21 melhores receitas para fazer caviar de abobrinha em casa para o inverno

Conservar alimentos para uso futuro era o passatempo favorito das nossas avós e virou moda até hoje. Receitas de caviar de abobrinha para o inverno viram uma iguaria vegetal, quando já não é mais temporada. Este aperitivo é uma ótima solução quando os convidados já estão chegando.

Especificidades da preparação do caviar de abobrinha

O passo mais importante é preparar os ingredientes. Primeiro, o ingrediente principal é picado finamente e cozido separadamente, depois são adicionados os vegetais de sua escolha. As melhores receitas de caviar de abóbora de inverno apresentam combinações autênticas de vegetais e especiarias.

Uma opção dietética é tratá-lo com calor no forno ou fervê-lo. O caviar geralmente é preparado no final do verão ou início do outono, quando a abobrinha está pronta para ser colhida.

caviar de abóbora

Selecionando e preparando ingredientes

Todos os produtos devem ser inspecionados antes do processamento. A abobrinha deve estar livre de manchas e danos. O ideal é que a casca esteja firme e fina.

Se o vegetal não tiver mais que 20 cm e tiver sementes pequenas, algumas donas de casa as deixam.

Abobrinha

As receitas de caviar mais deliciosas para o inverno

Em casa, o caviar é preparado com a adição de temperos favoritos. Se for conservá-lo para o inverno, um pouco de vinagre é essencial. Você pode omitir esse ingrediente se o prato for servido imediatamente.

Versão clássica

A receita mais simples de caviar de abóbora também pode ser considerada a mais deliciosa. Você vai precisar de:

  • abobrinha;
  • cebola;
  • cenoura;
  • óleo vegetal (1 colher de sopa);
  • vinagre 9% (por kg de colher de chá ou menos);
  • sal e pimenta, algumas ervas.

Os vegetais são cortados em fatias finas e a cebola pode ser cortada em meias argolas. Todos os vegetais são cozidos em fogo baixo em uma panela; é melhor cortá-los bem finos, pois isso permitirá que os sucos infundam completamente o prato. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 60 minutos e, em seguida, adicione os temperos.

caviar de abóbora

Receita deliciosa de lamber os dedos

Você pode fazer um delicioso caviar adicionando alguns ingredientes à receita clássica. A escolha dos ingredientes fica a critério do cozinheiro; normalmente, apenas tomate e pimentão são adicionados à receita padrão, permanecendo o restante.

Os ingredientes são picados e colocados em uma pequena manga, juntamente com algumas colheres de água ou caldo. Faça alguns furos na manga com uma faca para permitir a saída do vapor. Asse no forno a 180 graus Celsius (350 graus Fahrenheit) por 45 minutos, monitorando o processo ocasionalmente e reduzindo o fogo. Depois de esfriar, bata a mistura e adicione a manteiga.

Receita de caviar de abóbora de acordo com os padrões GOST da URSS

Este aperitivo parecia complicado quando criança, mas é fácil de recriar. Acaba sendo uma iguaria melhor do que a comprada pronta. Tudo o que você precisa adicionar ao caviar clássico é pasta de tomate e alho. A base do prato deve ser levemente cozida no vapor em uma panela.

Assim que a mistura começar a engrossar e liberar um suco espesso, você pode adicionar os vegetais picados. Moa todos os intensificadores de sabor em um pilão e adicione-os depois que o caviar engrossar. Adicione o vinagre por último, antes de desligar o fogo para deixar o prato em infusão.

Preparação com maionese e extrato de tomate

Esta opção é perfeita para quem gosta de um toque picante. Você pode adicionar seus próprios ingredientes e proporções, mas a receita padrão inclui:

  • cebolas (cerca de 0,5 kg);
  • abobrinha (2,5-3 kg);
  • pasta de tomate, pode ser substituída por ketchup (100 g);
  • óleo vegetal (6 colheres de sopa);
  • maionese (150 g);
  • vinagre 9% (1,5-2 colheres de sopa);
  • açúcar, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Usando um liquidificador, bata a abobrinha e o extrato de tomate. Cozinhe em fogo baixo em uma panela por cerca de 55 minutos, mexendo frequentemente durante o cozimento.

Após uma hora, adicione todos os ingredientes restantes (exceto o vinagre), mexa e cozinhe o caviar por mais meia hora, virando com frequência para evitar que queime. Pouco antes de terminar de cozinhar, adicione o vinagre e deixe ferver por cerca de 2 a 3 minutos. Retire o prato pronto do fogo, deixe esfriar e despeje em potes.

