O tomate Boni MM, compacto e aromático, de maturação precoce, é um dos favoritos dos jardineiros russos. É cultivado ao ar livre em regiões de clima quente ou temperado. Nas regiões do norte, é plantado em estufas e sob coberturas plásticas. Esta variedade de sucesso, cultivada internamente, foi incluída no Registro Estadual em 2001. Alguns catálogos oferecem o tomate sob o nome Boni M.
Descrição da variedade
Os tomates Boni MM são determinados e crescem até uma altura de 50 a 60 cm, interrompendo o crescimento quando a primeira inflorescência amadurece. Essa característica permite o cultivo de arbustos entre variedades altas de tomate. A planta padrão, ereta, forma caules fortes com numerosas folhas onduladas, verde-escuras, que não separam as inflorescências.

O caule articulado produz frutos vermelhos, achatados, redondos e ligeiramente nervurados, pesando de 50 a 70 g, mas podendo atingir até 100 g. Os tomates suculentos e carnudos têm um sabor puro e característico de tomate. Um arbusto rende até 2 kg, e um metro quadrado de plantio rende até 7 kg.
Graças à sua casca elástica e estrutura de polpa densa, os tomates colhidos podem ser armazenados por algum tempo e transportados sem danos.
Crescente
A semeadura dos tomates Boni MM é realizada em março, a data varia dependendo das condições climáticas da região de cultivo.
É hora de transplantar as mudas quando as primeiras folhas aparecerem. Durante esse processo, retire a raiz central para estimular a formação de brotos laterais. Para prevenir infecções, recomenda-se o uso de um estimulador de enraizamento em pó, que aumentará a sobrevivência das mudas.
Com um mês de idade, as mudas começam a endurecer — reduza a temperatura ambiente, coloque-as na sombra e mova-as para uma estufa ou varanda ventilada. Entre a semeadura e o plantio dos tomates, deve levar de 55 a 60 dias.
Após o transplante, as plantas precisam receber boa iluminação, solo úmido e temperatura do ar de 16 a 22 graus Celsius.

Os tomates desta variedade são cultivados em áreas ensolaradas e expostas ao vento, em solos soltos e permeáveis, com adição prévia de nutrientes. O fertilizante orgânico deve ser adicionado no outono.
Os arbustos são plantados sob filme em intervalos de 30 cm, a distância entre as fileiras é de 50 cm. Há 8-9 plantas por metro quadrado.
Não é recomendado plantar Boni MM no lado norte de edifícios ou na sombra de árvores frutíferas.
O período de amadurecimento mais curto permite a semeadura direta no canteiro após o aquecimento do solo. A variedade também é adequada para cultivo em vasos em varandas ou galerias.
Características de cuidado
A descrição das práticas agrícolas inclui:
- Regue as mudas frequentemente com água sedimentada durante a primeira semana após o plantio. Em seguida, umedeça o solo a cada 2–3 dias.
- Capinar conforme crescem.
- Duas vezes por mês, os arbustos são alimentados com fertilizantes complexos ou infusões de ervas, após o que a superfície do solo é solta.
- Cobertura morta para reter umidade e proteger os frutos da contaminação no início do crescimento do tomate.

O rendimento do Boni MM aumentará se você seguir os conselhos de produtores de vegetais experientes:
- A rega abundante no início do cultivo é acompanhada de amontoamento. Essa técnica estimula a formação de novas raízes, fortalecendo a planta jovem.
- Para evitar o apodrecimento dos arbustos caídos, o solo é coberto com uma espessa camada de cobertura morta.
- A remoção das folhas da parte inferior do tronco melhora o fluxo de ar para as raízes e aumenta o fornecimento de nutrientes para os frutos.
- Para obter uma quantidade maior de tomates, e antes do período indicado, o caule é dividido e um pedaço de madeira é inserido no buraco resultante.
- O peso da fruta aumentará se os tomates menores e menores forem removidos.
Vantagens e desvantagens
A variedade de tomate Boni MM merece a atenção de uma grande variedade de jardineiros devido às suas muitas vantagens:
- Amadurecimento ultraprecoce. Os primeiros frutos estão prontos para consumo 85 dias após a germinação.
- Não há necessidade de pinçar ou estaquear, exceto se a planta estiver sobrecarregada de frutos.
- Resistência a mudanças de temperatura.
- A maturação é uniforme. As plantações produzem frutos em duas semanas.
- Possibilidade de cultivo de tomates em campo aberto.
- Fácil de cuidar.
- Resistência a doenças fúngicas mesmo em tempo chuvoso.
- Aparência comercializável e transportabilidade.

