- Beterraba sacarina: descrição
- Escolhendo o solo para o cultivo de beterraba sacarina
- Predecessores da beterraba na rotação de culturas
- Cultivo do solo no outono e na primavera
- Fertilizantes para beterraba
- Seleção de variedades de beterraba
- Semeando beterraba
- Controle de ervas daninhas
- Pragas e doenças
- Colheita
A beterraba-açucareira é cultivada em quase todos os jardins hoje em dia. Os jardineiros adoram essas variedades por seu alto teor de açúcar e versatilidade. Essas hortaliças agora são usadas na pecuária, na produção industrial e na culinária. Mesmo um jardineiro iniciante, familiarizado com as regras básicas do cultivo desta hortaliça, pode obter boas colheitas de frutas com alto teor de açúcar.
Beterraba sacarina: descrição
Há milhares de anos, as pessoas cultivavam beterraba e comiam apenas as folhas. Mais tarde, o sabor da raiz passou a ser apreciado, levando ao seu uso generalizado. A polinização cruzada resultou no desenvolvimento de duas variedades de beterraba: a alimentar e a forrageira.

O desenvolvimento da beterraba-açucareira é resultado do melhoramento genético seletivo. Pequenas quantidades de açúcar também estão presentes em variedades forrageiras, mas elas não são adequadas para a produção de açúcar. A vantagem da beterraba-açucareira é sua capacidade de ser cultivada em larga escala, o que é impossível para o bambu ou a cana-de-açúcar. Além disso, a diferença no teor de açúcar entre a raiz vegetal e essas plantas é insignificante e, para algumas variedades de beterraba, é ainda maior.
As melhores beterrabas contêm até 20% de açúcar.
Existem variedades de beterraba vermelha e branca. Esta última é uma raiz vegetal bienal e, durante o primeiro ano de cultivo, forma um vegetal oblongo com textura densa e carnuda. As variedades tradicionais vermelho-violeta são mais populares nas regiões russas.

Hoje, a raiz vegetal é amplamente utilizada na culinária. É usada para fazer misturas medicinais para o tratamento de diversas doenças. Além da sacarose, o vegetal contém uma grande quantidade de vitaminas e microelementos que têm um efeito positivo na saúde humana. O consumo de beterraba é proibido se você tem diabetes.
A beterraba sacarina é utilizada em fazendas para produzir ração nutritiva para o gado. A beterraba é 100% produtiva, pois os resíduos industriais são posteriormente utilizados como ração para o gado e como matéria-prima para a produção de levedura, ácido cítrico, álcool e ácidos orgânicos.
Escolhendo o solo para o cultivo de beterraba sacarina
O rendimento e a produtividade dependem muito da variedade. A seleção adequada do solo é um fator essencial para uma boa colheita. As raízes requerem solo leve e ácido neutro. A tecnologia de cultivo da beterraba permite o uso de turfeiras aradas e drenadas, além de solos cinzentos.
A chave para altos rendimentos de raízes é a presença de uma camada de solo que retenha umidade a uma profundidade de 0,6 a 0,8 metros. Uma camada mais profunda pode causar o apodrecimento dos vegetais, enquanto a falta de água pode retardar o crescimento. Com a seleção adequada do solo e técnicas de cultivo adequadas, o vegetal pode atingir proporções gigantescas. A maior raiz do mundo, pesando 23,4 kg, foi oficialmente registrada.
Predecessores da beterraba na rotação de culturas
O não cumprimento das regras de rotação de culturas pode resultar na impossibilidade de obter uma colheita abundante. O cultivo de variedades de beterraba e culturas que produzam raízes semelhantes é inaceitável.

Não é recomendado plantar após o cultivo prévio das seguintes espécies:
- colza;
- espécies de repolho;
- rabanetes;
- leguminosas.
A beterraba-doce é suscetível a doenças comuns a essas plantas, portanto, o risco de desenvolvê-las aumenta significativamente quando plantada no mesmo local de culturas anteriores. As melhores áreas para a beterraba são aquelas previamente cultivadas com cevada ou trigo. Ela também pode ser plantada em áreas anteriormente utilizadas para o cultivo de batata. Vegetais e ervas são compatíveis, pois estas últimas repelem insetos nocivos das raízes.
Você não pode fazer isso plantando beterraba na área de cultivo de cereais, se herbicidas como metilsulfuron-metil ou clorsulfuron foram previamente utilizados durante seu cultivo. É permitido replantar a mesma cultura no mesmo local onde as beterrabas foram cultivadas anteriormente somente após 3 anos.

Cultivo do solo no outono e na primavera
A chave para o cultivo da beterraba é que o preparo do solo comece no outono. Durante esse período, o solo é completamente arado. A soltura completa do solo é fundamental para alcançar uma alta produtividade, pois uma boa permeabilidade ao ar e o fluxo de umidade promoverão melhor germinação e desenvolvimento das raízes. Recomenda-se adicionar fertilizantes contendo potássio e nitrogênio ao solo e enriquecer o local de plantio com esterco.
O primeiro ano de cultivo requer preparação de primavera na forma de nivelamento da área, o que garante distribuição uniforme de umidade e reduz o risco de estagnação de água no solo.
Fertilizantes para beterraba
A fertilização da beterraba começa no outono. Durante esse período, o solo é enriquecido com fertilizantes de potássio e fósforo na proporção de 2 kg e esterco na proporção de 35 kg por 100 metros quadrados. De acordo com a tecnologia de cultivo da beterraba, o nitrogênio é adicionado ao solo duas semanas antes do plantio, na proporção de 1 kg por 100 metros quadrados. Não é recomendável aplicar mais fertilizante, pois a beterraba tem a capacidade de acumular nutrientes. A rega com uma solução preparada com 1,25 partes de fertilizante contendo nitrogênio para 1 litro de água é aceitável.

É possível obter mais raízes aplicando 200 g de superfosfato por 100 metros quadrados de solo no momento do plantio das sementes, enterrando o fertilizante a 4 cm de profundidade. O fertilizante aplicado se decompõe ao longo do período de crescimento da planta, fornecendo à cultura um complemento completo de nutrientes essenciais para a produção de frutos com bom sabor e aparência.
Durante a estação de crescimento, basta soltar e regar na hora certa. Durante o período de ganho de massa, o local de plantio deve ser tratado com uma mistura de amônia uma vez por mês, a uma taxa de 1,5 litro por 100 metros quadrados. Interrompa a fertilização três semanas antes da colheita planejada.
Seleção de variedades de beterraba
Existem muitas variedades de beterraba disponíveis no mercado de jardinagem hoje em dia. Elas podem variar em formato, cor e peso do fruto. A principal diferença é o teor de açúcar. Com base nesse critério, elas são geralmente classificadas em três grupos:
- frutífero;
- açúcar de alto rendimento;
- açucarado.
A primeira categoria é caracterizada pelo baixo teor de açúcar e alto rendimento, tornando-a adequada para a alimentação animal. Variedades com alto teor de açúcar contêm até 20,5% de doçura, mas apresentam baixo rendimento, o que as torna raramente utilizadas para a alimentação animal. Quando cultivadas em escala industrial, as áreas de plantio são calculadas com base no número de animais.

As folhas da beterraba e as raízes têm valor nutricional praticamente idêntico. É geralmente aceito que 100 kg de beterraba contêm 25 unidades de ração, o equivalente a 25 kg de aveia. Na colheita, o tamanho da raiz pode ser estimado aproximadamente, pois a proporção entre folhas da beterraba e raízes é de 1:2.
As variedades mais populares entre os jardineiros são as seguintes:
- Bohemia - teor de açúcar de até 19%, peso médio da raiz de 2 kg, período de colheita de 80 dias, rendimento de 300 c/ha, as vantagens incluem resistência à podridão e capacidade de armazenamento por um longo período.
- Bona - pequena em tamanho e peso, os frutos atingem uma massa de 300 g, pertence às variedades precoces, e o período de maturação é de 84 dias, teor de açúcar de até 12%, rendimento de 100 c/ha.
- Araksiya é uma variedade criada na Alemanha com um teor de açúcar de até 16%, uma das variedades de maior rendimento, com um rendimento de 800 c/ha. Uma vantagem da variedade é sua falta de tendência a formar cavidades.
- Bigben, resultado de criadores alemães, contém 17,5% de açúcar, rende 720 c/ha e os frutos são resistentes à formação de cavidades.

