma superfície lisa e uma roseta semiereta pesando cerca de 45 gramas. Podem ser colhidos até 1,6 kg de rendimento por metro quadrado. O aroma de nozes desta erva mediterrânea adiciona um toque de sabor a tortas e pratos principais.

Variedade Spartak

A eruca não é cultivada apenas em hortas, mas também se desenvolve bem em ambientes fechados. Em uma estufa, a colheita pode ser feita o ano todo, não apenas três vezes por estação. O período de crescimento dura menos de três semanas. As folhas da variedade Spartak são ricas em óleos essenciais e vitaminas.

Rúcula Spartak

Como Cultivar Rúcula

Em climas temperados, a eruca é cultivada por diversos métodos. O método mais conveniente é semear as sementes diretamente no jardim. A semeadura começa quando o solo atinge pelo menos 9°C. Em temperaturas mais baixas, as mudas não brotam. O clima favorável para o trabalho agrícola geralmente começa no início de abril, mas às vezes só chega em maio.

É melhor semear sementes de rúcula de variedades precoces, em vez de tardias, no solo, pois depois de 3 semanas elas já podem ser cortadas e plantadas novamente no canteiro.

Este método de cultivo de grama não é adequado para regiões onde a primavera chega tarde e não é abençoada com temperaturas amenas e sol. Em uma estufa aquecida, o solo é previamente desenterrado, as ervas daninhas são arrancadas pela raiz e o solo é regado com água fervente, o que ajuda a matar esporos de fungos e micróbios. As sementes são semeadas em fileiras de até 40 cm de largura. As folhas são colhidas na primavera, inverno e outono.

plantando rúcula

Para acelerar a colheita em climas temperados, as mudas são primeiro cultivadas em caixas, copos ou vasos. A rúcula brota rápida e uniformemente, com brotos aparecendo em 4 ou 5 dias. Portanto, as sementes, sem serem encharcadas, são colocadas em terra de jardim ou substrato a uma profundidade de 12 a 15 mm. Mudas com duas folhas são repicadas com turfa. Uma vez crescidas, a rúcula é colocada no canteiro junto com a terra, com espaçamento máximo de 15 a 20 cm.

O indau pode ser cultivado em sacadas ou janelas em temperaturas acima de 18 °C, semeando as sementes em recipientes diferentes a cada plantio. As folhas frescas podem ser colhidas repetidamente. Em climas quentes e ensolarados, a planta floresce rapidamente e a maioria de suas folhas pode ser podada. cultivando rúcula no peitoril da janela A semeadura começa no início da primavera, no final de junho ou início de julho, e também em agosto. As sementes colhidas são plantadas a uma profundidade de 10 a 15 mm.

um vaso de terra

Regras para cuidar do plantio de rúcula

Embora a grama mediterrânea seja considerada fácil de cultivar, ela requer cuidados e manutenção adequados para garantir que sua folhagem acumule oligoelementos e vitaminas. É melhor comprar sementes de eruca primeiro em um varejista especializado e depois colhê-las você mesmo. Na natureza, esta planta cresce em climas quentes. Temperaturas abaixo de 18 °C (64 °F) impedem o bom crescimento da grama.

Algumas variedades podem suportar temperaturas de até -7 °C (44 °F), mas se essas temperaturas persistirem por vários dias, a eruca morrerá. Quando a geada retornar, os canteiros devem ser cobertos com agrofibra ou plástico. Esta planta do sul adora água; o solo deve ser regado diariamente, duas vezes ao dia em climas quentes. Se o solo não estiver constantemente úmido, as folhas ficarão amargas e impróprias para consumo.

Para garantir que as raízes recebam nutrientes e oxigênio suficientes, o solo deve ser solto após a rega, independentemente de a rúcula estar sendo cultivada no jardim ou na varanda. Fertilize a rúcula apenas uma vez durante a estação de crescimento com esterco de galinha, que contém nitrogênio. A rúcula não requer outros nutrientes. O uso de fertilizantes minerais faz com que as folhas fiquem saturadas de toxinas, acumulem nitratos e causem danos em vez de benefícios. Essas substâncias não têm tempo de evaporar durante o curto período de crescimento.

rúcula fresca

Se a erva estiver crescendo em solo fértil, é melhor não fertilizá-la para evitar que o sabor seja prejudicado. Se as folhas não tiverem os nutrientes necessários, os óleos essenciais e minerais não se acumularão. A rúcula não tolera solos ácidos; deve-se adicionar cal ao solo antes do plantio de qualquer variedade. Para garantir boas colheitas de rúcula em campo aberto, é necessário seguir as regras de rotação de culturas.

Os melhores predecessores para a grama para salada são:

  • feijão e feijão-carioca;
  • abóbora e cenoura;
  • batatas e tomates.

Evite plantar rúcula depois de Brassicaceae. Todas são suscetíveis às mesmas doenças, cujos patógenos permanecem no solo. Os fungos causam clorose, que causa o amarelecimento das folhas e estrias marrons nos caules. O controle de ervas daninhas e a rotação de culturas ajudam a prevenir a propagação de esporos.

A folhagem exuberante da planta eruka atrai insetos. A planta sofre com a traça-da-couve. Para combater essa praga devoradora de folhas, cave o solo profundamente, colete e queime as pupas, trate a planta com Karbofos e borrife-a com infusões feitas de folhas de batata e absinto.

Os besouros-pulga crucíferos se alimentam das saborosas folhas da rúcula. Para matar os insetos, instale armadilhas, trate as folhas com emulsão de triclormetafós e arar o solo cuidadosamente. As folhas de rúcula são adicionadas aos pratos quentes no final do cozimento, pois seu sabor agradável e aroma requintado se perdem durante o cozimento prolongado. A rúcula fresca não murcha se armazenada em local fresco por vários dias.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata