- O que a beterraba precisa e como reconhecer a fome?
- Métodos de aplicação de fertilizantes
- Foliar
- Raiz
- Remédios populares
- Ácido bórico
- Esterco e fezes de galinha
- Cinzas de madeira
- Solução salina
- Infusão de ervas
- Levedura
- Infusão de urtiga
- Amônia
- Complexos minerais e fertilizantes
- Como aplicar fertilizantes corretamente e em que quantidades
- Ao preparar o solo para o plantio
- Durante a semeadura
- Em processo de crescimento
- Após o transplante
A beterraba é uma raiz vegetal popular entre jardineiros iniciantes e experientes. Cultivo de beterraba A beterraba possui algumas características únicas. As instruções de cuidado são baseadas nas características distintivas da cultura. Antes de plantar a raiz, você deve descobrir que tipo de solo está sendo preparado para a beterraba, quais nutrientes são usados durante a fase de crescimento e o que é adicionado durante o período de amadurecimento.
O que a beterraba precisa e como reconhecer a fome?
Culturas com parte subterrânea desenvolvida requerem fertilização regular. Isso se deve às características específicas de desenvolvimento da planta. Durante sua vida, a planta transita do estágio de crescimento ativo acima do solo para o desenvolvimento e crescimento de sua parte subterrânea.
A beterraba aprecia uma variedade de nutrientes. Ela requer combinações diferentes em cada estágio de desenvolvimento. A fertilização é especialmente importante após o surgimento das pontas maduras da planta.
Sinais de que as beterrabas precisam de alimentação urgente:
- o aparecimento de manchas amarelas em partes da planta;
- as folhas estão se desenvolvendo mal;
- o núcleo começa a apodrecer.
A necessidade de adicionar elementos importantes pode ser determinada por uma análise mais completa da aparência das plantas.
| Sinal | Deficiência de elementos | O que alimentar |
| Vermelhidão das pontas, aparecimento de nervuras vermelhas nas lâminas das folhas | Sódio | Soluções salinas de acordo com o esquema |
| Formação de manchas amarelas nas folhas, amarelecimento do meio dos caules | Potássio | Soluções de cal, complexos minerais |
| Crescimento lento, desenvolvimento lento da parte aérea | Azoto | Ureia, nitrato de amônio, cinzas de madeira |
| Amarelecimento e queda das lâminas das folhas, apodrecimento na base | Bor | Ácido bórico, enxofre, sulfato de alumínio |
| Folhas claras, enroladas nas bordas, avermelhamento das nervuras centrais | Molibdênio | Alimentação foliar com complexos minerais |
| Crescimento atrofiado, raízes pequenas, coloração roxa nas folhas | Fósforo | Fertilização com superfosfatos |
Métodos de aplicação de fertilizantes
A beterraba é fertilizada por diferentes métodos em diferentes estágios de desenvolvimento. As aplicações foliares são usadas para tratar as partes aéreas da planta, enquanto a irrigação radicular é usada para aplicar os principais nutrientes.

Atenção! O excesso de fertilizantes pode causar a morte das plantas. Soluções fertilizantes podem danificar o sistema radicular ou queimar as folhas.
Foliar
Esta técnica é usada para estimular o crescimento da parte aérea da planta e normalizar a formação de raízes. A adubação foliar tem diversas vantagens:
- as folhas absorvem elementos mais rápido que as raízes;
- as perdas da substância introduzida são menores;
- o risco de overdose é reduzido.
A adubação foliar é feita no início da manhã ou no final da tarde. Isso evita o risco de queimaduras causadas pela evaporação da umidade da superfície foliar.

