- História do aparecimento da variedade
- Descrição da variedade
- Seleção siberiana
- Aparência da planta
- Características das frutas
- Prós e contras
- Tecnologia agrícola
- Preparando e plantando sementes
- Cuidados e plantio de mudas
- Como regar
- Condições para frutificação máxima
- Cuidando de arbustos
- Produtividade
- Doenças e pragas
- Uso de frutas
- Condições de armazenamento
- Análogos
- Cúpulas da Rússia
- Cúpulas de mel
- Cúpulas Rosa F1
- Cúpulas de Ob
- cúpulas russas
- Cúpula Vermelha
- Depoimentos de quem cultivou Golden Domes
Plantar tomates é uma atividade comum para jardineiros. Escolher uma variedade entre as disponíveis pode ser desafiador. As avaliações do tomate Golden Domes são extremamente positivas. Os jardineiros apreciarão verdadeiramente a variedade depois de cultivá-la em seu jardim.
História do aparecimento da variedade
O que torna esta variedade única é que ela pertence à seleção siberiana. Uma equipe de cientistas participou do seu desenvolvimento:
- Dederko V. N.;
- Postnikova T. N.;
- Ugarova S. V.;
A variedade foi desenvolvida há muito tempo. Após passar por testes, foi adicionada ao Registro Estadual em 2005. Outro nome para a variedade é Sibiriada.
Descrição da variedade
Para obter informações completas sobre uma espécie, os jardineiros precisam estudar suas características. Essas informações fornecem informações sobre a variedade e os ajudam a entender o que é necessário para cultivá-la em seu jardim.
Seleção siberiana
Os produtores estão desenvolvendo variedades adaptadas a condições adversas de cultivo, incluindo clima desfavorável, verões curtos, mudanças climáticas repentinas e muito mais.

Aparência da planta
Os tomates Golden Domes são cultivados tanto em ambientes internos quanto externos. São plantas determinadas, atingindo uma altura máxima de 1,5 m. As folhas são de tamanho médio e a inflorescência é complexa.
Características das frutas
Os frutos têm formato de coração e coloração amarelo-alaranjada. Seu peso depende dos cuidados e do manejo do arbusto. O peso máximo é de 800 g, enquanto a média é de 400 g. O sabor é excelente.
Prós e contras
A planta possui características positivas e negativas. Cabe ao jardineiro avaliar os tomates e as qualidades das próprias plantas.

Vantagens:
- Características de sabor.
- A melhor variedade para nutrição dietética.
- Não contém ácido.
- Conserva-se bem quando verde.
Imperfeições:
- Exigência de formação.
- Suscetibilidade a rachaduras.
- Não é adequado para enlatamento como um todo.
Jardineiros experientes eliminam deficiências demonstrando engenhosidade.
Tecnologia agrícola
O cultivo adequado é a chave para uma colheita futura. Seguir todos os requisitos garantirá uma colheita abundante.

Preparando e plantando sementes
Antes de plantar, verifique as sementes. Dissolva 1 colher de sopa de sal em 1 litro de água e polvilhe as sementes. As que flutuarem na superfície são impróprias para o plantio. Lave e seque as sementes restantes.
As sementes são embebidas em uma solução de permanganato de potássio por 30 minutos. Em seguida, são enxaguadas com água morna e secas.
Para o plantio, misture o solo:
- 1 parte de solo de grama;
- 2 partes de húmus;
- 1 parte de areia de rio.

Regue com uma solução fraca de permanganato de potássio e faça sulcos com 5 cm de distância e 2 a 3 cm de profundidade. Semeie as mudas secas. Cubra com terra e filme plástico. Coloque em um local quente e escuro até que os brotos apareçam.
Cuidados e plantio de mudas
As plantas exigem cuidados de alta qualidade, pois é aqui que se estabelece a base para a colheita futura. O afrouxamento é feito após cada rega.
Estrume diluído e composições minerais complexas são usados como fertilizantes.
Quando a segunda folha verdadeira aparecer, transplante os tomates para recipientes individuais. Jardineiros recomendam o uso de vasos de turfa. Isso garante que o sistema radicular não seja perturbado durante o transplante para um local permanente.

O jardineiro determina o momento do plantio em estufa ou no solo. O canteiro é preparado com antecedência, regado e as covas são cavadas. A distância entre as plantas é de 40 cm e entre as fileiras, de 50 cm.
Como regar
Regue as mudas prontamente, assim que a camada superior secar. Evite regar em excesso, mas também não deixe as plantas secarem.
Primeiro, regue o solo com um borrifador, para que as raízes das mudas frágeis não sejam levadas pela água.Em seguida, regue cuidadosamente entre os sulcos, tomando cuidado para não lavar as raízes.

Condições para frutificação máxima
Seguir regras simples ajudará você a obter a colheita máxima:
- ajuste correto;
- seleção de localização e solo;
- implementação de práticas agrícolas;
- formação de arbustos;
- introdução de fertilizantes;
- rega oportuna;
- cobertura morta e afrouxamento.
A conformidade com os requisitos de plantio e recomendações de jardineiros experientes leva ao aumento da produtividade.

