- O que é amora silvestre e quais são seus benefícios?
- Colheita e preparação de culturas
- Quais recipientes são recomendados para conservas?
- Como conservar frutas vermelhas para o inverno: as melhores receitas de geleia
- Receita com sementes
- Opção sem sementes
- Geleia e compota de frutos silvestres
- Geleia de frutas vermelhas
- Data de validade e características de armazenamento
Amoras-silvestres, ou amoras-de-Berendey, crescem em todos os lugares, mas poucas pessoas as preservam para uso futuro. Isso pode ocorrer porque as frutas são bem pequenas e têm um sabor distintamente ácido. Enquanto isso, alguns potes de geleia ou conserva de amoras-silvestres podem e devem ser conservados para o inverno. Essas conservas não só são surpreendentemente aromáticas e deliciosas, como também são saudáveis, especialmente durante a temporada de gripes e resfriados.
O que é amora silvestre e quais são seus benefícios?
A amora-silvestre, também conhecida como romã-do-norte, é uma planta rasteira com pequenos frutos vermelhos ou alaranjados. A fruta em si consiste em várias vagens suculentas com sementes grandes. Tem um sabor muito suculento e ligeiramente ácido.
As frutas vermelhas são ricas em vitamina C, fitoncidas e tocoferol. Infusões e sucos de frutas têm propriedades diaforéticas e antipiréticas e são recomendados para anemia. O suco de frutas fresco ajuda a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos e a eliminar o colesterol do corpo.

Colheita e preparação de culturas
A colheita começa no final de julho e continua até o início de setembro. Cresce nas florestas de coníferas e caducifólias da Rússia e da Sibéria europeias. A amora-silvestre prospera em clareiras ensolaradas, e arbustos com frutas vermelhas podem ser vistos ao longo das trilhas da floresta.
As frutas devem ser colhidas pela manhã, depois que o orvalho secar. É melhor usar baldes de plástico ou qualquer outro recipiente com fundo rígido para evitar que as frutas fiquem machucadas. Prepare-se para passar bastante tempo colhendo amoras silvestres para geleia.
Antes do enlatamento, os frutos são selecionados, os verdes são removidos e as sépalas são arrancadas. Em seguida, são lavados com água.
Quais recipientes são recomendados para conservas?
Evite usar recipientes de plástico. Primeiro, o plástico não é um material ecologicamente correto e, segundo, pode liberar substâncias perigosas quando aquecido. Além disso, esses recipientes não podem ser esterilizados.
Potes de vidro com capacidade de 0,5 a 1 litro são adequados para geleias. Para conservas ou geleias, é melhor escolher recipientes menores para que o conteúdo possa ser consumido de uma só vez.
Importante: Os recipientes devem ser esterilizados em forno quente ou no vapor antes do uso. Despeje a geleia em potes quentes para armazenamento.
Os potes de geleia de amora silvestre preparada podem ser deixados durante o inverno sem esterilização. Se você for guardar a geleia na geladeira, pode usar tampas de metal com rosca.

Como conservar frutas vermelhas para o inverno: as melhores receitas de geleia
Essas frutas saudáveis são secas, congeladas e transformadas em suco. A geleia, deliciosa por si só, pode ser usada como recheio de assados ou como base para molhos doces. Abaixo, receitas simples que qualquer dona de casa pode fazer. E os resultados farão as delícias da sua família durante todo o inverno.
Receita com sementes
A maneira mais fácil de preservar todas as propriedades benéficas das frutas vermelhas para o inverno é fazer uma geleia de cinco minutos. Para cada quilo de frutas vermelhas, use cinco xícaras de açúcar e duas xícaras de água. Faça uma calda com a água e o açúcar. Em seguida, adicione as frutas vermelhas e cozinhe em fogo baixo, removendo a espuma, por cinco minutos. Deixe esfriar completamente, cerca de algumas horas. Repita o processo mais duas vezes. Despeje a geleia pronta em potes quentes e feche bem.

Opção sem sementes
O sabor é mais delicado. As amoras-silvestres são bem pequenas, então a única maneira de remover as sementes é amassá-las primeiro com um garfo e depois passá-las por uma peneira grossa. Nesse caso, não é necessário cozinhar a calda. Polvilhe a mistura resultante com açúcar na proporção de 1,5 kg para cada 1 kg de amoras-silvestres.
Deixe descansar por 10 a 12 horas. Cozinhe em fogo baixo, retirando a espuma. Assim que a calda engrossar e ficar viscosa, a geleia de amora-silvestre está pronta para o inverno.
Geleia e compota de frutos silvestres
Para um frasco de 0,5 litro de produto acabado, você precisará de:
- amoras silvestres – 4 xícaras;
- açúcar – 3 xícaras.
Coloque as frutas vermelhas preparadas em um recipiente, adicione um copo de água e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Assim que as frutas começarem a estourar, retire do fogo e coe por uma peneira. Adicione o açúcar ao purê resultante e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Não cubra, pois isso permitirá que a umidade evapore mais rápido. Despeje a geleia pronta em potes e deixe esfriar completamente.
Se a geleia ficar um pouco líquida, não se preocupe; ela engrossará depois de esfriar.

Geleia de frutas vermelhas
Para 1 quilo de amoras silvestres, você precisará da mesma quantidade de açúcar. Coloque as amoras silvestres em uma panela e adicione 2 xícaras de água. Deixe ferver. Coe a mistura quente por uma peneira. Em seguida, adicione o açúcar e cozinhe até engrossar (você pode fazer isso em várias etapas). Despeje a geleia preparada em potes quentes. Para esterilização adicional, envolva os potes em um cobertor ou manta velha.

Data de validade e características de armazenamento
É melhor armazenar a geleia de amora silvestre em um local fresco e escuro. Por exemplo, na prateleira de baixo da geladeira ou em uma varanda isolada. Se isso não for possível, você pode guardar os potes em um armário ou em caixas longe do aquecedor.
A geleia com sementes pode ser armazenada na geladeira por até um ano e, em local aquecido, por até seis meses. A geleia sem sementes, assim como as gelatinas e conservas, pode ser armazenada por até três anos se os potes tiverem tampas de metal. Um pote aberto pode ser armazenado na geladeira por até três semanas.
A geleia cristalizada pode ser salva simplesmente fervendo-a novamente com um pouco de água. No entanto, qualquer geleia que desenvolva mofo na superfície deve ser descartada imediatamente.











