Escolhendo uma variedade de tomate para cultivar no peitoril da janela, regras de plantio e cuidados para iniciantes

Cultivar tomates no peitoril da janela é fácil e simples. O segredo é escolher a variedade certa, preparar o material de plantio e criar as condições necessárias para o cultivo. Você também precisará conhecer os procedimentos adequados de rega, fertilização, colheita e controle de pragas e doenças. Seguindo certas diretrizes e seguindo os conselhos do jardineiro, você poderá colher tomates suculentos, doces e grandes.

Características dos tomates de varanda

Este guia passo a passo para iniciantes ajudará você a cultivar tomates no verão e no inverno. Escolher a variedade certa é crucial:

  • Plantas com um padrão de crescimento determinado são adequadas. Esses tomates param de crescer após o surgimento de alguns cachos.
  • Para garantir que os tomates tenham luz e calor suficientes para prosperar, é melhor plantar variedades de maturação precoce. Elas amadurecem em 80 a 95 dias.
  • Você precisa escolher tomates autopolinizadores ou partenocárpicos (aqueles que não requerem polinização).
  • Para uso interno, a variedade selecionada deve ter alta resistência a doenças.

Você pode cultivar tomates o ano todo em um apartamento em qualquer região, incluindo a Ucrânia.

As melhores variedades para cultivo doméstico

Se você escolher a variedade certa de tomate para o cultivo no peitoril da janela, poderá plantar sementes não apenas na primavera, mas também no outono. A colheita pode ser feita o ano todo. Os tomates de interior se caracterizam por sua baixa estatura, caules robustos e galhos pouco espalhados.

Milagre da varanda

Variedade anã com caules que chegam a 55 cm de altura, o arbusto ocupa pouco espaço. Os frutos amadurecem cedo (89 dias do plantio à colheita). Um único arbusto produz numerosos tomates pequenos, doces e vermelhos (até 60 g). A variedade apresenta boa resistência a muitas doenças do tomateiro.

tomates no peitoril da janela

Micron NK

A variedade de tomate Mikron NK tem um período de maturação médio. O arbusto atinge 16 cm de altura. Os frutos, dependendo da variedade, podem ser amarelos ou vermelhos. Estes tomates são resistentes ao frio e continuam a desenvolver-se mesmo em condições de pouca luz.

Pinóquio

Os arbustos são pequenos, atingindo no máximo 34 cm de altura. Os frutos são redondos e achatados, vermelhos e pesam 18 g. O sabor é doce, com um toque ácido. A maturação começa após 105 dias. A variedade apresenta alta resistência a diversas doenças.

tomates no peitoril da janela

Bonsai

O pequeno porte do arbusto o torna adequado para cultivo em ambientes internos. A altura do caule atinge 20-25 cm. Esta variedade se caracteriza pela maturação precoce — 87 dias. O alto rendimento permite colher até 1,6 kg de tomates de um único arbusto. Os tomates redondos e vermelhos pesam 45 g.

Cacho de mel

Esta planta compacta ocupa pouco espaço no parapeito de uma janela, atingindo uma altura de 58 cm. Os tomates são achatados, amarelo-alaranjados e pesam no máximo 44 g. A frutificação é abundante, começando 95 dias após o plantio.

Cacho de mel

Surpresa no quarto

Esta variedade de tomate de frutos pequenos é caracterizada pelo amadurecimento precoce. A planta atinge uma altura máxima de 50 cm. Os frutos redondos e vermelhos brilhantes pesam 26 g.

Pigmeu

Uma variedade ultraprecoce. Os frutos começam a amadurecer após 78 dias. A altura do caule atinge 27 cm. Os frutos são redondos, vermelhos e pesam 24 g. Os jardineiros apreciam a produção abundante e a alta resistência à requeima.

Flórida Petit

Esta variedade se caracteriza pelo amadurecimento precoce. A colheita começa após 89 dias. O arbusto atinge 30 cm de altura. Os tomates pequenos pesam 22 g cada, com casca vermelho-clara.

Flórida Petit

Janela amarela

Esta variedade é uma cultivar anã com padrão de crescimento determinado. O arbusto cresce até 58 cm. Numerosos tomates pequenos, redondos e amarelos se formam nos galhos.

Pequeno Tim

A planta atinge apenas 30 cm de altura. Pode ser cultivada em ambientes internos o ano todo. Os frutos redondos e vermelhos são suculentos e doces, pesando 14 g. Outra vantagem é que pode ser cultivada em peitoris de janelas voltados para o norte.

