Receitas simples para fazer geleia de mirtilo com pectina e gelatina para o inverno, Geleia de cinco minutos com e sem cozimento

Donas de casa experientes sabem que geleia feito de mirtilos suculentos é preferível à geleiaIsso se deve às propriedades únicas desta fruta. Este método de cozimento preserva todas as suas propriedades benéficas, garantindo o melhor sabor e a melhor durabilidade durante todo o inverno. Este produto é usado como sobremesa independente e como ingrediente em outros pratos.

Características, prós e contras da geleia de mirtilo

Para as donas de casa que estão fazendo geleia dessas frutas pela primeira vez, é importante entender os prós e contras dessas frutas e da sobremesa de inverno feita com elas.

Mirtilos e geleia

Sua principal diferença na tecnologia de preparo é que utiliza ingredientes picados, enquanto outros tipos de conservas utilizam frutas inteiras. Picar simplifica o processo de cozimento.

Outras vantagens incluem:

  1. O processo de cozimento ocorre em uma única fervura. Isso ocorre porque os ingredientes não precisam ser preservados intactos e podem ser cozidos em fogo baixo por um período mais longo.
  2. Não há necessidade de selecionar cuidadosamente as frutas. Quase qualquer uma serve. O principal é evitar as podres ou mofadas. O resto vai se misturar durante o corte e o cozimento.
  3. A consistência é perfeita para comer ou espalhar em assados. Sua espessura evita que se espalhe.
  4. Muito adequado para fazer confeitaria.
  5. As vitaminas são melhor preservadas com esse método de cozimento.

As principais desvantagens são o maior tempo de fervura e a redução significativa de volume durante o processo de cozimento.

Preparando o ingrediente principal

Os procedimentos preparatórios antes de preparar o prato não são diferentes de outras receitas:

  1. Remova folhas, galhos e outras impurezas.
  2. Lave em água corrente e depois deixe de molho por um curto período.
  3. Frutas podres e mofadas devem ser removidas para que não estraguem as demais.
  4. Cozinhe em um recipiente de fundo grosso em baixas temperaturas. Isso facilitará a liberação dos sucos.

Mirtilos

Mirtilos muito maduros são melhores para fazer geleia. Eles contêm mais vitaminas e açúcar. Portanto, é melhor colhê-los um pouco mais tarde para garantir que estejam totalmente maduros.

Como fazer geleia de mirtilo em casa

Há muitas maneiras de fazer geleia de mirtilo. Cada um escolhe a que mais lhe convém. Se você tiver muitas frutas, pode usar várias receitas ao mesmo tempo.

Uma receita simples para o inverno

O armazenamento a longo prazo durante o inverno exige um cozimento prolongado das frutas. Isso é importante para preservar as vitaminas e os nutrientes. Por isso, os cozinheiros domésticos selecionam cuidadosamente a receita certa.

Para fazer geleia para o inverno, você precisará de:

  • frutas – três quilos;
  • açúcar granulado - três quilos;
  • pectina em pó – 3 colheres.

Geleia de mirtilo

Prepare os mirtilos e coloque-os na panela. Adicione o açúcar granulado. Bata os ingredientes até obter uma mistura homogênea usando o método de sua preferência. Em seguida, adicione a pectina em pó e misture bem.

Coloque a mistura resultante no fogão em fogo médio até ferver. Reduza o fogo e deixe cozinhar por sete minutos. Em seguida, coloque em recipientes e conserve. Deixe esfriar.

Essa tecnologia permite a preservação de vitaminas e garante longa vida útil.

Cinco minutos

Preparar a sopa "5 Minutos" é muito simples e rápido. Esta receita também preserva todas as vitaminas e minerais, pois leva apenas cinco minutos para ferver.

Precisaremos de:

  • frutas – um quilo;
  • açúcar granulado – quinhentos gramas.

Amasse a fruta usando um método prático. Transfira para um recipiente de fundo grosso, adicione açúcar granulado e misture.

Aqueça e deixe ferver. Deixe cozinhar em fogo baixo por cinco minutos. Depois, enlate. A desvantagem desse método é sua curta validade.

Sem cozinhar

Você pode fazer geleia sem tratamento térmico.

Para isso precisaremos de:

  • bagas – um quilo;
  • açúcar granulado - dois quilos.

As frutas são amassadas, açúcar granulado é adicionado e a mistura é misturada até ficar homogênea.

Leve ao fogo e aqueça a 85 graus Celsius. Em seguida, despeje em recipientes esterilizados e conserve. Todas as substâncias benéficas e vitaminas serão preservadas.

Um copo de mirtilos

Em uma multicozinha

Uma panela elétrica torna esta sobremesa de inverno muito fácil. Coloque mirtilos e açúcar em um recipiente. Ajuste o forno para "Assar" e cozinhe por trinta minutos. Em seguida, ajuste o forno para "Ensopado" e cozinhe por sessenta minutos. Depois, embale e enlate.

Com gelatina

Precisaremos de:

  • bagas - um quilo;
  • açúcar granulado - quinhentos gramas;
  • Grânulos de gelatina - um pacote.

A gelatina é adicionada para engrossar ainda mais. Ela deve ser dissolvida em água e adicionada à mistura fervente em até vinte minutos após a fervura.

Depois, fervemos por mais um quarto de hora. O produto final é enlatado.

Geleia com gelatina

Com pectina

Precisaremos de:

  • frutas – um quilo;
  • açúcar granulado – quinhentos gramas;
  • pectina - um pacote.

O processo de preparo é o mesmo da receita clássica. Adicione o pó até meia hora após a mistura ferver. Em seguida, cozinhe em fogo baixo por mais um pouco. Este produto deve ser consumido em até um ano.

Potes de geleia

Com banana

Composto:

  • bagas - um quilo;
  • bananas - um quilo;
  • açúcar granulado - um quilo.

Misture e triture os ingredientes, adicione o açúcar. Cozinhe por 15 minutos e depois guarde em potes de conserva.

Com especiarias

Para dar mais sabor ao preparo, diversas ervas podem ser adicionadas. Cada cozinheiro adapta isso ao seu gosto.

Geleia de mirtilo

Sem açúcar

Para quem tem alergia a açúcar, a geleia pode ser preparada com substitutos e adoçantes. Também é possível fazer a geleia sem nenhum ingrediente doce. Basta ferver bem a fruta madura e embalá-la em recipientes.

Com limão

A adição de cítricos cria um aroma único e agradável. O limão é o mais utilizado. Também permite que o produto seja armazenado por mais tempo.

Geleia de mirtilo

Como armazenar geleia de mirtilo

Quando preparado de acordo com os procedimentos adequados, o produto tem boa conservação e sua validade é de até três anos.

Geleias preparadas de acordo com receitas rápidas devem ser consumidas em pouco tempo.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata