Muitos jardineiros recomendam o tomate Bystryonok f1, produzido pela Vashe Khozyaystvo, uma empresa que cultiva tomates tanto em campo aberto quanto em estufas de plástico. Esta variedade é uma das que amadurecem mais cedo. A maioria dos frutos amadurece entre 85 e 95 dias após a germinação.
Descrição do tomate Bystryonok
Descrição e características da variedade de tomate Bystryonok:
- As plantas não são altas (cerca de 75-80 cm), mas exigem amarração e pinçamento obrigatórios, o que envolve a remoção dos brotos laterais que crescem nas axilas das folhas.
- As mudas não estão se espalhando.
- Os frutos são redondos e têm superfície lisa. Cada fruto pesa em média 110–120 g, mas alguns chegam a pesar 180 g. As plantas são conhecidas por sua boa produtividade.
- Tomates totalmente maduros têm coloração rosa-escura. Os frutos têm polpa macia e sabor agradável.
- São adequados para diversos tipos de conservas e consumo fresco. Transportam-se bem e não racham quando maduros demais.

Cultivo do tomate Bystryonok
Como esta variedade é precoce, as sementes devem ser semeadas aproximadamente 1,5 mês antes do plantio. De acordo com o calendário lunar de jardinagem para 2025, esta variedade deve ser plantada entre 13 e 15 de março. Se o transplante das mudas estiver planejado para não antes de meados de maio, as datas de semeadura acima são muito precoces. No entanto, o calendário indica que o plantio é permitido em outros dias, exceto durante a lua nova (17 de março e 16 de abril) ou a lua cheia (2 e 31 de março).
A profundidade de plantio das sementes deve ser de 1-1,5 cm.

Quando as primeiras 2-3 folhas aparecerem nas mudas, elas precisam ser repicadas, ou seja, transplantadas para recipientes maiores e separados.
Mudas com 50 dias de idade são transplantadas para o campo aberto. Se você tiver uma estufa aquecida, o plantio pode começar já no final de abril, mas se a estufa tiver cobertura de plástico, só será possível no final de maio.
O plantio no solo é feito de acordo com o esquema de 40 x 70 cm, no qual são colocadas cerca de 5 mudas por 1 m².

As plantas requerem regas raras, mas abundantes, aplicadas diretamente nas raízes.
Qualquer variedade de tomate pode ser suscetível a uma doença fúngica muito comum chamada podridão parda (requeima tardia), cuja presença é indicada pelo aparecimento de manchas ou listras alongadas marrom-escuras, de tons marrom-acinzentados a marrom-amarronzados, em várias partes.
Esta doença surge com mais frequência a partir do final de julho, quando há uma diferença significativa de temperatura entre o dia e a noite. Nessa época, a Bystryonok já está quase terminando de frutificar, mas ainda é uma boa ideia tomar medidas preventivas. Excesso de nitrogênio no solo, alagamento e plantios densos também podem contribuir para o seu aparecimento precoce.

Para prevenir a requeima, você pode tomar as seguintes medidas:
- Antes do plantio, deixe as sementes de molho por vários minutos em uma solução de 1% de permanganato de potássio (permanganato de potássio);
- em meados de julho, borrife as plantas com ácido bórico (0,5 colher de chá para cada 5 litros de água);
- Use Epin de acordo com as instruções.
Tendo tentado cultivar esta variedade uma vez, a maioria dos jardineiros mantém estes tomates em suas hortas por vários anos. As avaliações de quem já cultivou esta variedade são positivas. Os consumidores elogiam a alta produtividade, o sabor excelente, a frutificação uniforme e a frutificação abundante do Bystrenko.











É uma variedade muito boa, plantamos sempre, também é resistente a doenças, mas notei isso quando usamos um bioativador de crescimento de plantas este ano BioGrow, a colheita foi visivelmente melhor.