Muitas donas de casa conservam tomates para o inverno. Se conservados corretamente, eles duram de 2 a 3 anos. No entanto, às vezes, as conservas são preparadas incorretamente, o que faz com que fiquem turvas. Portanto, é recomendável entender com antecedência por que os tomates estão ficando turvos em potes e o que fazer a respeito.
Por que os tomates em potes ficam turvos?
Mesmo usando receitas confiáveis e testadas pelo tempo, você não pode ter 100% de certeza de que suas conservas não vão estragar. Existem vários motivos comuns pelos quais a salmoura de tomate fica menos transparente.
Isso inclui o seguinte:
- utilização de tomates de baixa qualidade e que apresentem sinais de podridão;
- enxágue inadequado de vegetais utilizados para enlatamento;
- uso de potes de vidro não esterilizados;
- potes mal fechados, nos quais o oxigênio penetra gradualmente;
- não observância das proporções e adição de grande quantidade de vinagre líquido ou sal.
É possível comer tomates em salmoura turva?
Muitas pessoas cujos tomates ficaram turvos depois de enlatados estão se perguntando se podem comê-los.

A turbidez da salmoura nos potes indica que o processo de fermentação começou. Vegetais fermentados são inofensivos ao corpo humano e, portanto, podem ser consumidos se desejado.
No entanto, eles só podem ser consumidos se as tampas dos potes não estiverem estufadas. Se estiverem, é sinal de botulismo. Esses alimentos enlatados são contraindicados, pois desenvolvem ativamente E. coli, que é prejudicial aos seres humanos.
O que fazer se a salmoura ficar turva: refazendo preparações turvas
Tomates em conserva que começaram a ficar turvos não devem ser descartados imediatamente, pois podem ser reutilizados. Para isso, recomenda-se abrir todos os recipientes de tomates e colocá-los em um local fresco e escuro. Eles devem ser mantidos nesse ambiente por cerca de uma semana e meia. Se a salmoura tiver se dissipado, os tomates podem ser enlatados novamente e armazenados na adega.

Para fazer isso, execute as seguintes etapas:
- Retire os vegetais. Primeiro, retire os tomates do recipiente, lave-os com água e coloque-os na salmoura.
- Escorra a salmoura. Após retirar os vegetais, escorra a salmoura turva e esterilize e enxágue o recipiente.
- Preparando a marinada. Despeje a marinada nova e os tomates nos potes limpos e feche-os com tampas.
Como evitar que alimentos enlatados fiquem turvos no futuro?
Existem algumas recomendações que devem ser seguidas para evitar que os alimentos enlatados fiquem turvos no futuro:
- Seleção cuidadosa de tomates. Todos os tomates a serem enlatados são selecionados. Isso é feito para remover os que estiverem podres.
- Esterilização. Para reduzir a probabilidade de turvação da salmoura, esterilize o recipiente.
- Selagem cuidadosa. Os alimentos enlatados devem ser selados de forma que o gargalo fique bem fechado. Não deve haver rachaduras que permitam a entrada de ar.

Requisitos básicos para esterilização de recipientes
Antes de enlatar, você deve aprender a esterilizar corretamente os potes. O método mais simples é usar água fervente. Para isso, coloque os potes de cabeça para baixo em uma panela grande e encha o recipiente com água. Em seguida, coloque a panela no fogão a gás e ferva a água por vinte minutos. Esse tempo é suficiente para esterilizar os potes de vidro e remover as bactérias.
Conclusão
Às vezes, após conservar tomates, a salmoura nos potes começa a ficar turva. Portanto, é importante entender as causas dessa turvação e como resolver o problema com antecedência.