Atenção! A adubação foliar deve ser alternada com a irrigação radicular, pois a pulverização não substitui completamente a aplicação de nutrientes.
Raiz
Esta técnica é usada para acelerar o desenvolvimento das raízes. Quando ocorrem deficiências nutricionais, as beterrabas extraem nutrientes do solo. Isso esgota o solo e leva à redução da produtividade. A fertilização das raízes é um tipo básico de fertilizante. O pleno desenvolvimento da cultura depende da regularidade da aplicação. A fertilização das raízes apresenta diversas vantagens e desvantagens.
As qualidades positivas incluem a absorção rápida e ativa dos nutrientes aplicados, enquanto as desvantagens incluem a necessidade de maior controle sobre a concentração. Aplicar muita substância ativa nas raízes pode queimar partes do sistema radicular. A rega das raízes geralmente é feita à noite ou em um dia nublado e seco. Algumas soluções são aplicadas após a rega. Formulações com concentração mínima da substância ativa podem substituir a próxima rega.
Plantas fortes são regadas estritamente na raiz, enquanto plantas fracas e baixas são regadas ao longo de um sulco raso preparado ao redor do arbusto.
Remédios populares
Jardineiros experientes desaconselham o uso de um arsenal completo de produtos químicos e misturas prontas para fertilizar beterrabas. Os métodos tradicionais ajudam a obter uma boa colheita quando aplicados na hora certa.

Ácido bórico
A base deste fertilizante é o boro. Ele é responsável pela qualidade de armazenamento da beterraba, pelo teor de açúcar da fruta e pela imunidade geral da cultura. O uso de ácido bórico é justificado em todas as fases do desenvolvimento da beterraba.
- Para embeber as sementes, prepare uma solução de ácido bórico a 0,1%. Deixe as mudas na solução por 12 horas antes do plantio.
- Quando 4-5 folhas aparecem, 4 gramas de ácido bórico são dissolvidos em 10 litros de água e a parte aérea é generosamente pulverizada.
- Quando as pontas crescerem, 200 miligramas são diluídos em 1 litro de água e depois fertilizados na raiz após rega regular com água limpa.
Se necessário, a fertilização com ácido bórico pode ser substituída por fertilizantes complexos (Sotka, Fertika Plus).
Esterco e fezes de galinha
Os fertilizantes orgânicos são aplicados após o surgimento de 3 a 4 folhas nas beterrabas. Duas partes de verbasco são diluídas em oito partes de água e regadas nas raízes.
Além disso, a parte aérea é pulverizada com uma solução de verbasco quando as lâminas das folhas ficam amarelas ou marrons.

O solo é fertilizado com esterco de galinha no outono. Ele é adicionado antes de cavar ou arar o terreno. Na primavera, ao preparar o terreno, o esterco de galinha também é adicionado.
Cinzas de madeira
As cinzas são adequadas para serem adicionadas ao solo onde a beterraba cresce em todos os estágios da vegetação:
- adicionado durante o plantio se o solo não estiver suficientemente solto e tiver alto nível de acidez;
- As beterrabas vermelhas são fertilizadas com cinzas durante o período de formação das raízes; elas são espalhadas em uma camada fina entre as fileiras após a próxima capina.
As cinzas são uma fonte de potássio, especialmente necessário para as culturas vegetais durante o estágio de crescimento dos frutos.

Solução salina
A beterraba é a única cultura que requer sódio como fertilizante suplementar. Ele é aplicado quando as pontas ficam vermelhas, as folhas amarelam e as partes principais começam a murchar e perder a firmeza.
O sódio é fornecido ao sistema radicular por meio de rega com solução salina. Uma colher de sopa é diluída em 10 litros de água; esse líquido é suficiente para regar um metro quadrado de plantio.
Importante! Evite que os cristais de sal entrem em contato com raízes ou folhas de vegetais, portanto, regue somente depois que o sal estiver completamente dissolvido.
Infusão de ervas
Para preparar a infusão, use ervas daninhas que não tenham flores pequenas. Elas são colocadas em um recipiente especialmente preparado, compactado e preenchido com água. A infusão é deixada em infusão por sete dias, depois filtrada e usada como fertilizante do solo. Essa mistura de nutrientes pode ser aplicada até duas vezes por mês.
Levedura
A fertilização com levedura é essencial para uma boa colheita: melhora a formação das raízes, estimula as bactérias do solo a produzir nitrogênio e potássio e aumenta a imunidade geral das plantas. A levedura é aplicada apenas nas raízes. Para cada 10 litros de água, adicione 10 gramas de fermento biológico seco e 2 colheres de sopa de açúcar. Deixe a mistura descansar até que os ingredientes estejam completamente dissolvidos. Regue as plantas com esta solução à noite.