Preparação com maionese e extrato de tomate

Como cozinhar tomates em uma panela elétrica

Para quem não tem tempo para ficar de olho no fogão, uma panela elétrica é uma boa opção. A mistura cozinhará uniformemente e ficará ainda mais macia, então você pode adicionar um pouco de tomate para fazer um purê. Esta receita é perfeita para quem prefere um caviar de abóbora mais líquido.

Você precisará de:

  • tomates 4;
  • cabeça de cebola;
  • abobrinha 4;
  • cenouras 3-4;
  • 2 pimentões sem sementes;
  • sal e pimenta-do-reino moída a gosto;
  • óleo vegetal 1,5 colher de sopa;
  • vinagre 9% 1,5 colher de sopa;
  • folha de louro e ervas, se desejar.

Refogue a cebola e a cenoura picadas finamente em uma panela de pressão (no modo "Frying", por 15 minutos). Adicione a abobrinha picada grosseiramente, mexa, adicione um copo de água e cozinhe por uma hora no modo "Stewing". Após meia hora, adicione o pimentão picado finamente, mexa e espere o cozimento terminar.

Enquanto isso, bata os tomates no liquidificador. Depois de refogar os legumes, bata-os também. Misture os dois purês em uma panela e cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos, assim que o caviar começar a ferver. Pronto.

caviar de abóbora em panela elétrica

Caviar de abobrinha picante com pimentão

Para um toque picante, adicione adjika ou molho de pimenta. Adicione os vegetais aos poucos, levando em consideração o tempo de cozimento; vegetais picados ou ralados finamente reduzem o tempo de cozimento. A base do prato é coberta apenas com:

  • pimentão doce;
  • alho.

Leva um total de 50 minutos. Adicione o óleo, o sal e o açúcar. Em seguida, coloque o caviar nos potes e despeje o adjika em um recipiente separado conforme for colocando, para garantir um melhor equilíbrio.

Caviar de abobrinha picante com pimentão

Receita com raiz de salsa

A salsa adicionará um sabor picante ao prato. É melhor escolher vegetais que transmitam seu sabor à salsa. As melhores opções são:

  • cenoura;
  • abobrinha;
  • cebola;
  • tomate;
  • raiz de salsa picada (pitada);
  • óleo vegetal 1 colher de sopa;
  • sal, açúcar.

Os vegetais, exceto o tomate, são cortados em cubos e cozidos em uma panela por uma hora. Bata o tomate no liquidificador. Após meia hora de cozimento, despeje o purê na panela e mexa. Poucos minutos antes do final, adicione a manteiga, o sal e o açúcar.

Receita com raiz de salsa

Em georgiano

Esta receita georgiana envolve adicionar adjika a qualquer uma das suas receitas favoritas. Basta cozinhar os ingredientes escolhidos por cerca de 30 minutos, adicionar uma colher de sopa de adjika e cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre. Antes de retirar do fogo, tempere com sal e um pouco de óleo vegetal.

Pimentões jovens adicionam um sabor delicado ao prato. A combinação agridoce dos pimentões pode realçar o sabor, por isso, às vezes, usa-se uma mistura de purê de pimentões doces e picantes, ou adiciona-se pimenta moída.

Com tomates e maçãs

Esta é uma versão realmente delicada, pois as maçãs e os tomates precisam ser amassados. Ingredientes para o prato:

  • abobrinha (0,5 kg);
  • maçã;
  • tomate;
  • cebola;
  • óleo vegetal (1 colher de sopa);
  • sal, açúcar a gosto.

Cozinhe a abobrinha e a cebola picadas finamente por 50 minutos. Bata a maçã descascada e o tomate no liquidificador. Assim que a abobrinha estiver cozida, bata-a também no liquidificador. Misture os dois purês em uma panela, adicione os temperos e cozinhe brevemente em fogo baixo por cerca de 15 minutos.

caviar de abóbora com tomates e maçãs

Com maçãs e especiarias

A receita clássica pede apenas uma maçã e algumas ervas e especiarias de sua escolha. As opções mais benéficas são manjericão, salsa, endro e uma maçã ácida. Depois que a abobrinha e a cebola estiverem cozidas, adicione o purê de maçã à panela e cozinhe em fogo baixo por mais 15 minutos. Adicione as ervas e especiarias, uma colher de sopa de azeite e deixe cozinhar em fogo baixo por 4 minutos.

