Muitos jardineiros já experimentaram cultivar o tomate Petrushka em seus jardins. A popularidade desta variedade se deve em grande parte às suas condições de cultivo pouco exigentes, à resistência à maioria das doenças do tomateiro e à alta produtividade com investimento mínimo de mão de obra e tempo. Para garantir uma colheita abundante, é recomendável aprender sobre as especificidades do cultivo deste tomate com antecedência.
Descrição da variedade
O jardineiro classifica o tomate Petrushka como híbrido. Pode ser cultivado em canteiros abertos ou em estufas. A produtividade é maior quando plantado ao ar livre em climas quentes, pois a planta não sofre com a falta de ar e luz solar. A planta não requer pinçamento, o que simplifica significativamente o cuidado com os arbustos durante o período de amadurecimento dos vegetais.

Os arbustos de Petrushka são curtos, com brotos atingindo uma altura média de 60 cm. Apesar dessa altura, a planta produz bons rendimentos. Os frutos são de uma cor escarlate intensa e têm um formato cilíndrico alongado.
Tomates maduros pesam entre 200 e 250 gramas. Controlando o crescimento dos brotos, é possível obter tomates com peso de até 300 gramas. A polpa é firme, suculenta e doce. Um único arbusto rende em média de 4 a 6 kg de tomates. Uma característica marcante desta variedade é o seu longo período de frutificação; a colheita pode durar de 2 a 4 meses.
Crescente
O cultivo de tomates é feito principalmente a partir de sementes. O plantio começa em março. Solo nutritivo e solto é essencial para os tomateiros; só assim as mudas germinarão e crescerão bem. Para fazer seu próprio solo nutritivo, misture partes iguais de terra, turfa e húmus. As sementes não devem ser plantadas muito profundamente e, após o plantio, recomenda-se cobrir os recipientes com filme plástico até que as mudas germinem. A repicagem é feita após o surgimento de 2 ou 3 folhas verdadeiras.

A Petrushka é uma das poucas variedades de tomate que podem ser cultivadas a partir de estacas. Este método envolve o uso de brotos laterais ou da parte superior do broto. Para a propagação, uma parte da planta é colocada em água por 10 dias ou plantada diretamente em solo úmido. Essa capacidade de propagação a partir de partes da planta permite o cultivo de um grande número de plantas a partir de um número mínimo de mudas.
Avaliações de jardineiros indicam a possibilidade de enraizar plantas dessa maneira e cultivá-las em casa.
Os pés de tomate são transferidos para o local de cultivo permanente em maio, após o início do clima quente. Duas semanas antes deste trabalho, inicia-se o endurecimento das mudas, fornecendo às plantas um suprimento de ar e reduzindo a temperatura para +13. C.

Características de cuidado
A planta requer poucos cuidados; os jardineiros precisam apenas umedecer o solo regularmente, remover ervas daninhas e grama e afofar o solo. Para evitar a superlotação, remova os brotos em excesso, se necessário. Na maioria dos casos, a planta é conduzida em dois ou três caules principais.
Ao plantar mudas, recomenda-se adicionar 1 colher de sopa de nitrophoska ou fosfato ao buraco. Isso aumentará o valor nutricional do solo. Após 10 dias, repita o processo, adicionando a substância novamente ao solo. Uma solução à base de levedura funciona bem como fertilizante para plantas. Evite o uso excessivo de fertilizantes nitrogenados, pois isso aumentará a produção de folhagem e reduzirá o rendimento dos tomates.

Vantagens e desvantagens
Muitos jardineiros consideram a baixa necessidade de manutenção da Petrusha, aliada à sua excelente produção de frutas deliciosas, uma vantagem fundamental. A planta se destaca de outras variedades de tomate pelas seguintes qualidades:
- não há necessidade de arrancar os arbustos;
- período de frutificação duradouro;
- a capacidade de ficar muito tempo sem regar;
- resistência a um grande número de doenças;
- versatilidade de cultivo e aplicação;
- boa tolerância a condições difíceis de transporte;
- capacidade de ser armazenado por um longo período.
Esta variedade de tomate pode ser consumida fresca, em saladas e como ingrediente de primeiros e segundos pratos. Também pode ser usada para fazer marinadas, lecho, pasta de tomate e suco de tomate.

No entanto, alcançar bons rendimentos de tomate só é possível se forem seguidas as práticas adequadas de cultivo de solanáceas. A rega inadequada e a aeração insuficiente no jardim afetam negativamente o crescimento das plantas e podem levar a doenças.
Pragas e doenças
Os tomates são resistentes às principais doenças do tomateiro. Os principais riscos são a possibilidade de infecção por fungos, como a requeima e a podridão radicular. A prevenção pode ser alcançada por meio de:
- cumprimento do esquema de plantio de arbustos;
- regulação da formação de massa verde;
- moderação na rega;
- aplicação oportuna de complexos minerais;
- ventilação periódica.
Recomenda-se pulverizar periodicamente a planta com Fitosporin, Zaslon ou Barrier. Remédios populares eficazes contra doenças do tomateiro incluem soro de leite e uma infusão de cascas de cebola ou alho. Para evitar o apodrecimento, enriqueça o solo com cinzas, farinha de dolomita e cascas de ovos trituradas.
Colheita e armazenamento
A colheita começa com o amadurecimento dos frutos. Recomenda-se a remoção imediata dos frutos maduros dos galhos, o que aumentará a produtividade e prolongará o período de colheita. Os vegetais são usados frescos para consumo, como ingredientes em receitas ou como matéria-prima para conservas de inverno.

Avaliações de jardineiros
Anastasia, 51 anos:
Plantei salsa pela primeira vez no ano passado e as sementes brotaram uniformemente. Como experiência, plantei algumas plantas em estufa, enquanto outras foram colocadas em canteiros abertos. A diferença foi imediatamente perceptível. As plantas da estufa permaneceram dormentes por muito tempo, relutantes em crescer, enquanto as do campo desenvolviam-se imediatamente e rapidamente começavam a formar capítulos florais. A produção de tomate ao ar livre foi significativamente maior. A descrição da variedade correspondeu plenamente às promessas do fabricante.
Rimma Feodorovna, 49 anos:
"Tomates sempre foram meu ponto fraco; planto muito e adoro variedade. Tento não escolher variedades fáceis de cuidar e cultivar. As variedades híbridas de tomate são as líderes nesse quesito. A 'Petrushka' criou raízes nos meus canteiros e vem produzindo tomates frutíferos nos últimos anos. A planta não precisa de brotos laterais; os arbustos toleram o estresse e podem suportar baixos níveis de água. Os tomates são suculentos, carnudos e mantêm o formato quando enlatados, sem que a casca se rompa."











