- Valor nutricional
- Quais variedades são melhores para preparações de inverno?
- Como fazer caviar de beterraba em casa
- Clássico
- Caviar de beterraba frita
- Receita com cenouras e cebolas em potes
- Uma variação de caviar de beterraba doce e picante
- Bom de lamber os dedos
- Com alho
- Com maçãs e berinjelas
- Com tomates sem vinagre
- Receita com alho e beterraba sem esterilização
- Opção de cozimento em uma multicozinha
- Francês
- Como armazenar conservas de beterraba
A beterraba é apreciada por seu rico conteúdo nutricional e usos únicos. Ela pode ser usada sozinha ou como ingrediente em saladas e sopas. Preservar o valor nutricional da raiz e adicionar variedade ao seu cardápio durante a estação fria é fácil com receitas de conservas, por isso recomendamos aprender as melhores maneiras de preparar caviar de beterraba para o inverno.
Valor nutricional
A beterraba é um alimento cujos benefícios à saúde são amplamente aclamados por praticantes da medicina tradicional e alternativa. Ela contém uma grande quantidade de vitaminas e ácidos. Incluí-la regularmente na dieta ajuda a repor as deficiências de fósforo, potássio e sódio. Seu teor de manganês e cobre melhora a saúde circulatória, enquanto o iodo reduz o risco de aterosclerose.

Cem gramas de beterraba contêm 42 kcal, o que, combinado com seu efeito diurético, a torna adequada para perda de peso. Embora a beterraba seja comumente consumida como raiz, as folhas são igualmente nutritivas, contendo três vezes mais proteína. A beterraba também contém um componente exclusivo, a betaína, que ajuda a normalizar a função hepática.
A raiz vegetal tem efeitos cicatrizantes e antialérgicos. Seu suco é usado na medicina como colerético. Seu alto teor de fibras ajuda a normalizar a função digestiva com o consumo regular. O consumo da raiz ativa os processos do corpo de remoção de toxinas, sais pesados e elementos radioativos.
Quais variedades são melhores para preparações de inverno?
Hoje, existe uma grande variedade de variedades de beterraba vermelha no mercado. As raízes variam em formato, cor, peso e teor de açúcar. Apenas beterrabas de mesa são usadas para conservas. variedades de beterrabaPara tratar as pontas, use folhas verdes frescas e tenras.
Variedades de beterraba de maturação tardia são frequentemente utilizadas como matéria-prima para receitas, pois se caracterizam por um período de maturação mais longo, maior rendimento de frutos e pela capacidade de manter sua aparência e sabor por muito tempo. As variedades de beterraba mais populares incluem:
- Cilindro;
- Bordéus;
- Valente.
No plantando beterraba Para uso futuro como matéria-prima para conservação de inverno, é importante seguir as recomendações do fabricante. A embalagem das sementes adequadas para tais fins indica claramente sua adequação para uso na conservação.

Como fazer caviar de beterraba em casa
Receitas de conserva de beterraba estão amplamente disponíveis hoje em dia. Elas podem envolver fritura, ensopado, enlatamento, esterilização ou até mesmo nenhum tratamento térmico. Sua simplicidade torna este delicioso petisco fácil de preparar, mesmo para cozinheiros iniciantes.
O caviar de beterraba é servido frio e pode ser usado como ingrediente em receitas de sopa. Dependendo dos ingredientes, o aperitivo pode ter diferentes nuances de sabor, ser doce ou levemente ácido.
Clássico
O caviar de beterraba clássico é feito com ingredientes comuns, facilmente encontrados em lojas ou supermercados. Aqui está a receita:
- beterraba - 1 kg;
- grande cabeça de alho;
- limão - 1 unid.;
- nabo cebola - 8 unid.;
- água - 0,5 l;
- açúcar granulado - 2 colheres de chá;
- óleo de fritura inodoro;
- pimenta moída, cravo, coentro;
- sal - 2 colheres de sopa.
A quantidade de especiarias, sal e açúcar é ajustada durante o cozimento dependendo da preferência pessoal e da doçura da variedade escolhida.

Processo de trabalho com ingredientes:
- As beterrabas com casca são lavadas e colocadas em posição de fervura; o produto final é facilmente perfurado com uma lâmina de faca;
- as cenouras são raladas em um ralador grosso;
- dentes de alho e cebola picados finamente;
- Aqueça o óleo em uma frigideira, frite a cebola por 2 minutos, adicione a mistura de cenoura para fritar por 2 minutos, adicione água e tampe para cozinhar até ficar pronto;
- adicione uma mistura de especiarias e suco de limão;
- As beterrabas são raladas em um ralador com furos grandes e colocadas em uma frigideira, deixando por 40 minutos.
Para facilitar o processo de brasagem, recomenda-se usar uma frigideira com bordas fundas e grossas, o que facilitará a mistura e evitará que queime. A mistura resfriada pode ser usada como prato único, como acompanhamento ou como base para torradas e sanduíches.

