O tomate Bezrazmerny faz jus ao seu nome, presenteando os horticultores com frutos surpreendentemente grandes. Às vezes, a planta fica tão carregada de tomates que o arbusto desaba sob o peso deles. Os jardineiros não precisam se esforçar muito para colher uma colheita excepcional: este tomate se adapta bem às condições russas.
Características da planta
O arbusto é determinado, com copa independente após a abertura do 5º ou 6º cacho. Os caules atingem 1,5 m e param de crescer. No entanto, é necessário tutorar o tomateiro Bezrazmerny, pois o peso total dos frutos em maturação pode ser muito elevado.

Esta é uma planta fora do padrão; pode ser deixada sem orientação, ou apenas dois ou três dos brotos mais fortes podem ser deixados. Para uma boa frutificação, essas plantas requerem bastante espaço, portanto, não devem ser plantadas mais de três plantas por metro quadrado. Se plantadas muito densamente, os tomates nas camadas inferiores amadurecem lentamente, inibindo o desenvolvimento dos ovários nos cachos subsequentes. Como resultado, o produtor pode obter alguns frutos grandes, seguidos por uma colheita pequena e esparsa.
Esta variedade de meia estação leva de 115 a 120 dias da semeadura até a maturação dos primeiros tomates. Os tomates Bezrazmernye começam a dar frutos na segunda quinzena de julho ou, em caso de chuvas frias e prolongadas, no início de agosto. A frutificação é prolongada, permitindo a colheita até o outono, e os tomates verdes podem ser armazenados.

As características e a descrição da variedade indicam sua alta produtividade. Esse número chega a 6-7,5 kg de tomates por arbusto, mas pode ser maior ou menor dependendo das práticas agrícolas adequadas. A colheita oportuna de frutos quase maduros nas camadas inferiores ajuda a aumentar ligeiramente a produtividade. Em campo aberto, é melhor colhê-los antes que atinjam a maturidade biológica.
Tomates escaldados já acumularam açúcar suficiente e seu sabor não será afetado pelo amadurecimento artificial. Os ovários em crescimento receberão mais nutrientes e ficarão maiores.
A variedade de tomate Bezrazmerny é resistente a infecções fúngicas que frequentemente afetam tomates de maturação tardia (podridão parda, Alternaria, etc.). No entanto, com a requeima se espalhando, os tomates só podem ser protegidos da doença com tratamentos especiais. A podridão apical também pode danificar a cultura, mas essa doença afeta os frutos devido à deficiência de cálcio e é facilmente prevenida.
Propriedades de consumo de frutas
Cada cacho forma de três a cinco ovários, sendo o primeiro ou os dois primeiros maiores que os demais. Os tomates têm formato ovoide ou cilíndrico, lembrando a variedade Grushovka, mas o Bezrazmerny é significativamente maior. Cada tomate pesa em média 500-700 g, mas alguns podem chegar a 1 kg.
A casca é fina, mas resistente, e os tomates não são propensos a rachar quando maduros. Bagas ligeiramente verdes são fáceis de transportar, e as maduras conservam-se bem na geladeira (até 1 semana). Na maturação biológica, os tomates adquirem uma coloração rosa-framboesa; em campo aberto, uma tonalidade esverdeada pode persistir nos ombros e na base. Na maturação técnica, as bagas são verde-claras, com uma mancha escura.

A polpa é granulosa e açucarada quando cortada. Sua cor é ligeiramente mais clara que a da casca do tomate, um rosa intenso. O miolo é uniformemente colorido, sem centro mais claro. Numerosas câmaras pequenas de sementes são visíveis quando cortadas. A polpa tem textura semelhante à da carne bovina, com consistência macia e suculenta.
Avaliações de horticultores que plantaram esta variedade atestam o excelente sabor da fruta. Os frutos Bezrazmernye são doces, com uma leve acidez que proporciona um sabor equilibrado. O aroma é clássico, semelhante ao do tomate.
Tomates deliciosos são ótimos como salada. Fatias bonitas são perfeitas para qualquer prato ou aperitivo, e fatias grandes são perfeitas para sanduíches. A polpa amassada é um refrescante aperitivo. gaspacho ou sopa de tomate picante sopa, adicione pedaços de tomate a qualquer prato que exija este ingrediente.

Tomates grandes em excesso podem ser processados em suco ou purê de tomate. A polpa espessa e levemente fervida retém quase todas as vitaminas e é um ótimo recheio para conservas de tomate. Devido ao seu baixo teor de acidez, os produtos de tomate da variedade Bezrazmerny são recomendados para alimentação dietética e infantil.
Como cultivar tomates dimensionais?
Para garantir uma boa colheita, semeie as sementes das mudas em tempo hábil. Para variedades de meia estação, semeie-as três meses antes do transplante para o local definitivo. Use uma mistura de partes iguais de terra, húmus e areia como substrato. Para enriquecer a mistura com cálcio e reduzir a acidez, adicione 2 colheres de sopa de giz ou cascas de ovo moídas para cada 10 kg de solo. Não adicione muitos minerais: o excesso de cálcio inibe a absorção de outros nutrientes e as mudas crescerão lentamente.

O solo preparado para o cultivo das mudas precisa ser desinfetado. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma solução forte e quente de permanganato de potássio: sature o solo diretamente no recipiente com o líquido. Depois que esfriar, você pode semear as sementes.
Espalhe as sementes sobre a superfície do solo e cubra com uma camada de 0,5 cm de areia seca. Para reter a umidade, cubra o recipiente com filme plástico com 2 a 3 furos e coloque as sementes em um local aquecido. Quando as mudas surgirem, remova o filme plástico.

Quando as mudas atingirem 2 a 3 folhas, transplante-as para vasos individuais (0,5 L). Mantenha um cronograma de rega regular e não deixe o solo secar. Transplante as mudas de 90 dias para uma estufa ou horta, usando um padrão de 40 x 70 cm. Para evitar que a podridão apical destrua a grande safra de tomate, adicione 1 a 1,5 kg de giz ou outra substância calcária por metro quadrado de solo ao preparar o terreno.

Para formar um arbusto com 2 a 3 hastes, deixe dois brotos laterais na haste principal. O primeiro deve crescer acima do primeiro cacho de flores que se abriu, e o próximo só deve crescer após a formação do segundo cacho.










