Em um bom ano de colheita, quando tomates, berinjelas, ameixas e maçãs estão baratos, muitas mulheres que nunca enlataram os compram para fazer geleia ou conservar vegetais variados. Algumas receitas pedem a esterilização dos potes, mas nem todas as cozinheiras iniciantes sabem como e por que fazer isso. Recipientes vazios geralmente são esterilizados, o que não garante que os petiscos de vegetais não estraguem.
Por que eles esterilizam?
Para prolongar a vida útil de conservas líquidas e protegê-las do mofo, gordura ou óleo fervente é despejado em potes e selado com papel-manteiga, o que impede a entrada de germes e fungos. Saladas, caviar e conservas de vegetais, que não contêm ácido, como tomates em conserva, são atacados por bactérias que são mortas por altas temperaturas, razão pela qual os potes e o petisco são esterilizados juntos. Após o tratamento térmico, os recipientes devem ser hermeticamente fechados.
O que você precisa considerar
Preparando-se para preparar caviar de abobrinha para o inverno Não importa se você está fazendo berinjela, adjika ou molho, você precisa não apenas lavar, separar e picar os vegetais, mas também escolher recipientes de vidro que não tenham rachaduras ou lascas, bem como tampas de lata herméticas.
Os potes e seus conteúdos podem ser desinfetados:
- em um recipiente com água fervente;
- no forno;
- em um forno de micro-ondas.
Cada método de esterilização tem suas próprias regras que não devem ser ignoradas. Recipientes contendo saladas e caviar incham quando contaminados com resíduos, por isso os vegetais são lavados e deixados de molho.
Não encha o frasco com massa fervente, pois o vidro pode rachar.

Ao desinfetar recipientes, evite adicionar vinagre ou pimenta aos petiscos. Se os recipientes vazios não forem esterilizados, devem ser lavados com bicarbonato de sódio ou mostarda.
Para melhorar o processo de desinfecção, adicionam-se algumas colheres de sal à água em que o recipiente é colocado, matando os microrganismos que causam a fermentação.
Como esterilizar potes cheios
Independentemente do método escolhido para desinfetar conservas de vegetais, é essencial respeitar o tempo de tratamento térmico. Reduzir o tempo de esterilização evitará que microrganismos entrem em potes cheios de salada ou caviar.
No microondas
Um forno de micro-ondas é conveniente para desinfetar pequenos recipientes de adjika ou caviar. Coloque os recipientes na grade sem tampas, que devem ser desinfetados separadamente, mergulhando-os em água fervente. Ligue o micro-ondas na potência máxima. Não encha os potes até a borda com o produto, pois o conteúdo pode derramar e contaminar o interior do micro-ondas. Ferva a mistura de vegetais por 10 a 15 minutos.

No forno
Ao conservar caviar com abobrinha ou berinjela, os recipientes que contêm o produto final devem ser esterilizados. Coloque os potes quentes sobre uma grade em um forno a gás ou elétrico preaquecido a 100 °C, aumentando gradualmente a temperatura até 120 °C. Esterilize recipientes de um litro de caviar por 15 minutos.
Em água fervente
Ambos os métodos de desinfecção são eficazes, prolongando a vida útil das conservas ao matar fungos e bactérias patogênicos. No entanto, as mulheres, por hábito, colocam os potes de conserva em uma panela grande ou bacia cheia de água morna, logo abaixo da borda do recipiente de vidro. O fundo é forrado com um pano grosso e o fogão é ligado.
O método é conveniente porque pode esterilizar não apenas recipientes pequenos, mas também potes de 2 e 3 litros.
Para elevar a temperatura da água fervente a 110 °C, necessária para desinfetar algumas conservas, adiciona-se sal ao recipiente. Tomates e pepinos são esterilizados em uma panela com água se forem armazenados na cozinha ou na despensa, em vez de no porão.

Ferva potes de 0,5 litro por 10 minutos e potes de 3 litros por meia hora.
Pasteurização
Aquecer aperitivos e saladas a 100 °C não só mata micro-organismos como também evapora os componentes benéficos dos vegetais frescos. Para preservar as vitaminas e a cor rica por meio da pasteurização:
- Um tanque ou panela funda é enchido com água.
- Uma tampa com furos é colocada no fundo do recipiente.
- Coloque os potes com a preparação por cima, deixando 20 ou 30 mm de distância entre cada um.
Ao ferver, a mistura de vegetais atinge apenas 98 °C. Após um quarto de hora, o recipiente com a conserva é retirado do tanque e fechado hermeticamente.
É possível esterilizar potes já lacrados?
Os recipientes de saladas preparadas para o inverno, que serão armazenados sob tampas de lata, são primeiro colocados no micro-ondas, no forno ou em uma panela com água fervente para esterilizar e só então selados hermeticamente.

Potes de caviar vegetal podem ser selados com tampas de vidro, uma vedação e uma braçadeira podem ser instaladas no gargalo e, então, um método adequado pode ser escolhido para desinfetar o conteúdo de micróbios.
Quanto tempo demora o procedimento?
Preparar os potes, limpar e picar os vegetais para conserva pode levar até uma hora. Seja no forno ou em uma panela com água, potes de caviar ou adjika levam aproximadamente o mesmo tempo para esterilizar após a fervura. O processo de esterilização leva aproximadamente os seguintes volumes:
- 0,5 l – 10 minutos;
- 1 l - 15-20;
- 3 litros - meia hora.

Os tomates não são aquecidos por longos períodos, pois suas peles delicadas estouram rapidamente. Os potes quentes contendo a mistura de vegetais são removidos com pinças e fechados imediatamente.
Como embrulhar e armazenar preparações
Para evitar que o caviar de berinjela ou abóbora estrague por mais tempo, feche bem o recipiente, isole-o com uma toalha, cobertor ou manta e deixe-o de cabeça para baixo por 24 horas. Para garantir que as saladas preparadas durem o inverno ou até mesmo um ano, os potes com conservas são colocados em um porão ou adega.











