Características, cultivo e controle de pragas do tomate Gulliver

O tomate Gulliver, cujas características e descrição serão apresentadas a seguir, foi desenvolvido por criadores russos. Esta variedade destina-se ao cultivo em campo aberto no sul do país ou em estufas plásticas nas regiões central e norte da Rússia. Estes tomates podem suportar armazenamento a longo prazo (25-30 dias) em câmara fria e podem ser transportados por longas distâncias. A variedade de tomate Gulliver foi registrada no Registro Estadual de Hortaliças em 2009. Os tomates são consumidos frescos, usados ​​para fazer saladas, sucos, pastas, ketchup e enlatados.

Dados técnicos da planta e do fruto

Os tomates Gulliver apresentam as seguintes características e descrição:

  1. Esta variedade amadurece no meio da temporada. Sua estação de crescimento dura aproximadamente 100 dias. Os cultivadores desenvolveram duas variedades desta planta: Gulliver F1 e Gulliver's Heart.
  2. A altura média de um arbusto varia de 0,6 a 0,7 m. Em estufas, os arbustos crescem até 120 cm.
  3. Os caules têm um número moderado de folhas. Para máxima produtividade, o arbusto é formado por 2 ou 3 caules. Não é necessário remover os brotos laterais no cultivo de tomates.
  4. A planta desenvolve uma inflorescência simples com 5 ou 6 frutos.
  5. Os frutos têm formato semelhante ao de pimentões. Possuem duas câmaras contendo um pequeno número de sementes. O diâmetro das bagas atinge 40-50 mm e o comprimento é de cerca de 12 cm.
  6. O peso dos frutos varia de 90 a 120 g, mas quando cultivados em estufa, os jardineiros geralmente obtêm frutos com peso médio de 0,2 a 0,4 kg. Avaliações de produtores indicam que, se todos os requisitos técnicos forem atendidos, é possível obter tomates com peso entre 0,8 e 1,0 kg. Portanto, os arbustos precisam ser apoiados, caso contrário, seus galhos quebrarão com o peso dos frutos.
  7. A casca do tomate é grossa e vermelha. Isso evita que os frutos rachem.

Descrição do tomate

A experiência mostra que os tomates Gulliver, quando cultivados ao ar livre, rendem entre 3,5 e 4 kg de frutos por planta. O cultivo em estufas pode aumentar essa produtividade para 7 kg por planta. Os tomates Gulliver são resistentes a doenças como requeima, podridão radicular e podridão apical. A planta tolera bem oscilações de temperatura de curto prazo.

Como cultivar tomates no seu jardim?

Primeiro, você precisa comprar sementes. Recomenda-se tratá-las com uma solução fraca de permanganato de potássio. Plante as sementes em solo especial para tomate. Plante-as a 12-15 mm de profundidade e regue-as. Assim que os brotos aparecerem, alimente-as com fertilizante orgânico. Se você usou recipientes ou caixas para cultivar o híbrido, transplante as mudas quando elas desenvolverem 2 a 3 folhas. Você pode evitar esse procedimento plantando as sementes em vasos individuais de turfa.

mudas de tomate

Gulliver precisa de luz forte para seu desenvolvimento normal. Portanto, assim que os brotos aparecem, o recipiente é movido para uma área bem iluminada ou lâmpadas especiais são usadas. As mudas são regadas com água morna. Uma segunda fertilização com fertilizante complexo líquido é aplicada às mudas antes do transplante para seus canteiros permanentes.

As mudas são transplantadas para o solo permanente quando atingem 50-55 dias de idade. Antes disso, as plantas precisam ser endurecidas por 7 a 10 dias. Elas são plantadas no solo após 15 de maio. O padrão de plantio é de 0,4 x 0,6 ou 0,4 x 0,7 m. Para isso, cave buracos e adicione 1 colher de sopa de misturas minerais complexas.

Um galho com tomates

Fertilize as plantas três vezes por estação, alternando fertilizantes contendo potássio, fósforo ou misturas orgânicas. Recomenda-se regar uma vez por semana. À medida que crescem, amarre-as a estacas resistentes ou a uma treliça. Solte o solo dos canteiros a cada 5 a 7 dias para melhorar a aeração do sistema radicular do tomateiro. Remova as ervas daninhas dos canteiros a cada 15 dias.

Sementes de tomate

Controle de pragas e doenças

Embora a variedade descrita tenha boa imunidade a doenças fúngicas e virais, com alta densidade de plantio, recomenda-se o uso de cobertura morta do solo, ventilação (se os tomates forem cultivados em estufa) e remoção das folhas inferiores de cada caule para proteger os arbustos jovens.

tomates maduros

Arbustos jovens devem ser pulverizados com uma solução fraca de permanganato de potássio ou produtos que contenham cobre. Jardineiros costumam usar Fitosporin para esse fim. Se forem notados frutos ou folhas danificados nos arbustos, eles serão removidos e destruídos fora da área.

Ao cultivar Gulliver em estufa, a planta fica suscetível ao ataque de pragas de jardim, como pulgões, ácaros e outros insetos. Para evitar sua proliferação, os agricultores devem eliminar ervas daninhas e garantir ventilação adequada.

Se os arbustos estiverem infestados de pulgões, uma solução de sabão é usada para matá-los. Os ácaros são erradicados com produtos especiais, aplicados nos arbustos de 2 a 3 vezes com intervalos de 5 a 6 dias. No entanto, esses produtos químicos não devem ser usados ​​depois que as plantas já começaram a dar frutos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata