O tomate Maximka foi desenvolvido por criadores russos para cultivo em campo aberto. Este híbrido está registrado no Registro Estadual da Rússia. Este tipo de tomate é recomendado para agricultores e jardineiros que vivem nas regiões Central e Central da Terra Negra do país. No entanto, se todas as práticas agrícolas forem seguidas, os tomates Maximka podem ser cultivados em estufas de plástico em outras partes da Federação Russa, embora o rendimento seja 30% menor do que nessas regiões. Os consumidores notam o excelente sabor dos frutos desta variedade.
Algumas informações sobre a planta e seus frutos
As características e descrição da variedade Maximka são as seguintes:
- Os tomates amadurecem bem cedo. Do plantio à colheita, leva de 75 a 80 dias.
- Os arbustos da planta têm um número médio de folhas e ramos. Esta variedade é um tomateiro determinado e semi-espalhado.
- A altura da planta não excede 55-60 cm.
- As folhas dos arbustos são verdes e de tamanho médio.
- O tomateiro Maximka produz inflorescências de tipo intermediário. A primeira inflorescência surge ao nível da sétima folha.
- Esta variedade difere das demais pela ausência de articulações próximas ao caule.
- Os tomates desta variedade pesam cerca de 0,1 kg.
- Os frutos são esféricos, ligeiramente achatados na parte superior e inferior. São verdes antes de amadurecer e tornam-se vermelho-alaranjados quando maduros. As bagas contêm quatro câmaras de sementes. A casca é lisa e fina. Os frutos têm um sabor adocicado. O suco contém até 7,8% de matéria seca.

Os comentários dos agricultores que plantaram esta variedade indicam que a variedade Maximka pode render até 450 centavos por hectare. Cerca de 90-92% dos frutos são de boa qualidade comercializável.
Os agricultores que plantaram este tomate nas regiões sul ou norte da Rússia afirmam que a planta é altamente resistente a muitas doenças comuns aos tomates.

O cultivo desta variedade tem se mostrado lucrativo para os agricultores, pois os frutos são de densidade média e não racham durante o transporte em longas distâncias. Isso aumentou o interesse dos varejistas em comprar este tipo de tomate.
Os frutos podem ser consumidos frescos, adicionados a saladas e outros pratos. Para o inverno, recomenda-se conservar os tomates Maximka inteiros em conserva ou em conserva.

Recomendações para o cultivo do tomate descrito
Recomenda-se o cultivo de tomates Maximka utilizando mudas. As sementes adquiridas devem ser plantadas na segunda dezena de abril. Para o cultivo de mudas, as sementes devem ser plantadas em recipientes (caixas ou vasos) com 3 a 4 cm de distância entre si. Todas as sementes devem ser pré-tratadas com permanganato de potássio.
Os produtores recomendam o uso de solo universal para tomate como substituto do solo. Ele pode ser adquirido em lojas especializadas.

Após a germinação (em 10 a 12 dias), espere até que 1 a 2 folhas apareçam e então transplante. Recomenda-se regar as plantas com água morna. As mudas devem ser movidas para uma área bem iluminada, junto com o recipiente, ou uma lâmpada especial deve ser instalada sobre elas.
A temperatura na sala com mudas deve ser mantida em +20…+22 °C, e a duração do dia deve ser regulada em 16–18 horas. Depois que as mudas atingirem uma altura de 8 a 10 cm, elas precisam ser endurecidas usando o método geralmente aceito.

As mudas são então transplantadas para o solo permanente, fertilizado com nitrogênio e fertilizantes orgânicos. Como os arbustos da variedade Maximka são curtos, não precisam de estacas. Recomenda-se plantar no máximo 4 a 5 arbustos por metro quadrado de canteiro.
Depois disso, você precisa regar as plantas regularmente, soltar o solo sob os caules e remover diversas ervas daninhas. Recomenda-se fertilizar os tomates com fertilizantes minerais complexos, como superfosfato e nitrato de potássio. Pesticidas químicos podem ser usados para controlar pragas de jardim.









