O desbaste adequado da beterraba é um conhecimento essencial para todo jardineiro e morador de verão que cultiva esta cultura em seu jardim. A importância e a necessidade desta técnica agrícola decorrem da demanda da cultura por condições de solo, particularmente o espaço necessário para o desenvolvimento adequado das raízes.
Características do desbaste
As sementes de beterraba contêm de 2 a 6 sementes e, com boa germinação, vários brotos são produzidos a partir de uma única fruta (noz), alguns dos quais são removidos.
Portanto, não importa a distância entre as sementes colocadas no canteiro, o desbaste não pode ser evitado; caso contrário, devido à falta de luz e nutrição, as raízes crescerão pequenas e deformadas.
Momento e necessidade do procedimento
A cultura deve ser desbastada duas vezes durante toda a estação de crescimento:
- O primeiro desbaste é feito depois que as mudas emergem das sementes e desenvolvem o primeiro par de folhas completas (2 a 3 folhas verdadeiras). No entanto, se as mudas forem irregulares, o desbaste é adiado até que apareçam 3 a 4 folhas verdadeiras.
- O segundo desbaste é realizado quando as plantas têm de 5 a 6 folhas e uma pequena raiz de até 3 centímetros de diâmetro. Geralmente, isso é feito de 2 a 3 semanas após o desbaste inicial.

Em alguns casos, 2 a 3 semanas após o segundo, também é realizado um terceiro desbaste, projetado para aumentar a massa e o tamanho das raízes.
Regras do evento
Para não prejudicar a planta, o desbaste deve ser feito corretamente, levando em consideração alguns pontos.
Antes do desbaste, os canteiros de beterraba em terreno aberto são regados generosamente. Um solo bem umedecido permite que as plantas desejadas sejam facilmente removidas do solo.

Para isso, os jardineiros utilizam uma pá, que serve para levantar levemente o solo com vários brotos e remover cuidadosamente o excesso de plantas.
- Durante o primeiro desbaste, todas as plantas fracas e em excesso são removidas do cacho, deixando apenas a planta mais vigorosa. A distância entre as plantas desbastadas é geralmente de 4 a 5 centímetros. Em seguida, a zona radicular (coroa) das plantas é coberta com uma camada de solo, criando uma crista rasa. A distância ideal entre plantas adjacentes é determinada com base no formato e no tamanho das raízes maduras das diferentes variedades. Para variedades com raízes maduras redondas e cilíndricas, a distância entre plantas adjacentes não é superior a 5 a 6 centímetros, enquanto para variedades maiores, com raízes arredondadas e planas, essa distância é aumentada para 7 a 8 centímetros.
- Para obter raízes maiores, as beterrabas precisam ser desbastadas uma segunda vez, aumentando a distância entre as mudas adjacentes para 10 a 15 centímetros. As beterrabas preferem espaço suficiente para se desenvolver. No entanto, produtores experientes de vegetais desaconselham deixar grandes distâncias entre as plantas adjacentes em um canteiro, pois isso pode fazer com que as raízes cresçam demais, causando anelamento excessivo e crescimento fibroso, o que pode levar a uma vida útil curta.

Se você não tiver uma pá de jardim, remova as mudas que estão se acumulando no canteiro com a mão. Para isso, segure a muda o mais próximo possível do solo e puxe-a para fora do solo sem sacudi-la ou fazer movimentos bruscos.
É possível transplantar beterraba durante o desbaste?
Os brotos removidos durante o desbaste, se tiverem folhas bem desenvolvidas e sistema radicular saudável, podem ser transplantados para outro local.
- Os brotos removidos durante o primeiro desbaste são imediatamente plantados em um novo local ou temporariamente enterrados em um local semi-sombreado com solo solto e fértil.
- Antes do plantio, as pontas são arrancadas pela metade e a raiz é pinçada, removendo 1/3 do seu comprimento.
- As plantas obtidas após o desbaste podem ser transplantadas para um canteiro preparado, entre fileiras ou ao longo do perímetro de canteiros elevados com outras hortaliças (por exemplo, cebola, repolho e cenoura). Elas são plantadas em covas de 3 a 3,5 centímetros de profundidade, cavadas com o dedo ou com o cabo de uma enxada. A distância entre as plantas em uma fileira com este método de desbaste é de 10 a 12 centímetros.
- Se todas as condições acima forem atendidas, o transplante de mudas jovens e desbastadas é indolor, elas criam raízes e crescem rapidamente.
Observação: as plantas removidas após o segundo desbaste (final) não são adequadas para replantio posterior.
Um método para plantar beterraba sem desbaste
Existem vários métodos para cultivar beterraba, que podem ser usados para cultivar esta cultura sem desbaste:
- O transplante de mudas prontas para o campo aberto é um método de cultivo desta cultura, permitindo que você transplante plantas cultivadas em estufa ou em ambientes fechados a uma distância ideal para garantir o crescimento e desenvolvimento normais das raízes.
- Use variedades de beterraba com semente única (uma beterraba brota de uma noz). As variedades mais comuns são a Bordeaux, a Russa e a Virovskaya.
Esses métodos permitem que você cultive beterrabas sem desbaste, economizando tempo e dinheiro na compra de sementes de germinação dupla mais caras.

Recomendações de um jardineiro experiente
Ao cultivar beterraba, você também deve considerar as seguintes recomendações de jardineiros experientes:
- Você pode desbastar as beterrabas no início da manhã ou à noite, bem como em um dia nublado, quente e sem vento.
- Para evitar o acúmulo de patógenos e pragas específicos, evite cultivar plantas no mesmo local por mais de uma estação. É melhor plantar pepinos, tomates e feijões no mesmo canteiro onde as beterrabas foram cultivadas na próxima estação.
- Para comparar as condições de cultivo, jardineiros experientes recomendam o plantio de variedades de beterraba com brotação simples e dupla. Essa variedade ajudará cada jardineiro a entender, por experiência própria, quais variedades são mais produtivas e adequadas para o cultivo nas condições específicas de solo e clima de sua propriedade.
- Ao desbastar variedades com raízes cilíndricas, os brotos excedentes removidos não são replantados - mesmo raízes minimamente danificadas não serão capazes de garantir a formação normal de raízes no futuro, e esse replantio será inútil.
- Durante o primeiro desbaste, as beterrabas são alimentadas moderadamente com fertilizantes de nitrogênio e húmus.
- Para reduzir a evaporação, a superfície do solo ao redor dos brotos é coberta com húmus e grama seca.










