O tomate Iskorka é uma das variedades mais populares de erva-moura. Oferece uma série de vantagens: sabor excelente, amadurecimento precoce e baixa manutenção.
Breve descrição do tomate
Este tomate tolera pequenas oscilações de temperatura, seca e colheitas pouco frequentes. A variedade Iskorka foi desenvolvida na Ucrânia.
Os tomates toleram bem o clima das zonas central e norte; são cultivados nas regiões dos Urais, Sibéria Ocidental e Sibéria Oriental.

O tomate Iskorka é indicado para cultivo ao ar livre, embora também produza excelentes rendimentos em condições de estufa. Esta variedade determinada atinge em média 45-55 cm de altura. Em condições de estufa, a planta pode crescer mais alto.
Os produtores de vegetais dão avaliações positivas sobre o cultivo da variedade Iskorka; geralmente, é tranquilo. As sementes produzem brotos fortes, as mudas crescem fácil e rapidamente e produzem uma boa colheita.
O tomate Iskorka não tem requisitos especiais de cuidado e cultivo, mas a descrição da variedade indica algumas recomendações sobre o momento do plantio e da colheita das sementes.
Principais características da variedade
A planta é pequena em estatura, mas seu caule é bastante forte e robusto. A ramificação e a densidade da folhagem são moderadas. As folhas são regulares, de tamanho médio e verde-escuras. A primeira inflorescência surge após a quinta ou sexta folha. A inflorescência é do tipo intermediário e contém de 7 a 11 flores. O arbusto requer pinçamento e estaqueamento oportuno, por isso é uma boa ideia instalar suportes imediatamente ao plantar as mudas.

O amadurecimento dos frutos ocorre de 110 a 130 dias após a semeadura. Os frutos amadurecem de forma uniforme e uniforme.
Descrição das frutas:
- Um tomate maduro pesa em média cerca de 85-100 g.
- A cor do tomate Iskorka é vermelho vivo.
- O formato é alongado, ligeiramente oval.
- A superfície da fruta é lisa e brilhante.
- A casca é firme, mas não grossa. Ela sai facilmente e protege o tomate de rachaduras.
A variedade Iskorka produz altos rendimentos. Em média, 1 m² rende de 5 a 7 kg de frutos. Os tomates têm sabor excelente. A polpa tem um sabor vibrante de tomate e é moderadamente ácida.
Os frutos aromáticos e suculentos têm usos versáteis. Podem ser usados para fazer saladas de legumes, massas, lecho, sucos, ketchup e enlatados inteiros.
Graças à sua polpa densa e casca resistente, a colheita pode ser armazenada por cerca de um mês. Um local fresco e bem ventilado é ideal para esse fim. Os tomates Iskorka suportam bem o transporte por longas distâncias.
Cultivo de mudas
A planta é cultivada com mudas. Para garantir mudas fortes, leia atentamente as recomendações do fabricante. Normalmente, o verso da embalagem das sementes inclui uma descrição da variedade e suas características. Essas informações incluem o período de semeadura dos tomates Iskorka e o plantio das mudas ao ar livre.

Antes da semeadura, a maioria dos jardineiros recomenda preparar as sementes. Para isso, compram um ativador de crescimento e manganês. Para garantir que a planta tenha forte imunidade a pragas e diversos tipos de fungos, eles a embebem em uma solução fraca de manganês.
Para estimular o crescimento, as sementes são mantidas em uma solução especial que ativa o crescimento da planta. Após o tratamento, as sementes são sempre secas naturalmente.
A semeadura ocorre em março. Um recipiente especial ou caixa rasa é preparado para as mudas e preenchido até a metade com solo especial. A mistura de solo pode ser preparada com componentes como turfa, areia e terra comum. Muitas pessoas compram terra para esse fim.

As sementes são enterradas a 1 cm de profundidade no solo e cobertas com uma fina camada de terra. Imediatamente após o plantio, o solo deve ser levemente umedecido. Um borrifador comum é a melhor opção. Ele não removerá as sementes do solo nem danificará os brotos. Após o plantio, cubra o recipiente com filme plástico e coloque-o em um local aquecido e bem iluminado.
As mudas precisam ser arejadas diariamente. Abra o filme plástico por algumas horas para permitir que a umidade evapore. Os brotos novos aparecerão em 10 a 14 dias. Espere até que desenvolvam duas folhas fortes antes de transplantar.
Muitas pessoas plantam mudas em copos plásticos ou caixas mais espaçosas, mas a melhor maneira é usar vasos de turfa.
As mudas são plantadas nos canteiros em maio. Os canteiros precisam ser bem cavados e fertilizados. As plantas são espaçadas em um padrão de 50x40; 7 a 9 plantas são plantadas por metro quadrado.
Cuidados adicionais consistem em regar regularmente, adubar com fertilizantes minerais e capinar os canteiros.
A variedade Iskorka recebeu apenas críticas positivas, pois é despretensiosa e produz um rendimento alto e estável.