Hoje, os produtores fornecem material de plantio com materiais instrucionais, que devem ser lidos antes da compra das sementes. Especialistas afirmam que o tamanho da semente, que deve ser de pelo menos 3,5 cm, é um indicador da qualidade da semente e garantia de uma colheita bem-sucedida.
Semeando beterraba
As sementes de beterraba são plantadas em sua área de cultivo permanente na primavera. A temperatura do solo atinge 6-8 °C, indicando o início do plantio. C, que deve ser distribuído a uma profundidade de 5 cm. A semeadura das sementes deve ser precedida de um pré-tratamento na forma de imersão em cinzas de madeira, o que permitirá que as mudas surjam mais rapidamente.
A profundidade de semeadura varia de 2 a 4 cm, dependendo da densidade do solo. O espaçamento recomendado entre linhas é de 45 cm. Jardineiros experientes recomendam criar sulcos e preenchê-los com uma fina camada de areia para melhorar a germinação. O espaçamento entre os sulcos deve ser de pelo menos 18 cm, e o número de plantas por metro não deve exceder cinco.

A beterraba é uma cultura de jardim que gosta de água e requer umidade adequada do solo. A primeira rega deve ser feita imediatamente após o plantio. Posteriormente, recomenda-se o uso de dispositivos que simulam chuva para regar o solo.
O plantio e o cultivo da beterraba-açúcar envolvem desbaste. No quinto dia, recomenda-se afofar suavemente o solo. As mudas geralmente emergem no oitavo dia; após o surgimento de duas folhas verdadeiras, repita o procedimento de desbaste.
Controle de ervas daninhas
Para cultivar beterraba em uma horta, a capina manual é suficiente. Grandes propriedades rurais utilizam herbicidas como fen- e desmedifam para controlar ervas daninhas. Estes são aplicados ao solo após a emergência, pela manhã ou à noite, quando a temperatura da superfície do solo está entre 15 e 25 °C. C. Após o processamento, não deve haver risco de precipitação por 6 horas.

Pragas e doenças
Conhecer as pragas e como se proteger delas é essencial para uma boa colheita de beterraba. O maior perigo é o potencial de podridão parda ou podridão tardia. Pulgões e nematoides também são comuns. Os conselhos dos jardineiros sugerem que os seguintes produtos são eficazes no combate a esses problemas:
- Fitosporina;
- Fitoverm.
A vantagem desses produtos é a sua segurança biológica. Eles não se acumulam no solo ou nas plantas e não reduzem a produtividade das culturas. A Fitosporina pode ser usada no tratamento do solo imediatamente antes da semeadura, reduzindo o risco de doenças.

Especialistas dizem que doença da beterraba É melhor prevenir do que remediar. Esses problemas podem ser evitados seguindo a rotação de culturas, escolhendo o solo certo e seguindo práticas adequadas de jardinagem. Ao primeiro sinal de vermes-arame, nematoides ou qualquer doença fúngica, trate imediatamente as plantações com fungicidas.
Colheita
A colheita de vegetais começa no final de setembro. Uma queda na temperatura abaixo de 7 °C sinaliza a necessidade de colheita. C. Variedades de beterraba açucareira com formato alongado e esticado devem ser manuseadas com o máximo cuidado, pois tendem a ter raízes quebradiças.

Ao cavar, é importante não danificar os vegetais, pois isso os tornará inadequados para armazenamento a longo prazo.
As raízes devem ser completamente secas antes do armazenamento. Para isso, coloque a fruta sobre uma superfície plana, sob luz natural, e espere o excesso de umidade evaporar completamente. Se necessário, remova o solo da superfície da raiz. A temperatura ideal para armazenar beterrabas é entre 1 e 3 °C. C. Para fins culinários, preparando sopas e acompanhamentos, é possível utilizar o método de congelamento.











