- Sutilezas da culinária
- Como escolher physalis para geleia?
- Métodos de cozimento
- Geleia de physalis madura com ameixa
- Geleia perfumada de physalis com gengibre
- Geleia de Physalis com pêra e maçã
- Geleia de Physalis com limão
- Geleia feita de physalis de morango suculento
- Receita com adição de laranja
- Uma receita para uma physalis de abacaxi incomum
- Recursos de armazenamento
A Physalis, membro da família das solanáceas nativa das Américas, tem um sabor rico, tornando-se uma iguaria popular de inverno para donas de casa. No entanto, apenas as variedades de frutas vermelhas (morango) e vegetais (tomate mexicano) são comestíveis. Esta iguaria é usada como recheio de assados ou como acompanhamento de chá.
Sutilezas da culinária
Existem certas recomendações para todas as variedades:
- A geleia é feita apenas com physalis madura. Ela é bem lavada com água morna. Uma camada cerosa e difícil de remover complica o processo; será necessário raspá-la.
- Lavar as frutas será mais fácil depois de deixá-las de molho em água fervente por alguns minutos. Isso ajuda a remover o gosto amargo.
- Para cozinhar, é melhor usar um recipiente largo e esmaltado. Isso geralmente é feito em uma bacia.
- As frutas são furadas várias vezes para garantir que fiquem bem embebidas na calda.
- O petisco é cozido em várias etapas, com intervalos para imersão na calda.
- Ao cozinhar, é preciso retirar a espuma que se forma na superfície, que também é comestível.
O petisco é armazenado em um recipiente de vidro esterilizado e hermético para evitar que azede.
Como escolher physalis para geleia?
A maturação final é caracterizada pela secagem do cálice. Somente variedades comestíveis são utilizadas para a colheita. A physalis ornamental, conhecida como lanterna chinesa, é venenosa; é pequena e de cor amarelo-vivo. Os frutos comestíveis são muito maiores. As variedades comestíveis têm uma cor mais suave, que lembra os tomates-cereja.

Métodos de cozimento
Graças aos seus sabores ricos, esta geleia é extremamente popular. Existem várias maneiras de preparar esta iguaria. O segredo é preparar as frutas para cozinhar. Cada receita requer o mesmo preparo. As frutas são descascadas, lavadas com água quente e furadas.

Geleia de physalis madura com ameixa
Este delicioso produto é preparado com os seguintes ingredientes:
- ameixa (0,8 kg);
- physalis (1,7 quilogramas);
- areia (2,4 quilos);
- 0,4 litros de água;
- ácido cítrico - a seu critério.

A ameixa é cortada em gomos sem caroço. A physalis é mergulhada em água fervente por meio minuto e depois cortada. O açúcar é misturado à água até dissolver. Os ingredientes principais são adicionados e a fruta é deixada em repouso por três horas.
Após esse período, leve tudo para ferver em fogo baixo e cozinhe por 15 minutos. Quando a fruta ficar translúcida, adicione o ácido cítrico e cozinhe por 8 minutos.
Geleia perfumada de physalis com gengibre
Esta combinação proporciona um excelente efeito anti-inflamatório. O remédio ajudará com resfriados e infecções.

Para prepará-lo, você precisa:
- physalis (1 quilograma);
- areia (1,2 quilogramas);
- raiz de gengibre (30 gramas);
- um copo de água.
A raiz de gengibre é descascada, lavada, seca e cortada em pequenos pedaços. O gengibre é colocado em uma panela com água, levado à fervura e cozido por 2 minutos. O açúcar é adicionado gradualmente, mexido e levado novamente à fervura. Os frutos parboilizados são colocados em uma panela, a mistura de açúcar e gengibre é adicionada e a mistura é deixada em infusão por uma hora. A panela é levada ao fogão e cozida até ficar translúcida. Retire do fogo ainda quente.
Geleia de Physalis com pêra e maçã
Para preparar uma delícia de pêra e maçã, você precisará de:
- 1 quilo de cada um de physalis, maçãs e peras;
- 3 quilos de açúcar;
- 1 limão.
Prepare a physalis: retire o miolo das maçãs e peras (a casca é opcional) e corte tudo em pedaços pequenos. Coloque-as em uma panela por várias horas. Em seguida, em fogo baixo, cozinhe até ferver, retire a espuma e cozinhe até ficar macio, com uma cor rica de mel e frutas translúcidas. Escalde o limão, esprema o suco e despeje na mistura.

Geleia de Physalis com limão
Para preparar, você precisará dos seguintes ingredientes:
- um quilo de physalis de morango e açúcar;
- limão;
- uma pitada de ácido cítrico;
- um copo de água.

Corte um limão seco e lavado em fatias finas, removendo as sementes. Adicione água, cozinhe em fogo baixo por cinco minutos, adicione metade do açúcar e cozinhe em fogo baixo por mais cinco minutos. Despeje a mistura sobre as frutas vermelhas preparadas. Leve ao fogo baixo por 10 minutos, evitando ferver muito. Mexa e deixe a geleia descansar durante a noite. De manhã, adicione o restante do açúcar, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, mexa e adicione o ácido cítrico.
Geleia feita de physalis de morango suculento
Os seguintes produtos são utilizados para a preparação:
- meio quilo de physalis de morango;
- dois copos de açúcar;
- 4 colheres de sopa de água;
- um quarto de limão;
- 1 pau de canela.
Encha uma panela de fundo grosso com água e açúcar, aqueça em fogo baixo até que o açúcar dissolva e adicione a canela. Adicione um limão lavado, descascado e sem sementes, cortado em rodelas, leve para ferver e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Adicione as frutas vermelhas preparadas e cozinhe em fogo baixo por mais 1/3 de hora. Em seguida, retire a panela do fogo e descarte a canela para evitar que o aroma se sobreponha.

No dia seguinte, leve o conteúdo para ferver e cozinhe por um terço de hora. O cozimento pode ser repetido intermitentemente (quanto mais tempo cozinhar, mais espesso o produto ficará).
Receita com adição de laranja
A seguinte composição de ingredientes é usada:
- 1 quilo de physalis e açúcar;
- laranja (1-2 pedaços);
- uma pitada de canela em pó (a gosto).

Coloque as frutas vermelhas preparadas e picadas em um recipiente com açúcar e deixe em temperatura ambiente por 24 horas, agitando ocasionalmente, até formar o suco. Se a calda não escorrer facilmente, adicione um pouco de água. Coloque as laranjas em água quente por 10 minutos, depois seque-as, corte-as e retire as sementes.
Ferva a physalis em uma panela. Adicione as laranjas e a canela em pó; misture tudo e retire do fogo. Deixe a panela em temperatura ambiente por 24 horas. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por 20 a 30 minutos.

Uma receita para uma physalis de abacaxi incomum
Tem um sabor mais doce e para prepará-lo você vai precisar de:
- 1 quilo de fruta;
- água (1 copo);
- açúcar (1,2 quilogramas);
- ácido cítrico (3 gramas).
Deixe as frutas vermelhas picadas em infusão com açúcar por 3 a 4 horas. Aqueça até ferver e cozinhe em fogo baixo por mais cinco minutos. Deixe esfriar e aqueça novamente até ferver. Em seguida, adicione ácido cítrico. Deixe a mistura ferver.

Recursos de armazenamento
As frutas são armazenadas em local fresco e seco, em pequenas caixas ventiladas ou engradados de treliça.
Frutas maduras podem ser armazenadas por no máximo 2 meses. Altas temperaturas aceleram o amadurecimento e a deterioração. É importante verificar regularmente o estado das frutas e remover as que estiverem estragadas.











