O tomate Kolobok recebe esse nome devido ao seu formato perfeitamente redondo, que lembra um pãozinho. Sua cor vermelha vibrante confere ao fruto um charme especial. Nossos jardineiros adoram variedades de tomate de maturação precoce, incluindo o Kolobok, pois ele é ideal para invernos longos e verões curtos.
Esta é uma planta determinada, atingindo uma altura máxima de 55 cm. Os tomates amadurecem uniformemente, produzindo uma colheita bastante alta. Os frutos pesam entre 55 e 65 g. Suportam bem o transporte por longas distâncias, o que é importante para os agricultores.
O que é o tomate Kolobok?
Vamos analisar mais detalhadamente as características e a descrição dos tomates: o que eles gostam, como plantá-los corretamente.

Os fabricantes sempre indicam o tipo de tomate que compram. Isso deve ser levado em consideração na hora da compra, pois diferentes variedades de tomate crescem e se desenvolvem de forma diferente.
Então, o que você precisa saber sobre a variedade determinada à qual nosso Kolobok pertence?
Esta é uma variedade com crescimento limitado. Assim que o ovário do fruto se forma no topo do arbusto, a planta para de crescer. O tipo de tomateiro também pode ser determinado após o surgimento dos primeiros brotos: em uma variedade determinada, o comprimento do cotilédone é de 1 a 3 cm.
O primeiro cacho de flores se forma após o sexto ou sétimo folíolo (muito mais tarde em variedades indeterminadas). Poucas folhas, aproximadamente três de cada, se desenvolvem entre os cachos. Outra característica desta variedade é que os cachos podem se formar a partir de brotos. Tudo isso indica um desenvolvimento acelerado da planta, razão pela qual ela amadurece precocemente.

Como os tomates são cultivados?
Quanto aos cuidados com Kolobok, você precisa seguir as seguintes regras:
- realizar periodicamente a amontoa;
- como beliscar enteados corretamente;
- para melhorar a ramificação, belisque os caules;
- fertilizar em tempo hábil (é melhor fazer isso antes da amontoa);
- água somente quando necessário;
- realizar o controle de pragas e doenças, se necessário.
Muitas pessoas não cultivam variedades específicas de tomate, mas isso não é totalmente correto. Quando uma planta tem suporte, ela cresce em uma única direção: o caule cresce para cima e os galhos não caem em direção ao solo. Primeiro, esses arbustos são mais fáceis de cuidar e, segundo, o tomateiro é menos suscetível a doenças e ataques de insetos.

Quanto ao risco de doenças, por exemplo, a requeima (uma doença fúngica) pode ocorrer devido ao excesso de água nas folhas e no solo. Por isso, muitos jardineiros usam irrigação por gotejamento para garantir que a água chegue ao sistema radicular sem tocar a parte superior da planta.
Se você notar que a planta foi infectada por uma doença fúngica, ela precisará ser tratada com as seguintes soluções: Infinito, Ridomil Gold, Aliette, Tattu. Os insetos mais perigosos são o besouro da batata-do-colorado, os pulgões e as traças do inverno. Eles podem ser controlados com Actofit, Fitoverm ou Confidor.

Algumas palavras sobre o plantio de sementes. As sementes para mudas são semeadas no final do primeiro mês da primavera. Para garantir uma germinação bem-sucedida, algumas medidas simples devem ser tomadas antes do início de maio (quando as geadas passarem, é hora de plantar no solo).
Prepare as sementes para o plantio mergulhando-as em uma solução de água salgada. As sementes que se depositarem no fundo do copo germinarão 100%. Para prevenir doenças, deixe as sementes de molho em uma solução leve de permanganato de potássio (30 minutos são suficientes).
O plantio deve ser feito em substrato previamente preparado, a uma profundidade de 1 a 2 cm. Cubra toda a área com filme plástico e guarde em local aquecido.
Ao plantar no solo, a profundidade dos buracos deve corresponder ao comprimento das raízes das mudas. As mudas devem ser espaçadas de 50 a 60 cm para evitar que fiquem aglomeradas à medida que crescem.

O que os moradores de verão pensam sobre Kolobok?
As avaliações dos jardineiros sobre esta variedade são positivas.
Olga Chernova, região de Moscou:
"Esta variedade cresce como uma planta que se planta e esquece. Não precisei beliscar nem amarrar. Os arbustos cresceram em todas as direções, e consegui colher uma safra abundante."
Valentin Grotov, Voronej:
"Os tomates cresceram diretamente no solo; plantei-os em campo aberto. Eles não desenvolveram nenhuma doença. Colhi-os conforme amadureciam. Plantei as mudas tarde, mas a colheita foi um sucesso. Todos os meus vizinhos que plantaram esta variedade ficaram satisfeitos."
Svetlana Rulneva, Kirov:
Plantei esta variedade pela primeira vez. Fiquei satisfeito com a variedade Kolobok, pois não requer cuidados especiais e, ainda assim, produz uma grande quantidade de frutos. A colheita foi suficiente para toda a família. Fizemos saladas de tomate fresco e conservas para o inverno. Plantarei Kolobok novamente neste verão.










