O tomate abacaxi havaiano é uma planta alta com frutos grandes e marcantes de cor laranja-dourada. Esta variedade produz uma colheita abundante e ostenta um sabor e aroma frutados únicos.
Principais características
Vale ressaltar que esta variedade de tomate é indicada para cultivo em estufas. Também pode ser cultivada ao ar livre em clima adequado, mas o rendimento e o sabor podem ser diferentes do original.

A altura da planta apresenta alguns desafios. Em média, o abacaxi havaiano cresce até 2 metros, exigindo suporte adicional e estacas ocasionais. Quando plantada em estufa, a altura da planta precisa ser controlada, o que também não facilita o processo de cultivo.
Para obter uma boa colheita, os pés de tomate devem ter 2 a 3 hastes, portanto, é necessário fazer a poda lateral oportuna.
O vegetal é resistente à maioria das doenças, mas mesmo aqui o tomateiro tem um ponto fraco: é altamente suscetível à requeima. Além disso, é necessária proteção adicional contra pragas, especialmente a mosca-branca.

Os tomates pesam de 300 a 400 g, mas podem ser extremamente grandes — até 700 g. O amadurecimento leva 105 dias a partir da germinação. O tomate tem um aroma único de abacaxi, enquanto o sabor permanece típico deste vegetal. As sementes são poucas e muito pequenas. O tomate é redondo, ligeiramente achatado. Sua cor é laranja; os tomates maduros apresentam listras rosadas na parte inferior.
O tomate é usado em saladas e sucos. Graças ao seu sabor adocicado, o abacaxi havaiano também é usado em cardápios infantis. Infelizmente, os frutos não duram muito, então devem ser consumidos poucos dias após a colheita.

Regras de cultivo
É melhor semear mudas de tomate em março para que elas se estabeleçam o suficiente antes de serem plantadas no solo. Normalmente, as mudas são semeadas em recipientes individuais de 350 ml. Coloque as sementes a uma profundidade de 1 cm. Ao semear, lembre-se de desbastá-las para deixar espaço suficiente. Para desinfetar o solo, use uma solução de permanganato de potássio. Ferva e despeje quente no solo, depois cubra o recipiente com filme plástico. Semeie as mudas somente depois que o solo esfriar.

Ao transplantar mudas para o solo, você precisa seguir as seguintes regras:
- o arbusto deve consistir em 2-3 hastes;
- as folhas inferiores devem ser removidas;
- a distância entre arbustos não é inferior a 0,5 m;
- não podem ser plantados mais de 3 arbustos por 1 m²;
- temperatura do solo — +15… +17°С.
Não é de se admirar que esta variedade seja considerada uma variedade de estufa: para um crescimento bem-sucedido, ela requer não apenas solo quente, mas também água morna para irrigação (17 a 20 °C). Os tomates prosperam em umidade. Antes do plantio, o solo deve ser regado generosamente. Após o plantio, regue diariamente por sete dias. A primeira descompactação (para garantir a oxigenação) pode ser feita após duas semanas.

Fertilizantes minerais comuns são adequados para fertilização. Adicione o fertilizante à água de irrigação 20 dias após o plantio. Fertilize uma vez a cada 2 a 3 semanas a partir de então. Soluções de alho ou soda podem ser usadas para combater doenças e pragas. A planta pode ser tratada já duas semanas após o plantio. Repita o procedimento se necessário, mas não mais do que uma vez a cada 10 dias.
Se você monitorar a temperatura e amarrar os caules ao suporte a tempo, não haverá problemas no cultivo de tomates. Esta variedade recebe apenas avaliações positivas dos jardineiros.










