O tomate híbrido Bonaparte pode ser encontrado em quase todos os jardins ou estufas. Os tomates desta variedade distinguem-se pelo seu excelente sabor, aroma agradável, formato bonito e tamanho compacto. As avaliações desta variedade são extremamente positivas. Os jardineiros observam que a planta não é exigente, mas requer cuidados cuidadosos e alimentação adequada.
O que é um tomate Bonaparte?
Descrição da variedade:
- Esta é uma variedade de maturação precoce, adequada para cultivo no solo ou em estufas.
- Jardineiros recomendam plantar mudas em estufas, especialmente em regiões de climas frios.
- No sul, os arbustos podem ser plantados em terreno aberto.
- A variedade Bonaparte também é chamada de Vilmorin, pois foi criada e produzida pela famosa empresa de melhoramento "Vilmorin".

Outras características do Bonaparte f1 incluem:
- A planta é indeterminada.
- A primeira colheita aparece dentro de 2 meses a partir do momento em que as mudas são plantadas no solo.
- Cada fruto pesa no máximo 160 g. Se os cachos forem devidamente formados em um único tronco e fertilizante for aplicado, o peso de um tomate pode aumentar para 500 g.
- Os arbustos de tomate Bonaparte atingem 1,5 m de altura.
- Entrenós curtos são formados no tronco e nas folhas.
- As folhas do tronco são de formato médio e têm uma agradável cor verde.
- A variedade é resistente a vírus e doenças que afetam as plantações de jardim. Os melhoristas criaram um tomate que pode resistir a vírus como cladosporiose e mosaico do tabaco.

Os frutos são ovoides. Caracterizam-se pela cor vermelho-rosada e pela casca lisa, que não racha durante o amadurecimento. Isso os torna ideais para conservas inteiras. O centro dos tomates é suculento e carnudo, contendo de 3 a 4 câmaras contendo sementes.
O excelente sabor da variedade faz com que os pratos feitos com tomates Bonaparte sejam os favoritos de adultos e crianças. Jardineiros recomendam usá-los não apenas em saladas frescas, mas também em sucos de tomate, purês e sopas. Muitos cozinheiros adicionam tomates Bonaparte F1 a ensopados, carnes assadas e outros pratos.
Como cultivar tomates?
As variedades híbridas devem ser plantadas adequadamente em vasos e, em seguida, no solo. As sementes devem ser semeadas de 50 a 60 dias antes do transplante para uma estufa ou canteiro aberto.

No sul, você pode semear em vasos no início de março (até o dia 10 ou 11), nas regiões centrais – no final de março, e nas regiões do norte – no início de abril. Essas datas são adequadas para mudas planejadas para plantio ao ar livre; para estufas, as datas devem ser adiantadas em 2 a 3 semanas.
As sementes para mudas são retiradas do jardim ou compradas em lojas especializadas. O solo deve ser preparado com antecedência, o que requer colocá-lo em um ambiente aquecido e bem aquecido. Seque o solo no forno 2 a 3 dias antes do plantio. Isso matará vírus e esporos nocivos, evitando a contaminação das mudas.
Sementes compradas em lojas não precisam ser desinfetadas. Basta deixá-las de molho em água até que as sementes defeituosas flutuem para a superfície. Coloque as sementes restantes em um pano úmido e deixe-as germinar por um dia. Após 24 horas, deixe as sementes de molho em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos e, em seguida, enxágue as mudas em água morna.

As sementes são colocadas em caixas a uma distância de 2 a 3 cm e cobertas com filme plástico para criar um efeito estufa. O filme só deve ser removido quando os brotos aparecerem.
As mudas devem ser regadas com água morna. Quando quatro folhas aparecerem, elas serão repicadas, selecionando apenas plantas fortes. Plante as mudas com 30-35 cm de distância, cobrindo completamente as raízes com terra.
Regue os tomates Vilmorin com água morna e cubra-os com um pano para evitar que queimem. Durante o crescimento, regue as plantas, mas evite regar em excesso para evitar o apodrecimento das raízes. Regue-as assim que a camada superficial do solo secar. Após cada rega, solte o solo para restaurar rapidamente a aeração.
As mudas são amarradas durante o crescimento para evitar que os arbustos e cachos de frutas se quebrem. A fertilização regular também é recomendada. A primeira aplicação é antes do primeiro ovário começar a se formar. Para isso, recomenda-se o uso de cinzas comuns misturadas à camada superficial do solo. A segunda aplicação é com levedura, quando os arbustos começam a florescer.
Recomenda-se também o uso de fertilizantes que contenham potássio. Fertilizantes com iodo são usados para regar os arbustos uma vez por semana durante o tempo seco e sem vento.










