- Descrição detalhada e características do tomate Shuttle
- Aparência
- Histórico de seleção
- Região e clima adequados
- Produção de frutos e período de maturação
- Resistência a doenças e pragas
- Vantagens e desvantagens
- Como cultivar tomates corretamente?
- Datas de plantio
- Onde plantar o Shuttle e que tipo de solo é necessário?
- A diferença entre cultivar em estufa e em campo aberto
- Muda
- Lançadeira de Semeadura para mudas
- Como preparar o material da semente
- Selecionando um recipiente para plantio
- Como cuidar de mudas de Shuttle
- Transplante de mudas passo a passo
- Plantio de mudas em terreno aberto
- Esquema de semeadura
- Regras para cuidar da colheita
- Rega
- Cobertura superior
- Cuidados com o solo
- Proteção contra doenças e pragas
- Colheita e armazenamento de culturas
- As melhores avaliações da variedade de nossos leitores
A variedade de tomate Shuttle é fácil de cultivar e resistente às principais doenças, exigindo atenção e cuidados mínimos. Cultivar esses tomates é conveniente para jardineiros que estão constantemente ocupados no trabalho ou simplesmente não têm tempo para cuidar regularmente de suas plantas. Esta variedade demonstra resiliência a condições climáticas adversas, deliciando-se com produções consistentes de frutas deliciosas com excelente comercialização.
Descrição detalhada e características do tomate Shuttle
O tomate Shuttle pode ser reconhecido entre seus concorrentes por sua descrição e características.
Aparência
Shuttle é uma variedade precoce de tomateiro em cachos. A planta é determinada e padronizada. O arbusto de tomate cresce até 0,6 m de altura, com pouca folhagem ou ramificação. As primeiras inflorescências se formam acima da sexta ou sétima folha. As folhas são de um verde intenso e formato oblongo.
Os tomates-lançadeira têm formato cilíndrico, frequentemente desenvolvendo uma ponta pontiaguda. Na maturidade técnica, os tomates adquirem uma cor vermelho-escura. A casca da fruta é densa, o que significa que ela não é propensa a rachaduras, mesmo com excesso de umidade e durante o transporte. Nas características do sabor, os provadores notaram uma leve aspereza.
A variedade de tomate Shuttle atinge um peso de até 80 gramas. Se você remover alguns dos ovários, poderá cultivar tomates com cerca de 150 gramas. Este é considerado um recorde para variedades de maturação ultraprecoce. O fruto tem polpa firme e 2 a 3 câmaras de sementes. O sabor é um equilíbrio harmonioso entre acidez suave e alto teor de açúcar. O aroma é sutil e clássico. Os frutos são versáteis.

Histórico de seleção
A equipe do Centro Científico Federal de Cultivo de Vegetais passou vários anos desenvolvendo uma variedade de tomate que atenderia a todos os requisitos modernos de jardinagem.
Em 1997, o resultado do trabalho deles, o tomate Shuttle, foi inscrito no Registro Estadual e começou a conquistar o amor extraordinário dos jardineiros.
Região e clima adequados
Os criadores do tomate Shuttle recomendaram seu cultivo nas regiões Central, Volga-Vyatka e Sibéria Ocidental, mas ele é cultivado com sucesso em todos os lugares, exceto na Sibéria. Este tomate é adequado tanto para cultivo em estufas quanto em campo aberto. Alguns experimentadores até obtiveram uma colheita desta variedade em apartamentos.

Produção de frutos e período de maturação
Com práticas agrícolas adequadas, é possível colher até 8 kg de tomates de alta qualidade por metro quadrado cultivados ao ar livre, e até 10 kg em estufas. Os primeiros frutos amadurecem entre 90 e 110 dias após a germinação. A frutificação é duradoura e continua até as geadas do outono.
Resistência a doenças e pragas
O tomateiro Shuttle apresenta resistência média a doenças e pragas. Atenção especial deve ser dada às medidas preventivas e à sua implementação oportuna. Em verões frios e chuvosos, é necessário um tratamento fungicida contra a requeima.