Caviar de beterraba frita
Este petisco frito pode ser usado puro ou com maionese, e também pode ser usado como molho para sopas. Você precisará de:
- beterraba - 3 unid.;
- cenoura - 1 unidade;
- cebola - 1 unid.;
- manteiga - ½ xícara;
- pasta de tomate - ½ xícara;
- sal a gosto.
Corte a cebola em cubos pequenos e rale a cenoura e a raiz. Refogue a cebola em uma frigideira até dourar, adicione a cenoura e, após alguns minutos, a beterraba. Adicione o macarrão, o sal e um pouco de água para evitar que a mistura de vegetais queime, caso contrário, o aperitivo adquirirá um gosto rançoso desagradável.

Receita com cenouras e cebolas em potes
Para o armazenamento no inverno, recomenda-se conservar o caviar em potes pequenos, com capacidades de 500 e 750 ml, consideradas ideais. Para o preparo, você precisará de:
- beterraba - 2 kg;
- cenouras - 1 kg;
- cebolas - 600 g;
- tomates vermelhos - 1 kg;
- óleo - 600 ml;
- dentes de alho - 2 cabeças;
- sal, açúcar granulado;
- pimenta moída;
- 9% de vinagre - 200 ml.
Até recentemente, o preparo do caviar exigia ralar beterraba. Hoje, um processador de alimentos é cada vez mais utilizado para esse fim.

Processo de cozimento:
- os vegetais são fritos com a adição de óleo, primeiro a cebola, depois a mistura de cenoura e os tomates cortados em cubos pequenos são adicionados sucessivamente, o tempo total para todos os ingredientes é de 10 minutos;
- adicione beterraba e temperos, um pouco de água, tampe e cozinhe em fogo baixo por 35 minutos;
- No final, adicione o alho picado e o vinagre e deixe no fogo por mais 3 minutos.
A mistura de vegetais é colocada em potes. Se desejar, o caviar pode ser batido no liquidificador; essa preparação é prática para usar como base para sanduíches.

Uma variação de caviar de beterraba doce e picante
Esta opção vai agradar a quem gosta de pratos e aperitivos inusitados, com um sabor picante e picante. Para a receita, você precisará de:
- beterraba, cenoura, pimentão - 1 kg cada;
- tomates vermelhos - 4 kg;
- óleo - 1 xícara;
- cebolas - 800 g;
- maçãs - 0,5 kg;
- alho - 1 cabeça;
- folhas de louro - 2 unid.;
- ervilhas pimenta da Jamaica - 4 unid.;
- essência de vinagre - 2 colheres de sopa;
- pimenta - 1 unidade;
- sal, açúcar, especiarias - a gosto.
Esta receita pede maçãs com sabor agridoce. Use um recipiente com fundo grosso para evitar que grudem.

Processo de cozimento:
- beterraba e cenoura são raladas em um ralador grosso, pimentões e nabos são cortados em meias argolas;
- frite os vegetais por 20 minutos;
- Os tomates são batidos no liquidificador, as maçãs são raladas separadamente usando um ralador;
- tomates processados junto com especiarias são despejados na mistura de vegetais, maçãs são adicionadas;
- continue cozinhando por 30 minutos, adicionando água se necessário.
A mistura é colocada em potes pré-esterilizados e em cada recipiente é adicionada ½ colher de chá de essência, que são enrolados e, após esfriarem, guardados em local fresco.
Bom de lamber os dedos
A vantagem desse método é a facilidade de preparo e o excelente sabor do lanche resultante.

Para a receita você vai precisar de:
- beterraba - 1 kg;
- cebola - 3 unid.;
- alho - 1 cabeça;
- óleo - 5 colheres de sopa;
- pasta de tomate - 4 colheres de sopa. l.;
- essência - 1 colher de chá;
- sal, açúcar e especiarias - a gosto.
Beterrabas com especiarias são fervidas em água levemente salgada. Refogue as cebolas e, quando dourarem, adicione as beterrabas raladas e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Adicione sal, açúcar e especiarias, um a um, e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Algumas bagas de pimenta-da-jamaica darão à mistura um aroma picante único. Por fim, adicione alho e vinagre e misture bem. Depois que a mistura esfriar um pouco, coloque o caviar em recipientes esterilizados.
Com alho
Este caviar tem um aroma característico de alho e é um excelente reforço imunológico durante os meses frios do inverno. Para a receita, você precisará de:
- beterraba - 1 kg;
- alho - 1 cabeça;
- vinagre - 100 ml;
- água - 2 l;
- sal, açúcar - a gosto.
Um sabor picante pode ser alcançado adicionando uma mistura de pimenta-do-reino, cominho, alecrim e ervas provençais, mas esses ingredientes não são considerados essenciais para a receita. Preparo:
- uma marinada é preparada com água, açúcar, vinagre e especiarias;
- as beterrabas são cortadas em tiras finas;
- o alho, passado por uma prensa, é bem misturado à base de beterraba;
- A mistura de vegetais é colocada em potes e preenchida com marinada quente.
Os potes devem ser fervidos em água por 20 minutos e depois enrolados.

Com maçãs e berinjelas
Um produto delicioso é criado combinando beterraba com maçã e berinjela. A fruta atua como conservante natural nesta receita. O caviar preparado desta forma tem um sabor agridoce único.
Para a receita você vai precisar de:
- beterraba, berinjela - 1 kg cada;
- maçãs - 800 g;
- açúcar - 7 colheres de sopa;
- sal - 1,5 colher de sopa;
- óleo de fritura - 0,4 l.
Corte as maçãs e a berinjela em cubos pequenos e rale a beterraba cozida. Coloque os vegetais em um recipiente, misture bem e polvilhe com açúcar. Deixe descansar por 1 hora e meia para liberar o suco. Coloque a panela no fogo, adicione sal e cozinhe em fogo baixo por 1 hora. Em seguida, adicione o óleo e continue cozinhando em fogo baixo por mais 10 minutos.
Com tomates sem vinagre
Os tomates são considerados o ingrediente "ideal" do caviar, por isso são frequentemente incluídos em receitas. Este aperitivo de beterraba de curta duração pode ser preparado sem vinagre. Para a receita, você precisará de:
- beterraba - 1 kg;
- tomates - 5 unid.;
- cabeça de alho;
- cebolas - 3 unid.
A quantidade de açúcar e sal é determinada pela preferência pessoal, bem como pelas características da variedade de tomate e beterraba escolhida. Para um sabor mais rico, adicione pimenta-da-jamaica e pimenta-do-reino. O processo geral de cozimento é semelhante ao da receita clássica: refogue a cebola, o tomate e a beterraba em sequência. O tempo de cozimento varia de 45 a 60 minutos, com sal e especiarias adicionados no final.
Receita com alho e beterraba sem esterilização
A característica única do caviar de alho é que ele não é apenas delicioso, mas também saudável. A combinação aumenta significativamente o valor nutricional do vegetal de raiz, tornando-o uma fonte indispensável de vitaminas durante o inverno. A vantagem inegável da receita é que ela é bastante simples, facilitando o preparo até mesmo para iniciantes.

Para a receita você vai precisar de:
- beterraba - 1 kg;
- cebolas - 6 unid.;
- alho - 6 dentes grandes;
- óleo - 100 ml;
- vinagre - 100 ml;
- pasta de tomate - 6 colheres de sopa. l.;
- sal, açúcar - a gosto.
A preservação é preparada usando tecnologia padrão:
- cebola picada é frita;
- adicione beterraba ralada e tomate picado, cozinhe os vegetais por 5 minutos;
- introduzir a pasta e continuar o processo por 35 minutos;
- No final, adicione a mistura de alho e o vinagre.
Se não houver umidade suficiente durante o cozimento, adicione um pouco de água. Se o caviar estiver muito líquido, cozinhe em fogo baixo sem tampa.

Opção de cozimento em uma multicozinha
A vantagem desse método de cozimento é que ele simplifica significativamente o processo, pois a mistura de vegetais não precisa ser mexida constantemente e não há risco de queimar. A beterraba pode ser cozida da maneira tradicional ou cozida no vapor usando a função "vapor" de uma multicozinha, onde é deixada no vapor por 30 minutos.
Primeiro, refogue a cebola e o azeite na função "fritar" por 10 minutos. Em seguida, tempere os vegetais com especiarias, sal e açúcar usando uma das seguintes configurações:
- “fervura” - 1 hora;
- "Extinção" - 40 minutos.
Você pode escolher qualquer uma das receitas de caviar de beterraba para preparo. Antes de desdobrar a esterilização dos frascos é obrigatória para o produto.
Francês
O caviar francês é muito leve e tem um sabor único. Para prepará-lo, você precisará de:
- beterraba - 4 unid.;
- um maço de coentro;
- azeite de oliva - 3 colheres de sopa;
- limão - 1 unid.;
- uma pitada de sal e pimenta-do-reino.
Beterrabas cozidas ou assadas são raladas em um ralador grosso. Um molho é preparado com óleo e suco de limão. A mistura de vegetais é mergulhada na marinada, ervas são adicionadas, temperadas com pimenta e sal e, em seguida, bem misturadas.

Como armazenar conservas de beterraba
Preparações de beterraba Eles mantêm sua qualidade e propriedades perfeitamente por até 1 ano. Os potes podem ser armazenados em casa, no armário, na geladeira ou no porão. A temperatura ideal de armazenamento é de +6 °C. C, uma temperatura acima de +15 é considerada indesejável para enlatamento C.
A garantia da segurança dos preparados de beterraba é o cuidadoso processamento preliminar das matérias-primas, o cumprimento da receita, a esterilização dos recipientes e a embalagem hermeticamente fechada.
A exposição ao ar pode causar fermentação do produto, indicada pelo aparecimento de mofo no frasco. A alta umidade do ambiente é indesejável, pois pode causar ferrugem nas tampas de metal, o que pode afetar negativamente o sabor do produto.











