O tomate Cherry Lisa é um híbrido de primeira geração com frutos de maturação precoce. Esta variedade em cachos produz frutos abundantes tanto em campo aberto quanto em estufas.
Vantagens de um híbrido
O tomate-cereja Lisa F1, de formato determinado e em cachos, é uma variedade de maturação precoce, adequada para cultivo em campo aberto e estufas de plástico. A frutificação começa 85 a 95 dias após a emergência. O arbusto atinge de 1 a 1,2 m de altura. As inflorescências simples contêm de 15 a 20 hastes florais.

Descrição das frutas:
- Os frutos têm sabor doce, cor laranja intensa, formato cilíndrico e superfície brilhante.
- O peso dos tomates chega a 5-10 g.
- Os tomates têm polpa densa com alto teor de betacaroteno.
- Quando cortado horizontalmente, observa-se a presença de 2 câmaras com sementes.
A principal vantagem da variedade é o alto grau de frutificação na ausência de umidade, altas e baixas temperaturas do ar e iluminação insuficiente.
Os frutos amadurecem simultaneamente nos cachos e são resistentes a rachaduras e quebras. A variedade rende de 6 a 8 kg por metro quadrado. Na culinária, os tomates são usados frescos e em conservas.
Este tipo de tomate não é adequado para armazenamento a longo prazo e não tolera transporte por longas distâncias.
Técnicas de cultivo
A variedade precoce de cereja Lisa é cultivada ao ar livre nas regiões do sul do país. Este híbrido de primeira geração é recomendado para cultivo por meio de mudas. As sementes, pré-embebidas em uma solução de permanganato de potássio, são colocadas em recipientes preparados com terra.
Cubra o recipiente com filme plástico até que as mudas emerjam. Assim que duas folhas verdadeiras se formarem, transplante-as para vasos individuais. Recipientes de turfa são ideais para esse propósito; uma vez formadas, transplante as mudas para seu local permanente.

Recomenda-se plantar 4 arbustos por metro quadrado. Ao cultivar tomates, é melhor remover o excesso de brotos laterais e preparar o arbusto para que tenha 1 a 2 hastes. A planta requer bastante rega e fertilização oportuna com fertilizantes minerais contendo potássio e fósforo.
Para evitar que os galhos se deformem com o peso dos tomates, o arbusto é amarrado a um suporte adicional. Grandes cachos com frutos pequenos dão frutos abundantemente.
O híbrido é resistente ao vírus do mosaico do tabaco, à murcha de fusário e à requeima tardia. A cultura é suscetível à mancha marrom e ao oídio, independentemente das condições de cultivo. Fungicidas são usados para a prevenção de doenças.

Produtos especiais são usados para proteção contra pragas biológicas (borboletas brancas e mariposas). O cultivo da planta envolve a soltura periódica do solo e a cobertura com fibra preta não tecida ou grama.
Opiniões e recomendações de produtores de vegetais
Avaliações de jardineiros destacam o excelente sabor do tomate, a facilidade de cuidado e a aparência decorativa durante a floração e a frutificação.

Valery Antonov, 51 anos, Krasnodar:
Cultivo o tomate Cherry Lisa há várias temporadas devido ao seu alto teor de betacaroteno, sabor adocicado e aparência decorativa. Cultivo o híbrido a partir de mudas, que transplantei quando elas tinham duas folhas. Transplanto-as para o exterior em meados de maio. Apesar de plantá-las em uma área sombreada, protegida da luz solar direta, o tomate produz frutos abundantes. É um prazer colher os cachos de tomate alaranjados do arbusto. Usei-os frescos e para conservas.
Elena Andreeva, 59 anos, Biysk:
Um amigo que cultiva tomates em uma varanda isolada recomendou a Cherry Lisa. Comprei as sementes pelo correio e as plantei diretamente em um recipiente de 10 litros. A planta atingiu 0,9 m de altura, formando cachos longos com frutos lisos e de um laranja vibrante. Os tomates são pequenos e há muitos deles em um galho, então tive que amarrá-los a um suporte. Os frutos de sabor doce são perfeitos para saladas frescas. A única desvantagem é que é um híbrido, e as sementes da colheita resultante não são adequadas para a semeadura na estação seguinte.