Pequeno Tim

Variedades ampelosas

As variedades ampelosas diferem dos tomates comuns em vários aspectos:

  • desenvolver com falta de luz;
  • não tem medo de correntes de ar;
  • as mudas não esticam;
  • os galhos ficam pendurados, de modo que não tocam o chão;
  • sabor único de frutas;
  • a colheita é feita durante todo o ano;
  • Os tomates apresentam alta resistência a infecções e pragas.

É aconselhável cultivar tomates ampelosos em vasos suspensos ou jardineiras.

Pequeno Tim

Pérola do Jardim

Uma variedade de tomate de maturação precoce e determinada, cujos frutos amadurecem em 86 dias. Esta cultivar se distingue por seu longo período de frutificação. O arbusto não cresce mais do que 37 cm. O caule é prostrado, produzindo numerosos frutos pequenos, redondos e rosados. O peso do fruto é de 17 g.

Cidadão F1

Esta variedade de tomate de maturação precoce começa a dar frutos após 87 dias. É fácil de cultivar em casa. As videiras produzem numerosos frutos redondos, de cor escarlate, pesando até 30 g.

Cherrypalchiki F1

Este híbrido se caracteriza por seu tempo de maturação médio e hábito de crescimento determinado. Leva 106 dias do plantio à maturidade. O arbusto atinge 65 cm de altura. Os frutos alongados (6 cm de comprimento) são de cor vermelho-alaranjada e pesam 20 g.

Cherrypalchiki F1

Copo

Esta variedade de tomate fica linda em vasos suspensos. Seus caules longos e pendentes atingem até 35 cm de comprimento. Caracteriza-se por altos rendimentos e um período de maturação extremamente precoce (50 dias após o plantio). Uma única planta pode render até 2,5 kg de frutos pequenos, redondos, vermelhos e de sabor adocicado.

Talismãs

Os arbustos da planta crescem até 53 cm de altura. Os numerosos frutos começam a amadurecer após 112 dias. Os tomates vermelhos e redondos pesam 35 g.

Abundância Vermelha F1

Este híbrido de maturação precoce atinge a maturidade em apenas 50 dias. O arbusto atinge uma altura de no máximo 20 cm. Os frutos são vermelhos brilhantes, redondos e pesam até 25 g.

Abundância Vermelha F1

Como cultivar tomates no peitoril da janela

Para cultivar tomates em um apartamento, é necessário criar certas condições.

Em que recipiente e solo devo plantar?

As sementes de tomate podem ser plantadas em casa, em um recipiente separado (vasos de turfa são ideais) ou em uma caixa grande de madeira. Faça furos de drenagem no fundo do recipiente.O solo deve ser leve, solto, nutritivo e bem arejado. Uma mistura de terra preta, húmus e areia é o ideal.Para aumentar o conteúdo nutricional, são adicionados cinzas de madeira ou superfosfato.

Abundância Vermelha F1

Preparação de sementes antes da semeadura

Antes do plantio, as sementes devem ser selecionadas, processadas e germinadas:

  • Sementes grandes e densas são adequadas para a semeadura. O processo de seleção pode ser simplificado mergulhando as sementes em uma solução salina por 12 minutos. As de baixa qualidade flutuarão para a superfície.
  • Numerosas bactérias patogênicas se acumulam na superfície das sementes, que se tornam ativas ao atingir o solo. Uma solução de permanganato de potássio é usada para desinfetar o material.
  • Deixar as sementes de molho pode acelerar seu crescimento. Espalhe-as sobre um pano úmido e deixe-as por alguns dias.

É melhor comprar sementes de tomate de produtores conhecidos e confiáveis.

sementes de tomate

Pouso direto

Assim que as sementes brotam, eles começam a semear:

  • São feitos sulcos de 14 mm de profundidade no solo e regados.
  • Depois disso, as sementes são semeadas em intervalos de 3,5 cm.
  • As sementes são cobertas com terra.
  • Cubra o recipiente com filme plástico e coloque-o em um local aquecido.

Os primeiros brotos devem aparecer em 5 a 7 dias. Durante esse período, a temperatura ambiente deve ser de 20 graus Celsius. Com que frequência as mudas de tomate devem ser regadas imediatamente após o plantio? Inicialmente, basta borrifar água nas mudas, evitando que a superfície do solo seque.

Abundância Vermelha F1

Colheita

Após o primeiro par de folhas verdadeiras se desenvolver nas mudas, elas são repicadas. Este procedimento permite que as mudas cresçam com um sistema radicular forte, estimulando o crescimento dos ramos radiculares laterais. Durante o processo de repicação, retire aproximadamente 12 mm da raiz central. Os arbustos são replantados em vasos maiores, com capacidade de 6 a 9 litros.