Algumas das desvantagens da variedade Boni MM incluem:
- atitude negativa em relação às condições de estufa;
- Exigente em termos de composição do solo, intolerante à acidez elevada.
Pragas e doenças
A resistência da variedade de tomate Boni MM a doenças comuns se deve à sua maturação precoce. A temporada de pragas ocorre mais tarde.
No entanto, mesmo um sistema imunológico forte nem sempre consegue proteger as plantas de doenças. Lesmas podem danificar os tomateiros. Às vezes, grilos-toupeira, lagartas, borboletas, ácaros e vermes-arame também podem atacar. Esse problema pode ser resolvido tratando o solo preventivamente com preparações especiais.
Colheita e armazenamento
Cultivar tomates Boni MM é apenas metade da batalha; o segredo é manejar adequadamente esses frutos precoces. O produtor de sementes comercializa esses tomates como tomates para salada, mas os consumidores observam seu uso universal.
Além de saladas de vegetais frescos, molhos para sopas e pizzas, tomates maduros e verdes são conservados em conserva para o inverno. São especialmente bons em todos os tipos de molhos e sucos de tomate.

Os frutos deste vegetal são saborosos e nutritivos: contêm minerais, vitaminas e ácidos. A medicina tradicional recomenda o uso de tomates Boni MM para tratar feridas purulentas devido à presença de glicoalcaloides, um antibiótico.
Se você escolher a variedade de tomate Boni MM, terá uma colheita de tomates deliciosos sem muita complicação. Seu período de amadurecimento extremamente precoce atrairá agricultores e qualquer pessoa que cultive vegetais para uso comercial.
Avaliações de jardineiros
Alguns depoimentos de quem plantou tomates Boni MM:
Ludmila Ivanovna:
Em climas do sul, podemos colher Boni MM já em meados de maio, então cubro os arbustos com filme plástico. Este é o terceiro ano em que temos uma colheita consistente e superprecoce de uma dúzia de plantas. Para garantir tomates maiores, eu corto os ovários.
Serafim:
"Eu os cultivo nos canteiros, sem cobertura. São tomates pequenos, mas são precoces e deliciosos. Uso variedades tardias para fazer conservas, como-os frescos, corto-os em saladas e, às vezes, uso-os como molho para pratos principais."
Timur Noevich:
Recomendo para quem não tem tempo para cuidar do jardim. O arbusto compacto e baixo de Boni MM não precisa ser pinçado, e os frutos amadurecem de forma rápida e uniforme. Planto em canteiros elevados, cobrindo-os apenas quando há risco de geada. O sol quente confere aos tomates um sabor delicioso.
Gália:
"A variedade perfeita para frutificação precoce. Mal pude esperar pelos primeiros tomates até encontrar o Boni. Planto-os há anos e continuarei plantando. No início da temporada de conservas, já tenho vários potes de tomates em conserva (fiquei chocado com meus convidados no início). Eles são fáceis de cuidar e usam fertilizantes comuns."
Marina Igorevna:
Ano passado, plantei Bonnie M pela primeira vez. Os arbustos são baixos, não precisam de estacas e não tiveram tempo de adoecer, ao contrário de outras variedades. Os tomates amadureceram primeiro e estavam doces. Tentei coletar as sementes, mas não havia nenhuma dentro. Vou ter que comprar algumas; gostei muito desta variedade.











