- Tipos de ferrugem que afetam as groselhas vermelhas e pretas
- Colunar
- Em forma de cálice
- Sinais e causas da doença
- O que é perigoso para o mato e a colheita?
- Como combater a doença
- Produtos químicos
- Remédios populares
- Tintura de casca de alho
- Decocção de cavalinha
- Como tratar arbustos adequadamente
- Termos e duração do tratamento
- Instruções esquemáticas para pulverizar um arbusto
- Medidas preventivas contra a propagação de fungos
Quase todos os jardineiros cultivam diversas variedades de groselhas. Com o mínimo de cuidado, elas produzem uma colheita de frutas saudáveis e deliciosas, fornecendo ao corpo vitaminas essenciais. Mas, às vezes, surge um problema: a ferrugem da groselha. Todos os jardineiros devem saber como combatê-la e se a doença pode ser prevenida.
Tipos de ferrugem que afetam as groselhas vermelhas e pretas
A ferrugem é uma doença fúngica que danifica os arbustos de groselha. Ela aparece com mais frequência devido à presença de coníferas plantadas nas proximidades.
Colunar
Este tipo de ferrugem é caracterizado por afetar a superfície superior da lâmina foliar. Sua superfície externa é coberta por manchas amarelas, enquanto a superfície interna é coberta por numerosos pontos alaranjados. Esses pontos contêm esporos do fungo. O pico de incidência ocorre em julho e agosto.
Em forma de cálice
A ferrugem caliciforme em groselhas difere do tipo anterior por atacar a superfície da casca do arbusto, formando manchas avermelhadas. Essas manchas abrigam os esporos do fungo perigoso, que são transportados pelo vento ou por insetos, infectando plantas vizinhas. O pico da doença ocorre em maio e início de junho.

Sinais e causas da doença
Manchas de ferrugem aparecem nas groselhas devido aos efeitos negativos de um fungo que é ativado em climas úmidos e quentes. Durante períodos de seca, os sinais da doença raramente aparecem nas folhas e caules. Plantas que crescem em áreas baixas e densamente povoadas são mais suscetíveis à doença. Manchas de ferrugem nas groselhas também podem aparecer pelos seguintes motivos:
- infestação de pulgão-das-folhas;
- infestação de ácaros;
- danos causados pelo mosquito-da-galha da groselha.
Se qualquer uma das pragas acima aparecer em um arbusto, doenças fúngicas eventualmente se desenvolverão. Esses insetos não apenas carregam esporos de fungos em suas patas, mas também enfraquecem as plantas. Além disso, os sintomas de infestações de pragas e ferrugem são muito semelhantes, então um jardineiro iniciante pode não reconhecer imediatamente a verdadeira causa.

O que é perigoso para o mato e a colheita?
A ferrugem é uma doença fúngica perigosa. Se não for tratada, pode destruir completamente um arbusto de groselha. No final do verão, a parte inferior da folhagem estará completamente coberta de manchas, que aumentarão de tamanho com o tempo.
O arbusto doente muda de aparência. Sua folhagem fica rígida e levemente felpuda. Os frutos também desenvolvem uma flor alaranjada.
Tal colheita não pode ser comida. Depois disso, os frutos secam, caem no chão e a própria planta fica muito enfraquecida e muitas vezes não sobrevive ao inverno.
Como combater a doença
Para tratar e prevenir a ferrugem em groselhas, não são utilizados apenas produtos químicos, mas também remédios populares e preparações biológicas. A necessidade de seu uso depende da extensão dos danos ao arbusto.

Produtos químicos
Para combater a ferrugem em arbustos de groselha, é aconselhável tratá-los com Fitosporina-M. Ele foi desenvolvido para tratar 30 tipos de fungos. Pode ser usado não apenas durante a floração, mas também no início da frutificação. Os seguintes produtos químicos também se mostraram eficazes no combate à ferrugem:
- "Strobie";
- oxicloreto de cobre;
- Vectra;
- "Topázio";
- "Oxicom";
- "Ordan";
- Bayleton.

Remédios populares
No estágio inicial do dano ou para fins de prevenção de ferrugem, é aconselhável usar remédios populares. Em geral, eles são absolutamente inofensivos, acessíveis e fáceis de usar.
Tintura de casca de alho
Para preparar a infusão, pegue um balde de água morna e adicione 150 gramas de casca de alho. Coloque o recipiente em um local aquecido por 24 horas, coe e borrife as groselhas com a mistura. Aplique a infusão somente em tempo seco. Além da ferrugem, este remédio também ajuda a eliminar pragas de insetos que infestam os arbustos. Sua vantagem é que é ecologicamente correto e totalmente seguro para os seres humanos e o meio ambiente.

Decocção de cavalinha
Para preparar a decocção, você precisará de 10 litros de água e 1 kg de cavalinha fresca ou 100 g de cavalinha seca. Deixe a mistura em infusão por 24 horas, depois leve à fervura e cozinhe em fogo baixo por algumas horas. Coe a mistura, deixe esfriar e dilua-a com água na proporção de 1:5. A decocção mantém suas propriedades por uma semana. as groselhas são tratadas regularmente a partir da primavera até o verão.
Como tratar arbustos adequadamente
Para salvar arbustos, é importante não apenas escolher um bom meio de combater doenças fúngicas, mas também saber como realizar o trabalho corretamente.
Termos e duração do tratamento
A duração do tratamento e o momento do trabalho dependem diretamente do produto escolhido e da gravidade da infestação de groselha. Se o arbusto já estiver infectado, ele deve ser tratado pela primeira vez antes da floração, ou seja, assim que os brotos começarem a abrir.

O segundo tratamento é realizado durante a formação dos brotos, e o terceiro - após a floração estar completa. Em casos de danos graves, às vezes é necessário tratar os arbustos novamente, 10 dias após a terceira pulverização.
Instruções esquemáticas para pulverizar um arbusto
O regime de tratamento específico para groselhas depende do produto escolhido. Se uma infusão de casca de cebola e uma solução de alho forem escolhidas para prevenção e tratamento, as plantas são pulverizadas primeiro com a solução de alho, seguida pela infusão de cebola.
Calda bordalesa e oxicloreto de cobre são usados três vezes por estação com intervalo de 1 mês.
Preparações químicas como Strobi, Topaz, Vectra e outras são aplicadas duas vezes por temporada com um intervalo de 10 dias.
Medidas preventivas contra a propagação de fungos
As medidas preventivas para evitar a ferrugem em groselhas são divididas em mecânicas e químicas. As medidas mecânicas envolvem o tratamento da planta com água quente. Esse procedimento não só ajuda a matar pragas, como também aumenta a imunidade do arbusto. No outono, todos os brotos secos devem ser podados. Se for necessário remover um galho grosso, o corte deve ser tratado com piche de jardim. O solo ao redor do tronco é escavado e a folhagem removida é queimada.
Medidas preventivas químicas incluem o tratamento das groselhas com Nitrofen ou Fundazol. Esses tratamentos são realizados em março. A pulverização com calda bordalesa, recomendada antes da floração, também se mostrou eficaz.












Alguém já teve alguma experiência positiva com a eliminação de pulgões em groselhas negras? Existe algum remédio popular eficaz? Minha produção está diminuindo e os arbustos estão morrendo.