Transplante de mudas para um local permanente em um vaso grande

Antes de plantar pés de tomate em vasos grandes, você deve tomar uma série de medidas:

  • alguns dias antes do transplante, corte as três folhas inferiores;
  • a rega é interrompida três dias antes;
  • o solo no novo vaso é fertilizado com superfosfato;
  • o buraco é feito fundo.

mudas de tomate

Após o transplante, os tomates em vasos são amontoados em todos os lados e regados com água morna.

Peculiaridades do cultivo no lado norte

Mudas de tomate precisam de calor e luz, então é melhor colocar o recipiente em uma janela voltada para o sul. Se as janelas estiverem voltadas para o norte, você definitivamente precisará fornecer luz para as mudas. Semeie as sementes um pouco mais cedo. Coloque o recipiente de tomate o mais próximo possível do vidro. As técnicas de cultivo incluem a instalação de algum tipo de elemento refletivo, como um espelho ou papel alumínio.

Regras para cuidar de tomates de varanda

Para garantir que as plantas de tomate cresçam fortes e produzam uma colheita abundante, elas precisam de cuidados adequados e regulares.

Iluminação, temperatura e humidade

É melhor colocar os vasos de tomate em uma janela voltada para o sul. A cada dois dias, vire o vaso para que a luz seja direcionada para a planta, mantendo os caules retos e evitando que se estiquem. Em dias nublados, forneça iluminação adicional com fitolâmpadas ou luzes de LED.

Abundância Vermelha F1

Durante o dia, a temperatura do ar deve ser de 23 graus Celsius e ligeiramente inferior à noite, chegando a 19 graus Celsius. A umidade do ambiente não deve exceder 65%. A umidade elevada leva ao desenvolvimento de infecções fúngicas.

Regar e fertilizar a planta

É importante estabelecer uma rega adequada e regular para as hortaliças cultivadas em ambientes internos. A umidade adequada do solo é essencial para o bom crescimento e desenvolvimento. Regue com água morna e estável duas vezes a cada sete dias. Ao regar, tome cuidado para não deixar a água atingir as partes verdes da planta. A rega deve ser interrompida durante a floração e retomada quando os ovários começarem a se formar.

A primeira fertilização do tomate é feita duas semanas após o transplante. Em seguida, repita a aplicação de compostos minerais e orgânicos a cada duas semanas. Para melhor distribuição dos micronutrientes, aplique o fertilizante após regar o solo.

Abundância Vermelha F1

Beliscando e amarrando o arbusto

Para cultivar no peitoril da janela, escolha variedades caracterizadas por crescimento limitado e baixo do caule. No entanto, às vezes a produção de frutos é tão densa que é necessário suporte para amarrar. Para garantir o crescimento adequado, os brotos laterais devem ser removidos. Os brotos laterais que crescem nas axilas das folhas também são removidos.

Os enteados impedem o fluxo de luz e ar para todas as partes da planta, retiram muitos nutrientes e inibem o desenvolvimento.

Polinizadores

As variedades de tomate para ambientes internos não precisam de insetos polinizadores. Em alguns casos, a polinização pode ser feita de forma independente. Durante o período de floração ativa, sacuda o caule diariamente ou escove as flores.

Proteção contra doenças e pragas

Doenças comuns do tomateiro incluem requeima, mofo cinzento, canela preta, murcha de fusarium e cladosporiose. Pragas comuns do tomateiro incluem moscas-brancas, besouros-pulga, ácaros, lagartas-cortadeiras e pulgões.

Abundância Vermelha F1

Para proteger os tomates de infecções e pragas, desinfete o solo e as sementes antes do plantio, forneça fertilização e treinamento do arbusto em tempo hábil e mantenha os níveis de temperatura e umidade necessários no ambiente.

Possíveis problemas crescentes

Durante o cultivo do tomate, vários problemas podem surgir:

  • você pode notar que as mudas estão secando e murchando;
  • as folhas ficam amarelas e enrolam;
  • a cor desbota;
  • os ovários caem;
  • Várias manchas aparecem nas folhas.

Assim que um desses sintomas aparecer, é importante começar a identificar o problema imediatamente. Isso ajudará a eliminar a causa precocemente e a salvar a plantação.

Colheita e armazenamento

É melhor colher tomates ligeiramente verdes. Tomates firmes e intactos são os melhores para armazenamento. Eles devem ser colocados em uma caixa de madeira limpa, em uma única fileira, com os talos voltados para cima. Forre cada fileira com papel ou aparas de madeira. Armazene as caixas em um local escuro e bem ventilado. A umidade deve ser de 85%. A temperatura deve estar entre 2 e 6 graus Celsius.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata