- É possível cultivar rúcula no peitoril da janela em casa?
- As variedades mais adequadas para crescer no peitoril da janela
- As nuances do cultivo de safras
- Seleção de capacidade
- Preparação do solo
- Semeando sementes
- Especificidades do cuidado com uma planta de casa
- Regularidade da rega
- Iluminação
- Temperatura
- Cobertura superior
- Desbaste
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento
- As propriedades benéficas da rúcula
A rúcula é uma planta da família das crucíferas. Também é conhecida como eruca, rúcula, indau e lagarta. A rúcula é um alimento básico da culinária mediterrânea. Saborosa e saudável, ela pode ser usada para fazer saladas, molhos, aperitivos e sopas. Pode ser cultivada não apenas no jardim, mas também em ambientes internos. Abaixo, informações sobre... Como cultivar rúcula em casa no parapeito da janela. Com o conhecimento certo, isso não será nada difícil.
É possível cultivar rúcula no peitoril da janela em casa?
As folhas verdes para salada contêm uma grande quantidade de vitaminas e microelementos. As folhas verdes têm um sabor de nozes e mostarda, com um leve toque ácido. Cultivar rúcula em ambientes fechados durante o inverno não só é possível, como também essencial. Em ambientes fechados — em uma varanda ou galeria —, essa verdura saudável crescerá ainda mais rápido do que em um jardim. Em ambientes externos, ela pode ser suscetível a infestações de pragas, que podem destruí-la em minutos.
As variedades mais adequadas para crescer no peitoril da janela
Os criadores desenvolveram muitos variedades de rúcula anual e bienalAmbas as variedades podem ser cultivadas ao ar livre, mas em ambientes internos, apenas as hortaliças anuais são cultivadas. As seguintes variedades são as mais indicadas:
- Poker. Esta variedade de maturação precoce amadurece em 22 a 28 dias. Os arbustos atingem 20 centímetros e as folhas têm sabor de mostarda.
- Uma curiosidade. Esta variedade de rúcula amadurece em 25 dias. As folhas têm um sabor excelente.
- Flechas de Cupido. Esta variedade amadurece 35 dias após a germinação. Suas lâminas foliares lembram as de um dente-de-leão.
- Olivetta. A planta amadurece em 3 semanas. Possui um sabor característico de nozes.
- Solitário. Folhas verde-escuras são consumidas 35-40 dias após a semeadura.
- Coltivata. A rúcula de maturação precoce possui folhas muito aromáticas, contendo grande quantidade de óleos essenciais.
- Sicília. Esta variedade de meia estação atinge 60 centímetros de altura. As folhas são pinadas, dissecadas e em forma de lira. Possuem sabor e aroma de nozes.
- Koltivata. As folhas atingem uma altura de 10 a 15 centímetros. A variedade amadurece em 20 a 25 dias.
Informações adicionais: As folhas das plantas jovens são mais tenras do que as das plantas do segundo ano, por isso a rúcula é normalmente cultivada como uma salada anual.
As nuances do cultivo de safras
Cultivar rúcula dentro de casa é fácil. Para garantir que as folhas brotem rapidamente e desenvolvam uma roseta de folhas saborosas e nutritivas, semeie-as em um recipiente de tamanho adequado e em solo com a textura desejada.
Seleção de capacidade
Escolha um recipiente raso para semear a rúcula, pois esta erva tem um sistema radicular raso. Caixas pequenas ou vasos largos são usados para essa finalidade. Adicione terra a uma profundidade de 6 a 7 centímetros. Certifique-se de fazer furos nos recipientes para drenagem. As sementes plantadas em vasos germinarão, podendo ser consumidas ou guardadas como item decorativo.

Preparação do solo
Para plantar rúcula, escolha um solo solto e respirável. Deve ser ligeiramente alcalino ou neutro. Solos muito ácidos podem ser neutralizados com cal. O solo pode ser comprado em uma floricultura ou preparado em casa com os seguintes ingredientes:
- terra de turfa;
- húmus de folhas;
- areia.
Você pode retirar solo de um terreno onde foram cultivadas leguminosas. Isso solta o solo e também o enriquece com nitrogênio. Para desinfetar o substrato, leve-o ao forno duas semanas antes de semear as sementes. Em seguida, você pode adicionar preparações de bactérias do solo, como Baikal M1.
Semeando sementes
O material da semente é separado, seco e as sementes estragadas são descartadas.

O procedimento de semeadura é realizado corretamente da seguinte forma:
- no fundo da caixa é colocada drenagem feita de argila expandida ou pequenas pedras;
- solo preparado é despejado sobre ele;
- no substrato umedecido, faça sulcos de 1 a 1,5 centímetros de profundidade, nos quais as sementes devem ser semeadas a uma distância de 3 centímetros umas das outras;
- então elas são cobertas com terra.
Para acelerar a germinação, cubra o recipiente com vidro ou filme plástico. Isso conclui o processo de plantio; o próximo passo é cuidar da rúcula.
Especificidades do cuidado com uma planta de casa
A bandeja de mudas é colocada no parapeito da janela. O material de cobertura é removido diariamente para permitir que as plantas arejem. Caso contrário, pode haver acúmulo de umidade, o que pode favorecer o crescimento de microrganismos patogênicos.

Regularidade da rega
A suculência das folhas depende em grande parte da quantidade de água aplicada às raízes. Água insuficiente também pode fazer com que as folhas fiquem com gosto amargo. A rúcula deve ser regada de forma que o solo fique úmido, mas não encharcado. Se o solo estiver solto e permeável, a rega deve ser diária.
Iluminação
Coloque a bandeja de plantio no parapeito da janela mais iluminado. Sem luz adequada, as folhas da rúcula ficarão finas e fracas. Se a luz for insuficiente durante o inverno, forneça iluminação suplementar com lâmpadas artificiais, fixadas de 50 a 60 centímetros acima da superfície do solo.
Temperatura
As sementes de especiarias podem germinar em temperaturas ambientes de 9 a 10 °C. No entanto, para uma germinação uniforme, uma temperatura de 17 a 20 °C é ideal. Se o ar estiver muito seco, borrife a área ao redor das mudas com água de um borrifador.

Cobertura superior
Fertilizantes, especialmente matéria orgânica, não são aplicados à rúcula. Isso prejudica seu sabor e aroma. Além disso, as folhas de crescimento rápido acumulam nitratos, que têm um impacto negativo no organismo. O simples plantio da planta em solo fértil fornecerá nutrição suficiente para seu crescimento e desenvolvimento.
Desbaste
Após regar, solte delicadamente a superfície do solo para permitir que o ar chegue às raízes. De seis a oito dias após a germinação, desbaste as plantas, removendo os brotos mais fracos e de crescimento mais curto, próximos às raízes. Estes podem ser consumidos, pois mesmo nessa idade contêm nutrientes.

Proteção contra doenças e pragas
A rúcula raramente é atacada por pragas em ambientes fechados. Isso geralmente ocorre em campo aberto, onde a planta é atacada por besouros-pulga. Estes podem destruir rapidamente toda a plantação. No entanto, se isso acontecer em ambientes fechados, a rúcula deve ser polvilhada com cinzas de madeira.
Arbustos podem ser infectados por doenças devido a cuidados inadequados. Por exemplo, plantações muito densas podem levar ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos. Rúcula infectada com fungos não deve ser consumida. Arbustos também podem ser infectados devido à presença de mofo no solo. Por esse motivo, o solo deve ser desinfetado antes do plantio.
Importante! Não borrife a rúcula com produtos químicos, caso contrário, todas as substâncias nocivas entrarão no seu corpo.
Colheita e armazenamento
Comece a colher as folhas quando atingirem 10 centímetros. Não é necessário arrancar completamente o arbusto; basta remover gradualmente as folhas maiores antes do cozimento. Assim, a rúcula pode ser consumida por até seis semanas.

Se você tiver muita rúcula, pode secá-la para usá-la mais tarde como guarnição em diversos pratos. Seque as folhas em um local quente e à sombra por uma semana. Como alternativa, guarde a rúcula na geladeira, picada e amassada com sal.
As propriedades benéficas da rúcula
As verduras picantes afetam o corpo humano das seguintes maneiras:
- Limpa o intestino. Quando você come rúcula, a fibra alimentar que ela contém incha e age como uma escova para eliminar toxinas.
- Com conteúdo calórico mínimo, o corpo fica saciado por muito tempo.
- Devido à presença de um grande número de vitaminas, combate eficazmente resfriados e também ajuda a melhorar a imunidade.
- É um afrodisíaco.
- Usado externamente para se livrar de verrugas, calos e crescimentos.
- A rúcula é usada para clarear sardas e deixar a pele elástica e lisa.
- Uma máscara feita de ervas picantes aplicada nos folículos capilares previne a queda de cabelo.
A rúcula é um tesouro de vitaminas, essencial para as necessidades do corpo no inverno. Pode ser facilmente cultivada tanto em ambientes internos quanto externos. Com os devidos cuidados, produzirá folhas deliciosas e aromáticas em 21 a 30 dias, perfeitas para consumo fresco e armazenamento a longo prazo.