Cuidando de arbustos
Após o plantio em campo aberto ou em estufa, as plantas precisam de cuidados adequados. Regue conforme necessário; as cúpulas douradas são propensas a rachaduras. Portanto, regue com moderação. Regue regularmente e abundantemente, evitando que sequem. As plantas precisam de suporte; os arbustos são altos e devem ser amarrados a estacas. Os cachos também se quebram com o próprio peso, por isso devem ser amarrados individualmente.
Jardineiros recomendam o cultivo de plantas em 2 a 3 hastes. Não há necessidade de remover o ponto de crescimento em terreno aberto. O tomateiro Golden Domes faz isso automaticamente.Solte o solo após cada rega. Isso garante a disponibilidade de oxigênio, reduz ervas daninhas e retém a umidade do solo.
Alguns produtores de vegetais praticam a cobertura morta usando serragem, palha podre e outros materiais disponíveis.
Recomenda-se fertilizar os tomates 3-4 vezes por estação:
- uma semana após o transplante para um local permanente;
- durante a floração;
- formação de frutos;
- antes de amadurecer.

Use minerais e matéria orgânica com moderação. Plantas superalimentadas produzem folhagem sem se preocupar com o desenvolvimento dos frutos.
Produtividade
O rendimento depende do esforço do jardineiro em cultivá-la. Há casos de rendimento de até 5 kg em uma única planta.2 receba até 14 kg de vegetais.
Doenças e pragas
Os jardineiros cuidam da prevenção de doenças seguindo técnicas de plantio e diretrizes de cuidado.

Os tomates Golden Domes são resistentes a doenças comuns nesta cultura. Tratamentos químicos são utilizados como medida preventiva ou após a detecção de sinais de problemas. Após a floração, inseticidas e fungicidas não são recomendados, pois as substâncias permanecerão nos frutos e podem ser ingeridas por humanos. Métodos tradicionais de controle de insetos e doenças são utilizados.
Uso de frutas
O tamanho grande dos tomates os torna inadequados para o enlatamento de frutas inteiras. Por isso, os jardineiros usam os Golden Domes para:
- sucos;
- pratos de tempero;
- saladas frescas;
- reabastecimento de alimentos enlatados para o inverno;
- preparando sortimentos de inverno, onde os tomates são cortados em fatias e muito mais.

O uso de tomates na culinária caseira depende da imaginação da dona de casa e dos desejos da família.
Condições de armazenamento
Tomates maduros não podem ser armazenados. No entanto, se colhidos verdes para amadurecimento, conservam-se bem por muito tempo. As condições ideais de armazenamento incluem um ambiente escuro com temperatura estável. Recomenda-se fornecer oxigênio adequado.
Análogos
Golden Domes tem diversas variedades e híbridos semelhantes, plantas com características e qualidades semelhantes.
Cúpulas da Rússia
Um tomateiro precoce, de frutos grandes, que atinge 2,5 m de altura na fase adulta. Um único cacho produz de 3 a 4 frutos. O peso médio de um tomate é de 0,5 kg e sua coloração é rosada. Com plantio e cuidados adequados, um único arbusto pode render até 15 kg de tomates.

O cuidado com as plantas consiste em seguir práticas agrícolas padrão. O suporte e a modelagem dos arbustos são essenciais.
Cúpulas de mel
Os arbustos baixos são produtivos. Durante a maturação em massa, são cobertos por numerosos frutos amarelos de tamanho médio (máximo 150 g). Não é necessário tutoramento ou modelagem, e as plantas são fáceis de cuidar. O rendimento por arbusto é de 2,5 a 3 kg.
Cúpulas Rosa F1
O híbrido amadurece cedo. Os tomates rosados, em formato de coração, atingem 0,25 kg de tamanho. Uma característica marcante da variedade é a resistência a rachaduras. Com os devidos cuidados, o rendimento é de 25 kg por 1 m.2.

Cúpulas de Ob
As plantas são baixas, atingindo uma altura máxima de 50 cm. Os frutos são vermelhos e grandes, pesando até 250 g. Um arbusto produz 5 kg de frutos, desde que todos os requisitos de plantio e cuidados sejam atendidos.
cúpulas russas
Tomates altos e de maturação precoce. A planta atinge 2,5 m de altura. Os frutos são vermelhos e pesam até 0,2 kg.
Cúpula Vermelha
Pronto para consumo 3 meses após a germinação. Os arbustos são pequenos, com até 0,7 m de altura. Com os devidos cuidados, um jardineiro obterá 3 kg de vegetais de uma planta. Cuidados mínimos são necessários e não é necessário modelá-los.

Depoimentos de quem cultivou Golden Domes
Antes de plantar, os jardineiros buscam o feedback de quem já plantou tomates em seus jardins. Além de suas opiniões pessoais, os jardineiros oferecem conselhos para aqueles que ainda não cultivaram tomates-domo-dourados em seus jardins.
- Vera: "Plantei tomates em uma estufa; havia muitos arbustos, mas não os preparei. Os Golden Domes me agradaram pela produtividade e facilidade de manutenção."
- Olesya: "Plantei vários arbustos. As plantas criaram raízes e deram uma boa colheita. Como foram plantadas tarde, os frutos não amadureceram. Eles mostraram-se promissores durante o amadurecimento. Uma boa variedade para um canteiro."
As Golden Domes são adequadas para cultivo por jardineiros que gostam de comer frutas frescas.











