O tomate Moment pertence a um grupo de tomates de maturação precoce. Como a casca dessa variedade é resistente a danos mecânicos, os frutos podem ser transportados por longas distâncias. Os varejistas compram facilmente os tomates Moment dos agricultores, pois podem ser armazenados em câmara fria por 45 a 60 dias. Os frutos são usados em saladas, consumidos frescos, em conserva inteira, conservados para o inverno em qualquer formato e usados para fazer molhos, pastas e sucos.
Características e descrição da variedade
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- O período de vegetação da planta, desde os primeiros brotos até a colheita, é de 88 a 96 dias.
- A altura do arbusto Moment varia de 0,25 a 0,4 m.
- A inflorescência é do tipo simples.
- Número médio de folhas verdes padrão no caule.
- Os frutos são esféricos, achatados na parte superior e inferior. Pesam entre 60 e 80 g e são de cor vermelha.
- A polpa é agradável ao paladar. Os frutos têm consistência medianamente densa.

Comentários de jardineiros que plantaram tomates Moment em suas hortas indicam que, para obter uma boa colheita, é essencial seguir todas as recomendações de especialistas. Quando cultivada ao ar livre, esta variedade rende até 1,0 kg por planta. Quando cultivada em estufas, a produtividade aumenta para 1,2-1,4 kg por planta.
Os agricultores que plantaram tomates para venda indicam que conseguiram colher de 4.500 a 4.700 g em cada 1 m² de canteiro.
Os jardineiros destacam as seguintes vantagens da variedade: colheita estável, pouca exigência às condições climáticas e qualidade do cuidado, capacidade de evitar a formação de arbustos e tamanhos de frutos praticamente uniformes.

As desvantagens do Moment incluem um baixo rendimento por planta e a suscetibilidade a diversas doenças da erva-moura. O único tomateiro que não é suscetível à requeima é sua capacidade de produzir uma colheita antes do início da temporada de doenças.
Os tomates Moment são cultivados em campos abertos no sul da Rússia. Nas regiões centrais, são cultivados em estufas de plástico e canteiros. Nas regiões do norte, os tomates Moment são cultivados em complexos de estufas bem aquecidos.
Como cultivar mudas você mesmo
Após comprar as sementes, trate-as com uma solução de permanganato de potássio ou suco de aloe vera. Isso aumentará a taxa de germinação das sementes e fortalecerá a imunidade das futuras plantas. Semeie as sementes em caixas com solo misturado com turfa e areia. Plante as sementes a 20 mm de profundidade.

Os primeiros brotos aparecerão em uma semana. Eles devem ser regados com água morna e alimentados com fertilizante orgânico (esterco) ou mineral (nitrogênio). Assim que as mudas desenvolverem uma ou duas folhas, elas são repicadas. As mudas devem ter de 50 a 60 dias antes de serem transplantadas para o local definitivo. Cerca de uma semana antes de transferir os arbustos para uma estufa ou campo aberto, endureça-os.
Se decidir plantar tomates ao ar livre, faça-o após o risco de geada repentina ter passado. A data exata para o plantio das mudas depende do clima da região, portanto, os jardineiros devem determinar a época certa com base em sua experiência pessoal.

Devido ao pequeno porte das plantas, não é necessário remover os brotos laterais. Produtores experientes recomendam o plantio de 5 a 7 mudas por canteiro de 1 m².
Cuidando de pés de tomate
Para garantir uma colheita saudável, recomenda-se capinar os canteiros de 1 a 2 vezes por semana. Isso ajudará a prevenir infecções fúngicas e bacterianas.
Amontoar o solo ajuda a eliminar o risco de danos ao sistema radicular do tomateiro causados por insetos parasitas de jardim e suas larvas. Além da amontoação, recomenda-se aplicar cinzas moídas nas raízes das plantas. Elas matam parasitas e repelem lesmas.

Regue duas vezes por semana com água morna e ensolarada. Em climas quentes, aumente a frequência conforme necessário.
Fertilize os tomateiros de 3 a 4 vezes por estação. Inicialmente, fertilizantes nitrogenados e misturas orgânicas (húmus ou esterco) são adicionados ao solo. Isso promove o rápido crescimento das plantas. Após o início da floração, alimente os tomateiros com misturas de nitrogênio e potássio. Quando os frutos começam a aparecer, misturas de fósforo e potássio são adicionadas ao solo dos canteiros.
Para eliminar o risco de doenças, trate as folhas da planta com produtos químicos medicinais que destruirão fungos e microrganismos perigosos para os pés de tomate.
Caso apareçam diversas pragas de jardim, como besouros da batata do Colorado, pulgões e lagartas de insetos, é recomendável usar produtos químicos tóxicos para proteger as plantas, que podem ser comprados em lojas especializadas.










