- Metas e objetivos do rejuvenescimento de arbustos
- Métodos para renovar groselhas
- Aparar
- Transferir
- Quais são os prazos para concluir o trabalho no jardim?
- Na primavera
- No outono
- Preparando as ferramentas
- Técnica de poda rejuvenescedora
- Variedades vermelhas e pretas
- Arbustos negligenciados
- Arbustos bem cuidados
- Instruções passo a passo para o procedimento
- Cuidados com as plantas depois
- Possíveis erros
Arbustos frutíferos tendem a produzir menos frutos ao longo dos anos. Jardineiros experientes certamente sabem como rejuvenescer groselhas negras adequadamente para garantir que produzam frutos abundantes ano após ano. Diversos métodos eficazes foram desenvolvidos, mas a escolha de qual método escolher depende das habilidades, capacidades e recursos do jardineiro.
Metas e objetivos do rejuvenescimento de arbustos
Os arbustos de groselha precisam ser replantados por vários motivos. Os mais comuns incluem:
- a necessidade de restaurar a saúde das plantas após um ataque de pragas;
- forte crescimento de arbustos e criação de obstáculos ao desenvolvimento de plantas próximas;
- o arbusto foi inicialmente moldado incorretamente, como resultado disso ele se desenvolve incorretamente e dá poucos frutos;
- longos galhos espalhados pelo chão;
- as groselhas são cultivadas no mesmo local por mais de 5 anos, o que faz com que os frutos fiquem menores;
- O sistema radicular do arbusto está danificado.
Tomar medidas oportunas para rejuvenescer as groselhas não só ajuda a melhorar o rendimento, mas também aumenta a aeração e a resistência a doenças e pragas.
Métodos para renovar groselhas
Você pode renovar um arbusto de groselha transplantando-o para um novo local ou podando-o.Ambos os métodos são eficazes e eficientes.
Aparar
Os arbustos de groselha devem ser podados regularmente. Galhos danificados, secos e doentes devem ser removidos. Os brotos localizados nas áreas mais baixas e sombreadas do arbusto também devem ser podados. Também devem ser removidos os brotos que produzem uma colheita escassa e os galhos com um ano de idade pouco desenvolvidos. Para aumentar a produtividade, as pontas dos brotos devem ser aparadas até formar brotos laterais fortes. Isso estimula o crescimento do arbusto de groselha.

Transferir
Às vezes, o replantio é simplesmente inevitável. Recomenda-se fazê-lo na primavera ou no outono. O replantio de outono é realizado depois que o arbusto perde as folhas e para de crescer.
Deve faltar pelo menos 1 mês para o início do tempo frio para que as groselhas possam criar raízes bem e sobreviver ao inverno.
Na primavera, o replantio é feito imediatamente após o derretimento da neve. O solo deve ter tempo para descongelar. Nesse ponto, o arbusto ainda não teve tempo de despertar. Após o início da floração, não é mais possível replantar as plantas, pois elas são sensíveis a esse procedimento e podem não criar raízes no novo local.
Quais são os prazos para concluir o trabalho no jardim?
A jardinagem geralmente é feita na primavera ou no outono. O momento exato depende da região específica e do clima.

Na primavera
A primavera é a melhor época para rejuvenescer as groselhas, pois os brotos danificados são facilmente visíveis. É importante lembrar que, com o início do clima mais quente, as plantas começam a liberar seiva ativamente e os brotos incham. As groselhas também crescem visivelmente em altura durante esse período. É importante concluir todos os procedimentos antes dessa época.
No outono
No outono, recomenda-se rejuvenescer as groselhas negras após a queda das folhas. A planta já formou brotos para a próxima estação e entrou em um período de dormência. A desvantagem é que galhos danificados e doentes são difíceis de detectar nessa época. No entanto, fica claro quais galhos produziram frutos ruins na temporada passada.
Preparando as ferramentas
O rejuvenescimento da groselha preta é realizado usando um conjunto padrão de ferramentas de jardinagem, que incluem:
- tesouras de jardim;
- pequena serra;
- tesouras de poda.

Todas as ferramentas devem ter lâminas bem afiadas para evitar danos aos galhos e facilitar o trabalho. Após a poda de cada arbusto, as ferramentas devem ser desinfetadas.
Técnica de poda rejuvenescedora
A técnica para rejuvenescer arbustos de groselha vermelha, branca e preta é a mesma. Todos os passos são realizados da mesma forma.
Variedades vermelhas e pretas
Se você cultiva muitos arbustos de groselha em seu jardim, é uma boa ideia rejuvenescê-los anualmente. Visualmente, divida a planta em quatro seções e pode um quarto delas a cada ano. Essa abordagem permite remover rapidamente galhos velhos e com baixa produção. O arbusto em si permanece jovem e produz uma colheita abundante. Brotos fortes e saudáveis cortados durante a poda de rejuvenescimento podem ser usados para maior enraizamento e propagação.

Arbustos negligenciados
Leva vários anos para revitalizar um arbusto de groselha negra negligenciado. A cada estação, o arbusto é podado para reduzir brotos e folhagens velhas. Com o tempo, a qualidade e a quantidade da colheita aumentarão.
Em casos particularmente graves, os jardineiros selecionam galhos saudáveis e os enraízam, gerando uma planta nova e madura em apenas alguns anos.
Uma maneira simples de arrumar uma área negligenciada arbusto de groselha preta é podado Quase até as raízes. Ao longo da primavera, os tocos restantes são generosamente fertilizados com fertilizantes nitrogenados para garantir a rápida formação de novos brotos. Um arbusto frutífero completo pode ser formado a partir de apenas 5 a 6 ramos.
Arbustos bem cuidados
Groselhas negras bem cuidadas também requerem rejuvenescimento periódico para melhorar a qualidade e a quantidade da colheita. O arbusto requer poda regular, removendo brotos velhos ou danificados e folhagem densa. É importante garantir não apenas boa ventilação, mas também acesso à luz solar.

Instruções passo a passo para o procedimento
Para rejuvenescer adequadamente as groselhas negras sem danificá-las, você precisa seguir uma série de etapas:
- Inspecione o arbusto e decida se será necessária uma poda padrão ou se será necessário recorrer a medidas drásticas.
- Ao realizar uma poda radical, é necessário cortar os brotos quase completamente, deixando apenas tocos de 3 a 4 cm de altura.
- Na poda padrão, apenas galhos velhos, doentes ou danificados são cortados.
- As áreas cortadas são tratadas com cinzas de madeira, um estimulador de crescimento.
Cuidados com as plantas depois
Simplesmente rejuvenescer os arbustos de groselha não é suficiente. Após esse tratamento, a planta precisa de cuidados para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade no futuro. Durante o verão, um grande número de brotos laterais é formado, dos quais 5 a 6 dos mais fortes são selecionados, e o restante é removido. As ervas daninhas são removidas regularmente sob os arbustos de groselha preta e fertilizantes orgânicos e nitrogenados são adicionados ao solo. Os fertilizantes adequados incluem:
- serragem;
- cinzas;
- húmus.

À medida que a camada superior do solo seca, a rega é realizada. Não deixe que o solo ao redor do arbusto fique encharcado ou seco. Se os primeiros sinais de doenças ou impacto negativo de pragas forem detectados, o tratamento preventivo com fungicidas ou inseticidas é realizado imediatamente.
Possíveis erros
Erros ao rejuvenescer arbustos de groselha-negra são mais comuns entre jardineiros iniciantes, embora os experientes também não estejam imunes a eles. Os mais comuns incluem:
- Cortar apenas a parte superior dos brotos leva não apenas à formação incorreta, mas também ao espessamento das folhas e aos frutos menores.
- Galhos velhos, erroneamente considerados produtivos, não são removidos. Eles continuam a extrair nutrientes do solo e impedem que os brotos jovens se desenvolvam plenamente.
- Os prazos recomendados para a execução dos trabalhos não são respeitados, o que resulta na morte das groselhas.

Jardineiros frequentemente negligenciam medidas sanitárias, deixando de desinfetar ferramentas e tratando cortes com pesticidas ou piche. Como resultado, não apenas patógenos, mas também larvas de pragas penetram nas feridas dos brotos. Em vez de rejuvenescer e se desenvolver plenamente, as groselhas começam a adoecer, murchar e morrer.
Também é impossível ignorar os primeiros sinais de doenças e pragas e não realizar tratamentos preventivos.
Um arbusto que não teve tempo de desenvolver todo o seu vigor tem um sistema imunológico fraco e morre rapidamente devido a microrganismos patogênicos. Jardineiros experientes recomendam monitorar de perto a condição dos arbustos de groselha e podá-los imediatamente. Caso contrário, a ventilação inadequada e a falta de luz podem levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas, difíceis de tratar.
A colheita futura estará em risco. Iniciantes devem se familiarizar com o material teórico e consultar colegas experientes antes de começar a implementar as recomendações.











