A saborosa geleia de pêssego e ameixa é uma delícia de inverno bastante incomum. Os pêssegos geralmente são preparados sozinhos ou com frutas cítricas, como limões e laranjas. As ameixas, por outro lado, costumam ser preparadas com cerejas e maçãs. A combinação de pêssegos e ameixas em um prato é pouco convencional, mas tentadora. Até mesmo um cozinheiro iniciante pode fazer esta geleia.
As especificidades da preparação da geleia de ameixa e pêssego para o inverno
Doces de ameixa e pêssego são uma verdadeira bomba de vitaminas. Mas para reter o máximo de nutrientes encontrados em frutas frescas, você só precisa considerar algumas nuances. Especificamente:
- Não descasque os pêssegos, mesmo que a casca seja bem grossa. Isso evitará que a casca perca o formato e preservará uma alta porcentagem de taninos, o que dará à geleia uma consistência espessa.
- Para remover a placa bacteriana das ameixas, lave-as com água fria e depois coloque-as em água quase fervente por 2 minutos.
- Durante o cozimento, certifique-se de retirar a espuma fina. Caso contrário, a geleia ficará turva, o que não será benéfico.
- Você pode adicionar um espessante, como gelatina de mesa comum. Dessa forma, você não precisará cozinhar a mistura por muito tempo, o que preservará mais vitaminas.
A geleia de ameixa e pêssego costuma inchar, então é melhor não correr riscos e esterilizar completamente todos os recipientes e utensílios utilizados.

Preparando frutas e ingredientes necessários
Ameixas e pêssegos devem estar maduros. Escolha frutas com caroços que se separem facilmente da polpa, em vez de grudados nela. Produtos que não estejam frescos, por exemplo, se apresentarem arranhões, abrasões, sinais de podridão, manchas escuras ou pontos moles, é melhor deixar para outros preparos.
A fruta deve ser bem lavada em água fria. Remova qualquer placa bacteriana das ameixas. Os pêssegos podem ser lavados em água quente, mas não em água fervente — isso separará a casca da polpa e eles simplesmente se desfarão durante o preparo da geleia.

Seleção e esterilização de recipientes
O recipiente que você escolher é arbitrário. Tanto potes de 1 quanto de 2 litros servem. A preparação certamente estragará se você usar potes mal esterilizados ou mal lavados.
A esterilização é realizada usando um método conveniente.
Se você tiver muitos potes, pode colocá-los imediatamente no forno e deixá-los descansar por 10 minutos. Você também pode remover todos os germes esterilizando-os no micro-ondas ou em uma chaleira fervente. As tampas não precisam da esterilização tradicional; basta colocá-las em água fervente por 2 a 3 minutos.

Receita e instruções passo a passo para fazer geleia de pêssego e ameixa
Para uma geleia sem sementes, use:
- 1 quilo de ameixas;
- meio quilo de pêssegos;
- 1 quilo de açúcar;
- um pouco de água;
- qualquer espessante de acordo com a receita.
O algoritmo de cozimento é o seguinte:
- Seque as ameixas, retire os cabinhos e os caroços e divida-as em duas partes.
- Faça uma calda com água e açúcar.
- Despeje a calda sobre as ameixas e deixe esfriar.
- Leve ao fogo e cozinhe por 5 minutos, retirando a espuma.
- Retire do fogo, espere esfriar e repita o processo anterior.
- Corte os pêssegos em quatro a seis pedaços.
- Adicione os pêssegos à mistura.
- Ferva por 5 minutos, retirando a espuma.
- Adicione espessante.
A geleia é selada em potes enquanto está quente.

Termos e condições de armazenamento
Armazene em local seco e escuro. A validade máxima é de até dois anos. Se a geleia já tiver sido aberta, ela pode ser mantida na geladeira, na prateleira de baixo, por no máximo duas semanas.
Regras de serviço
Sirva a geleia gelada. Deliciosa com torradas quentes e tortas. Também pode ser usada como recheio de pães, tortas e bolos.









