O tomate "Palka" foi desenvolvido em 1958 por criadores americanos. No entanto, está apenas começando a ganhar popularidade na Rússia. A variedade tem uma aparência incomum: os frutos crescem diretamente no caule, praticamente sem folhas. Esta variedade é às vezes chamada de tomate "Terry" ou "de folhas crespas".
Características da variedade
O tomateiro Palka possui caules longos, geralmente não mais do que três. A planta é semideterminada, atingindo uma altura de 1,2 m. A descrição da variedade exclui a presença de brotos laterais. A planta possui pouquíssimas folhas rígidas e onduladas, reunidas em cachos no Palka. Esta variedade não requer pinçamento.

Em média, formam-se cerca de cinco cachos em cada haste. Cada cacho pode produzir até seis frutos.
Esta é uma variedade de meia estação, o que significa que decorrem aproximadamente 120 dias entre a emergência das mudas e a colheita dos primeiros tomates maduros. O tomate Palka tem um rendimento colunar bastante elevado: pode-se colher até 1,5 kg de tomates de uma única planta. Com o plantio denso, jardineiros experientes podem colher até 30 kg de tomates por metro quadrado.
As características e a descrição da variedade Palka incluem recomendações para o cultivo desses tomates em campo aberto ou em estufas. Os rendimentos são consistentes e altos, independentemente do local de plantio.

Os tomates Palka são utilizados em todos os tipos de processamento. São excelentes para transporte devido à sua longa vida útil.
O galho não é um tomate híbrido, então as sementes de tomate podem ser usadas para futuras mudas.
A variedade de tomate Palka demonstra resistência a muitos tipos de doenças que comumente afetam os tomates.

Os frutos são redondos. A polpa interna é firme e densa. O sabor dos tomates Palka é típico desta hortaliça; há uma acidez sutil. O fruto maduro é vermelho vivo.
Um único fruto pode pesar até 50-100 g. Uma característica distintiva dos tomates é que eles não caem, mesmo quando maduros demais, permanecendo no pé. Eles também são resistentes a rachaduras, graças à sua casca firme e densa.
A única desvantagem desta variedade de tomate é que requer estaqueamentos repetidos. Se o tronco do tomateiro Palka não for fixado ao suporte a tempo, ele pode simplesmente quebrar. No entanto, esta técnica de cultivo é fácil de implementar e requer apenas atenção e cuidado por parte do produtor.
Características do cultivo
As sementes da variedade de tomate Palka são semeadas em meados de março. O solo para as mudas deve ser bem fertilizado imediatamente antes do plantio. As mudas de tomate devem ser transplantadas para o local definitivo exatamente 60 dias após a semeadura. Jardineiros experientes recomendam semear à noite, pois isso permitirá que as mudas se aclimatem melhor.

Uma parte importante do cultivo de uma hortaliça como o tomate é a fertilização na hora certa. Alguns produtores de hortaliças recomendam a aplicação de 4 kg de mistura de composto de turfa, 50 g de potássio e 50 g de fósforo, por 1 m² de solo.
A distância entre as mudas de tomate deve ser de aproximadamente 20 cm. Os cuidados com o tomate incluem capina regular, afrouxamento do solo e amontoamento das plantas. Isso deve ser feito pelo menos uma vez a cada dois dias.

Como guardar sementes para futuras mudas?
Para evitar comprar sementes caras para o próximo ano, você pode guardá-las usando tomates já existentes. Para isso, é melhor usar tomates do segundo cacho. A fonte de sementes geralmente são os chamados tomates fêmeas, que têm uma pequena depressão na parte inferior.
Os tomates são lavados com uma solução fraca de permanganato de potássio para desinfetar a superfície. Depois disso, são deixados em local seco, escuro e quente por 5 ou 6 dias para amadurecer.

Assim que a fruta estiver macia, corte-a com uma faca esterilizada e transfira a polpa e as sementes para um recipiente bem lavado. Cubra o recipiente com um pedaço de pano de algodão e coloque-o em um local escuro. Após dois dias, a fermentação começará. Se uma película fina e bolhas aparecerem na superfície da mistura, é sinal de que as sementes estão prontas para serem lavadas.
Despeje água morna em um recipiente e enxágue delicadamente as futuras sementes. Enxágue até que a água saia limpa. Em seguida, transfira as sementes para um pano limpo para absorver a umidade. Seque-as sobre uma folha de papel. Disponha as sementes em uma única camada.










