O tomate Khlebosolny é uma variedade de meia-precoce cultivada na Sibéria. Sua adaptação às condições climáticas locais resulta em forte imunidade, permitindo que seja cultivado em climas rigorosos, proporcionando uma colheita abundante. A demanda por esta hortaliça também se deve ao excelente sabor de seus frutos.
Descrição da variedade
Características do Tomate Hospitaleiro: arbusto de maturação intermediária, determinado e extenso, com folhagem verde densa. A planta cresce até um metro de altura, mas requer tutoramento devido aos frutos grandes, reunidos em pequenos cachos. Um tomate pesa de 600 a 1.000 g. Os tomates redondos, ligeiramente achatados, com leves nervuras, são cobertos por uma casca firme, porém macia, de um vermelho vivo. A polpa açucarada, com textura carnuda e densa, tem um sabor adocicado.

Crescente
Crescente O cultivo do tomate começa com a preparação das sementes:
- Para identificar sementes viáveis, mergulhe-as em solução salina e aguarde 10 minutos. As sementes que flutuarem na superfície serão descartadas.
- As sementes restantes são lavadas e desinfetadas com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- O material da semente é mantido em um estimulador de crescimento.
- As sementes são endurecidas na geladeira por 24 horas, embrulhadas em pano.
- Aquecer a uma temperatura de 20 graus durante 5 horas.
As sementes são plantadas em uma mistura de partes iguais de solo fértil, turfa e areia de rio, à qual são adicionadas uma xícara de cinzas de madeira e um pouco de esterco bovino apodrecido. O solo preparado é regado com uma solução forte de permanganato de potássio e colocado em caixas ou recipientes.

A superfície é nivelada e sulcos de um centímetro de profundidade são formados. As sementes são colocadas nos sulcos a cada 2 cm e cobertas com terra. Os recipientes são cobertos com plástico ou vidro e colocados em uma sala escura a uma temperatura de 25 graus Celsius.
Quando os brotos aparecem, a cobertura é removida e o ambiente recebe boa iluminação com queda de temperatura para +15 graus.
As mudas são regadas com pouca frequência, mas generosamente, usando um borrifador. Quando duas folhas verdadeiras se formam, as mudas são transplantadas para vasos ou copos separados, deixando o torrão preso. Duas vezes por mês, uma solução feita com 200 gramas de cinzas e 10 litros de água é adicionada às plantas.
Uma semana antes de plantar tomates em um local permanente, é necessário um endurecimento preliminar.

Para fazer isso, abra a janela, diminua a temperatura do ambiente e leve as mudas para fora.
As mudas são plantadas na estufa nos primeiros dez dias de maio, com espaçamento de 40 cm entre elas. As plantas são dispostas em ângulo e cobertas com terra para fortalecer o sistema radicular. O processo de plantio termina com a rega e a cobertura com composto ou serragem.
Características de cuidado
Os tomates Khlebosolnye são regados conforme necessário, capinados e cuidadosamente soltos para evitar a formação de crostas na superfície do solo. Recomenda-se a amontoa durante a floração e o amadurecimento.

A aplicação de certos fertilizantes depende do estágio de crescimento da planta:
- é aconselhável fertilizar a zona da raiz com cinzas durante a floração;
- durante o período de formação dos frutos, prepara-se uma solução com um litro de água, ácido bórico e soda, tomando-se um grama cada;
- Verbasco fermentado é adicionado durante o processo de crescimento.
Em condições de estufa e estufa, com iluminação insuficiente, o arbusto é formado em um único tronco, provido de suporte e amarrado.
Vantagens e desvantagens
A descrição das propriedades positivas dos tomates Khlebosolnyh inclui:
- resistência a baixas temperaturas;
- alto nível de germinação de sementes;
- rendimento estável;
- frutificação ativa;
- baixa suscetibilidade a doenças;
- fácil cuidado;
- sabor excelente;
- de frutos grandes;
- transportabilidade;
- aparência atraente;
- longa vida útil;
- amadurecimento amigável.

Uma vantagem do Khlebosolny é a possibilidade de você mesmo colher as sementes. Além disso, as sementes coletadas têm uma taxa de germinação de quase 100%.
As características da cultura destacam as seguintes desvantagens:
- arbustos espalhados devem ser amarrados a um suporte;
- O tamanho dos frutos não permite o enlatamento inteiro.
Pragas e doenças
Cultivar tomates livres de doenças é uma tarefa difícil, mas possível. A variedade Khlebosolny é conhecida por sua resistência à requeima, mas é suscetível à podridão apical e radicular. A prevenção envolve a desinfecção do solo com uma solução de permanganato de potássio, a aplicação de cobertura morta e a remoção de ervas daninhas.

Pragas que representam um perigo para esta variedade de tomate:
- mosca branca;
- pulgão;
- Besouro do Colorado;
- ácaro-aranha.
Para combater pulgões, limpe as folhas com uma solução de sabão em pó. Outras pragas devem evitar pulverizações matinais ou noturnas com Fitosporin.
Tempos nublados e ensolarados não são adequados para pulverização, pois queimaduras aparecem nas folhas.
Colheita e armazenamento
A colheita do tomate Khlebosolny rosa começa 120 dias após o plantio. Um arbusto pode produzir 20 kg de frutos.

Para fins de armazenamento, a colheita deve ser realizada em conformidade com as seguintes regras:
- colher os frutos durante o dia, quando o orvalho tiver secado;
- o quarto deve estar escuro;
- garantir uma temperatura não superior a 10 graus acima de zero e umidade do ar de até 82%;
- selecione frutas saudáveis e sem sinais de danos;
- Coloque os tomates em recipientes de madeira ou plástico, intercalando-os com papel ou serragem seca (no máximo três);
- Marque as caixas semanalmente para verificar se há tomates estragados.
Apesar da grande massa do fruto, os tomates podem ser armazenados por muito tempo.
Esta variedade é usada em saladas, guarnições e em diversos pratos, incluindo pratos dietéticos e infantis. Estes tomates são adequados para fazer pastas, sucos, ketchup e molhos. Embora possam suportar tratamento térmico, não são adequados para enlatados devido ao seu grande tamanho.
A variedade de tomate Khlebosolny, simples e pouco exigente, é fácil de cultivar, mesmo para jardineiros inexperientes. Seguindo as recomendações do fabricante e ouvindo as avaliações de jardineiros experientes, você sempre terá uma colheita abundante.

Avaliações de jardineiros
Inna Vasilievna:
"Os tomates Khlebosolnye de frutos grandes são os únicos com os quais não tenho problemas. O principal requisito é amarrar os arbustos na hora certa, e todo o resto é mínimo. Em cinco anos de cultivo, nunca tivemos uma única quebra de safra."
Tâmara:
"Tomates enormes e deliciosos estão prontos para comer todos os dias. A polpa doce permite colhê-los direto da videira e comê-los sem aditivos, e eles realmente brilham em uma salada. Uma dúzia de plantas é suficiente não só para usar fresco, à vontade, mas também para conservas de inverno: suco, ketchup. Eles também combinam bem com borscht, vegetais enlatados e peixe enlatado."
Vladimir Semenovich:
"A variedade favorita da minha família! Eu diria até que é precoce, não de meia estação. Carnuda, mas suculenta. Se quiser frutos maiores, deixe alguns ovários no cacho. Os muito grandes crescem retorcidos, enquanto os médios são limpos e arrumados."