Receita de dieta

Você pode evitar calorias extras não adicionando óleo. O caviar contém:

  • abobrinha;
  • cebolas e cenouras;
  • sal e açúcar.

Pique os vegetais finamente, coloque-os em uma panela e adicione um copo de água. Cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora, depois adicione sal e açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 7 minutos.

Receita de dieta de caviar de abobrinha

Caviar de abóbora rápido usando um moedor de carne

Antes de fritar, bata os legumes no liquidificador. Você pode usar um liquidificador pequeno. Quanto menores os pedaços, mais fácil será para o liquidificador triturá-los. Deixe a mistura cozinhar em fogo baixo por 35 minutos. Tempere com especiarias antes de servir.

Cozinhar sem esterilização

Para evitar colocar o produto final em um grande tanque de água e fervê-lo, lave os potes com antecedência. As tampas devem ser fervidas separadamente por cerca de 15 minutos. O recipiente de caviar em si deve ser esterilizado por vaporização ou no forno.

Basta colocar o prato pronto em um recipiente estéril e você não precisará esterilizar os potes em água.

O vinagre conservará o prato por mais tempo; se você não usá-lo ou esterilizar a preparação, é melhor comer o prato imediatamente; ele se conservará por vários dias.

caviar de abobrinha sem esterilização

Receita com mostarda

Isso envolve adicionar uma colher de chá de mostarda ao prato pronto, o que adiciona um sabor picante. Você pode adicioná-la antes de bater os vegetais no liquidificador. Isso permitirá que o aroma e o sabor sejam melhor absorvidos.

Preparação com vinagre

Cozinhe os legumes até ficarem macios ou em purê. Antes de terminar de cozinhar, adicione 0,5 colher de chá de vinagre 9% para cada 1 kg de prato e tempere com azeite. Deixe cozinhar em fogo baixo por 6 minutos, temperando com sal e pimenta.

O vinagre não só preserva o frescor como também adiciona um sabor rico. Para versões mais apimentadas, use menos para não sobrepujar o sabor.

Preparação com vinagre

Caviar sem vinagre

Perfeito para quem quer comer na hora. Refogue todos os ingredientes até ficarem macios, tempere com maionese, polvilhe com ervas e sirva.

Com berinjelas

Corte todos os ingredientes em pedaços. Assim como em outros pratos, cozinhe em fogo baixo por no máximo 55 minutos. É melhor cozinhar sem tampa. A berinjela leva o mesmo tempo para cozinhar e combina bem com tomates e cenouras.

caviar de abóbora com berinjela

Com cebola e maionese

Os ingredientes principais são suavizados apenas pelo sabor delicado da maionese. Fora isso, tudo permanece igual, inclusive os vegetais. A abobrinha é descascada e cozida até ficar macia. Isso pode ser percebido pela separação das fibras ou pela formação de uma pasta homogênea a partir do vegetal.

Adicione a abobrinha salteada à abobrinha já cozida. Refogue por mais 3 minutos. Depois, bata no liquidificador e adicione a maionese, o sal e o açúcar. Este preparo é ideal para servir; não guarde.

Com pimentões doces e picantes

Qualquer receita favorita inclui uma pimenta doce e uma picante. O ideal é picar as pimentas finamente e adicioná-las, sem sementes, meia hora antes do caviar ficar pronto. Bata a mistura no liquidificador e tempere com sal. Em seguida, guarde em um recipiente.

caviar de abóbora com pimentões doces e picantes

Com champignons

Ingredientes:

  • cogumelos;
  • abobrinha;
  • cebola;
  • cenoura;
  • sal, açúcar.

Refogue os cogumelos em uma frigideira até ficarem macios, mas não cozinhe demais. Cozinhe a abobrinha com todos os outros ingredientes. Tempere com especiarias antes de retirar do fogo.

Caviar assado em manga

Espalhe os pedaços de legumes temperados no saco, adicione algumas colheres de sopa de água e faça alguns furos com um palito para permitir a saída do vapor. Asse em forno preaquecido a 180 graus Celsius por 45 minutos. Este prato assado no forno tem poucas calorias.

caviar de abobrinha assado em uma manga

Período de armazenamento e regras

Se o caviar for esterilizado, ele pode ser armazenado em uma temperatura de até mais 20 por cerca de um ano; caso contrário, em uma temperatura de até mais 10. Após aberto, o produto, sem vinagre, pode ser armazenado por até 3 dias. O ideal é armazená-lo em local fresco e escuro ou nas prateleiras quentes da geladeira.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata