O tomate Mandarinka é uma variedade de maturação precoce, desenvolvida para cultivo em estufas. Leva aproximadamente 100 dias da germinação em massa ao desenvolvimento do fruto. Esta variedade produz uma produtividade altíssima.
Características dos tomates
Descrição da variedade Mandarinka:
- A planta tem arbustos altos, de 1,5 m de altura, em forma de escova, que precisam ser amarrados a um suporte e os brotos laterais removidos.
- A primeira inflorescência é formada acima da 9ª-10ª folha.
- Até 10 frutos amadurecem em uma escova.
- Os arbustos são formados em um único caule pela remoção dos brotos laterais.
- Os frutos são redondos, de cor laranja brilhante e têm bom sabor.
- A variedade recebeu esse nome – Mandarinka – por causa de sua cor laranja.
- O peso de uma fruta é de aproximadamente 80-100 g.

Aplicativo
Os tomates Mandarinka são usados em saladas e processados em molhos, pastas e temperos. As cascas dos frutos se rompem durante o enlatamento, por isso esta variedade raramente é conservada em conserva ou salgada, sendo mais frequentemente usada fresca, frita ou cozida em sopas, borscht e molhos.
Doenças
A planta é resistente a doenças como cladosporiose e fusarium.

Crescente
A planta produz frutos até o final de outubro. As sementes devem ser plantadas em bandejas cheias de terra em março. A primeira rega ocorre quando os brotos emergem da superfície do solo. Regue novamente após duas semanas.
A caixa com mudas precisa ser virada todos os dias para que seja iluminada uniformemente pela luz solar.
Quando as mudas atingem 25 cm, são plantadas em estufa em duas fileiras escalonadas. A distância entre as fileiras deve ser de 60 cm e entre as mudas de 30 a 40 cm. A densidade de plantio é de 3 a 4 plantas por 1 m².

Formação
Três dias antes do plantio na estufa, remova as três folhas inferiores de cada planta. Isso promove o rápido desenvolvimento do primeiro cacho e protege as plantas de doenças. Ao plantar mudas na estufa, coloque-as em um buraco previamente cavado, endireite as raízes e eleve os caules verticalmente. Após três dias, amarre as mudas a um suporte. Os tomates devem ser conduzidos pinçando os brotos laterais em um único caule.

Os brotos laterais devem ser removidos pela manhã em um dia ensolarado. É melhor cortá-los com tesouras de poda, que devem ser previamente tratadas com uma solução desinfetante. É importante regar as plantas regularmente, soltar o solo e aplicar fertilizante. Todas essas medidas promovem o crescimento saudável do tomateiro e aumentam a produtividade.
Avaliações
Avaliações de jardineiros que cultivaram esta variedade indicam que os tomates Mandarinka produzem uma boa colheita. Quem já plantou esta variedade sabe que um único arbusto pode produzir até 5 kg de frutos. O arbusto tem um formato elegante, com até 15 tomates por cacho. Este tomate tem um sabor agradável e levemente adocicado.