Infusão de urtiga
O tratamento do solo com urtigas fornece potássio, fósforo, cálcio e magnésio simultaneamente. As urtigas jovens são deixadas de molho por 7 dias e depois regadas. Após o tratamento do solo com urtigas, regue-o generosamente com água limpa.
Amônia
A amônia é usada para fertilizar o solo com nitrogênio. O método de aplicação depende da parte da planta que necessita de nitrogênio. Se a parte superior das plantas começar a amarelar, a amônia é aplicada como fertilizante foliar. Se a planta murchar e o solo ficar muito duro na base, a amônia é adicionada às raízes. Para regar, prepare uma solução usando a fórmula: 1 parte de amônia para 50 partes de água.
Complexos minerais e fertilizantes
Para garantir que a colheita de beterraba seja abundante e que seu sabor atenda aos mais altos requisitos, a cultura requer minerais.

- Numa fase inicial, após o plantio, o solo é fertilizado com superfosfato e sulfato de potássio.
- Para meados do verão, soluções de sulfeto de potássio e nitrato de amônio são adequadas.
- Após a colheita, o fósforo é adicionado ao solo em qualquer fertilizante complexo.
Como aplicar fertilizantes corretamente e em que quantidades
A beterraba é uma raiz vegetal que é fertilizada com diferentes compostos dependendo do período:
- Em junho, são adicionados fertilizantes para aumentar o crescimento da parte aérea;
- em julho – para o crescimento de raízes;
- em agosto – para melhorar o sabor do vegetal.
Ao preparar o solo para o plantio
O solo sob o plantio de beterraba é fertilizado após análise de suas condições. Solos empobrecidos devem ser suplementados com matéria orgânica. Para isso, adiciona-se composto no outono e na primavera.

A fertilização da beterraba em campo aberto é realizada de acordo com a necessidade de um elemento específico:
- magnésio e ferro são necessários para compactação das folhas e saturação com açúcares;
- o boro é necessário à planta para evitar a formação de vazios e apodrecimento;
- Zinco e cobre são elementos que previnem o desenvolvimento de doenças.
Se o solo para plantio estiver muito pobre, ele é coberto com grânulos de fertilizante mineral antes da semeadura. Após a emergência das mudas de beterraba, elas são fertilizadas com cinzas de madeira. Antes do plantio, o solo também é regado com uma solução morna de permanganato de potássio, que ajuda a desinfetá-lo.
Durante a semeadura
Após o plantio das sementes, o solo é regado com superfosfato duplo. Nesta fase, a beterraba precisa de complexos minerais. Os sulcos onde as sementes foram semeadas não são irrigados. A rega é realizada ao longo da linha de semeadura, o que é chamado de "adubação de cobertura". Muitos jardineiros preferem borrifar a linha de semeadura com soluções preparadas com um borrifador.

Em processo de crescimento
Nesta fase, a adubação se torna regular e pode depender também do aspecto das plantações e da detecção de problemas associados ao período de crescimento.
- Quando 2-3 folhas aparecem, o solo é fertilizado com esterco de galinha ou verbasco.
- A solução de sódio é adicionada após 20 dias de crescimento.
- Cal diluída é adicionada após o aparecimento de 3-4 folhas; esse tipo de fertilizante é usado uma vez por estação.
- A infusão de ureia é pulverizada nas folhas quando ocorre o crescimento ativo das pontas.
- A rega e a pulverização com manganês são realizadas quando aparecem manchas amarelas nas folhas ou quando há presença de pragas de insetos.
Atenção! Pare de fertilizar 3 semanas antes da colheita principal.
Após o transplante
Os brotos de beterraba podem ser muito densos, por isso precisam ser repicados. Brotos fracos e finos são deixados em seu local original, enquanto os grandes e densos são transplantados. Isso ocorre porque as beterrabas não gostam de ser transplantadas e reagem a isso murchando e atrofiando. Brotos grandes têm mais chance de se adaptar.
Para ajudar as mudas a se estabelecerem no canteiro, misturas minerais são adicionadas ao solo. Os sulcos ao redor das mudas transplantadas são irrigados com uma solução de superfosfato, sulfato de potássio ou nitrato de amônio.