Vantagens e desvantagens
A lançadeira tem uma série de vantagens, e é por isso que os jardineiros a preferem:
- bom desempenho de rendimento;
- excelentes características de sabor;
- colheita antecipada;
- tamanho compacto do arbusto;
- pouco exigente em cuidados;
- resistência a condições climáticas adversas;
- possibilidade de cultivo em campo aberto e em estufas;
- propósito universal da colheita.
A variedade não está isenta de certas desvantagens:
- baixa resistência a doenças virais e pragas;
- Em baixas temperaturas do ar durante a floração do tomate, os rendimentos diminuem.

Como cultivar tomates corretamente?
A conformidade com as práticas agrícolas ajuda a aumentar a produtividade e melhorar o sabor e as características comerciais das frutas.
Datas de plantio
O plantio de mudas de tomateiro Shuttle prontas para plantio em estufa sem aquecimento começa no início de maio. As plantas são transferidas para os canteiros abertos mais tarde, quando a ameaça de geada passa.
Onde plantar o Shuttle e que tipo de solo é necessário?
Para plantar a variedade de tomate Shuttle, escolha um local com luz adequada e solo solto e nutritivo. Podem ser plantadas de quatro a cinco plantas por metro quadrado. Se necessário, aplique fertilizante (matéria orgânica, cinzas, ácido bórico ou levedura) antes do plantio.

A diferença entre cultivar em estufa e em campo aberto
Ao cultivar esta variedade de tomate em estufa, utiliza-se um padrão de plantio de 50 x 40 cm. Nesse caso, as mudas são plantadas já no início de maio, permitindo uma colheita várias semanas antes.
As frutas podem ser colhidas em estufas sem aquecimento até o início do tempo frio persistente e em prédios aquecidos durante todo o ano.
Muda
O tomateiro Shuttle é cultivado exclusivamente a partir de mudas. Este método tem suas peculiaridades.
Lançadeira de Semeadura para mudas
O momento de semear as sementes de tomate Shuttle para a produção de mudas pode variar dependendo da região e do clima. Normalmente, essa época é no final de fevereiro ou início de março.

Como preparar o material da semente
Antes da semeadura, recomenda-se tratar as sementes de Shuttle com uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre. Alguns jardineiros as mergulham em um estimulante de crescimento para melhorar a germinação.
Selecionando um recipiente para plantio
Se você planeja crescer Transporte os tomates sem necessidade de mais colheita, então as sementes são semeadas diretamente em recipientes com diâmetro de 6 a 8 cm. Em outros casos, a semeadura é feita em recipientes comuns para mudas, copos de turfa ou outros recipientes destinados a esse fim.

Como cuidar de mudas de Shuttle
Depois que os primeiros sinais se tornam perceptíveis mudas de tomate As mudas e seus recipientes são movidos para um parapeito de janela voltado para o sul ou a luz do dia é estendida com lâmpadas especiais. À medida que a camada superficial do solo seca, regue as mudas. Se as plantas estiverem crescendo lentamente e as folhas estiverem amarelando, fertilize com fertilizante de nitrogênio.
Assim que 3 folhas verdadeiras aparecem nos tomates, eles são transplantados para recipientes separados.
Transplante de mudas passo a passo
Repicar os tomates-lança só é necessário se eles foram plantados em um recipiente comum. Ao mesmo tempo, remova as mudas fracas e imaturas. Esse processo começa quando as plantas têm quatro folhas verdadeiras. Separe-as cuidadosamente, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular, e transplante-as para recipientes com a mistura de solo preparada. Regue-as e deixe-as enraizar em um local bem iluminado e aquecido.

Plantio de mudas em terreno aberto
Antes do plantio, as mudas de tomate Shuttle são endurecidas a uma temperatura externa de aproximadamente +10 °C (50 °F). Inicialmente, as plantas são levadas para fora por algumas horas e, em seguida, o tempo de exposição é aumentado gradualmente ao longo de uma semana. Quando as plantas são plantadas, a ameaça de geada deve ter passado completamente.
Esquema de semeadura
Não são plantadas mais de quatro plantas de tomateiro Shuttle por metro quadrado. A distância entre elas é de aproximadamente 0,4 m. O padrão de plantio em duas fileiras é o mais comumente utilizado.

Regras para cuidar da colheita
Os cuidados básicos com as plantas envolvem a soltura oportuna do solo ao redor do arbusto, capina, irrigação e fertilização.
Rega
Após o plantio dos tomates-lança em campo aberto, eles são regados uma vez por semana. O solo é encharcado a uma profundidade de 25 cm. Durante a formação e o amadurecimento dos ovários, a rega é aumentada para 30 litros de água por metro quadrado.

Cobertura superior
Ao transplantar as mudas, aplique um fertilizante mineral complexo nos canteiros. Depois disso, aplique fertilizante uma vez por semana. São utilizados fertilizantes orgânicos e minerais. Cada planta de tomate requer até 1 litro de nutrientes.
Cuidados com o solo
O solo ao redor dos tomateiros Shuttle deve ser solto após cada rega ou chuva forte. Para evitar ervas daninhas e a evaporação excessiva da umidade, recomenda-se a aplicação de cobertura morta.

Proteção contra doenças e pragas
Muitas doenças do tomateiro podem ser prevenidas removendo ervas daninhas e varrendo as folhas caídas imediatamente. As plantas também são tratadas com uma solução de sabão e, em casos graves, são utilizados inseticidas e fungicidas químicos.
Colheita e armazenamento de culturas
Com práticas agrícolas adequadas, você pode desfrutar da sua primeira colheita de tomates Shuttle já 3,5 meses após a germinação. Os frutos amadurecem de forma irregular, então a colheita continua até o início do tempo frio. Esses tomates são adequados para transporte de longa distância e mantêm seu sabor e comercialização por muito tempo.

As melhores avaliações da variedade de nossos leitores
Aqueles que plantaram o tomate Shuttle em seus jardins ficarão felizes em compartilhar suas avaliações sobre ele.
Anna Sergeevna, jardineira iniciante: "Quando compramos nosso terreno, uma vizinha compartilhou conosco suas mudas excedentes de tomate Chelnok. Ela o recomendou como uma variedade fácil de cultivar e resistente para iniciantes. Fiquei satisfeita com os resultados. Mesmo com alguns erros em nossas técnicas de jardinagem, conseguimos uma boa colheita."
Mikhail Semenovich, trabalhador: "Como estou muito ocupado no trabalho, não posso dedicar muito tempo à minha horta, mas quero aproveitar meus próprios vegetais. Seguindo o conselho de um vendedor, tentei cultivar tomates Shuttle a partir de sementes. Comemos frutas frescas durante todo o verão e até conseguimos fazer conservas."

Timofey Viktorovich, aposentado: "Cedi à insistência dos meus vizinhos e tentei cultivar a variedade de tomate ultraprecoce, Chelnok. Não posso dizer que seja perfeita. Colhemos os frutos antes da geada, mas eles eram pequenos e a casca estava dura. Além disso, tivemos que proteger as plantas regularmente de doenças fúngicas devido ao clima úmido. Não sei se cultivarei essa variedade novamente."
Marina Vladimirovna: "Minha madrinha e eu compramos as sementes de tomate Shuttle juntas. Temos que admitir que estamos muito felizes com a variedade. Nem sempre conseguimos dar a devida atenção aos cuidados com as plantas, mas toda a família ainda aproveitou a fruta fresca até a geada. Conseguimos até fazer algumas conservas para o inverno. A colheita amadureceu cedo, embora tenhamos tido que trabalhar um pouco com as mudas."











