O tomate Betta foi desenvolvido por criadores poloneses. Pertence a um grupo de híbridos de maturação precoce. São cultivados em estufas e canteiros abertos. Os tomates Betta não necessitam de brotos laterais ou estacas. Este híbrido é usado para fazer saladas, suco de tomate e também é consumido fresco. Entre as variedades desta planta, o tomate Lux é considerado o mais delicioso, com polpa firme, suco abundante e sabor adocicado.
Brevemente sobre a planta e seus frutos
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- A primeira colheita de frutos híbridos ocorre em junho, 84-95 dias após o plantio das sementes.
- Os tomates Betta têm um arbusto de até 0,5 m de altura, com um número médio de folhas verdes se desenvolvendo no caule.
- Um pincel híbrido pode produzir de 4 a 6 tomates.
- Os frutos têm o formato de esferas ligeiramente achatadas. O caule do híbrido apresenta leves nervuras. A casca é lisa, densa e não racha. Isso permite que a colheita seja transportada por longas distâncias.
- Os frutos são de tons brilhantes de vermelho, pesando entre 40 e 50 gramas.

Avaliações de agricultores que plantaram esta variedade indicam que seu rendimento é de 1,5 a 2 kg por arbusto. Uma descrição completa do híbrido pode ser encontrada em catálogos agrícolas.
Na Rússia, jardineiros que vivem nas regiões do sul do país podem cultivar tomates em espaços abertos. Nas regiões centro e norte, estufas ou canteiros serão necessários para plantar e cultivar o híbrido.
Como cultivar mudas você mesmo
Em março, você deve comprar sementes e desinfetá-las com permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio ou suco de aloe vera. Em seguida, plante as sementes em solo especial para tomates. As mudas aparecerão em uma semana. Para garantir um crescimento rápido, recomenda-se fornecer iluminação suplementar. A temperatura nos cômodos onde as mudas estão localizadas deve ser mantida entre 20 e 25 °C.

As mudas são regadas regularmente (duas vezes por semana) com água morna. Para isso, utiliza-se uma quantidade moderada de líquido. As mudas são alimentadas com verbasco e cinzas a cada 5 dias. Para garantir que o oxigênio chegue às raízes, o solo nos recipientes é solto. As mudas são repicadas quando duas folhas aparecem. Recomenda-se endurecer as mudas antes de plantá-las no solo.
Após 60 dias, as plantas são transplantadas para o local definitivo. Covas de 6 a 7 cm de profundidade são preparadas para as mudas. Húmus, cinzas de madeira e turfa são adicionados às covas. Até 5 arbustos híbridos são plantados por 1 metro quadrado de canteiro.
Esta operação é realizada em um dia nublado. Antes do plantio nas áreas designadas, os cultivadores recomendam tratar o solo dos canteiros com uma solução forte de permanganato de potássio. Isso eliminará o risco de infecção fúngica.

Após o transplante, os arbustos jovens são alimentados com nitrogênio e fertilizantes orgânicos por 8 a 10 dias. Após duas semanas, as plantas são regadas com uma solução de sulfato de cobre para prevenir certas doenças que afetam as solanáceas.
Cuidados com o tomate e controle de pragas
Para garantir uma colheita abundante, regue as plantas com água morna, deixada ao sol. Aplique uma quantidade moderada de água em cada planta. Este processo é realizado após o pôr do sol ou antes do nascer do sol.

Fertilize os tomates a cada 14-15 dias. Alterne misturas minerais contendo nitrogênio, fósforo e potássio com fertilizantes orgânicos (esterco, turfa).
Solte o solo ao redor dos arbustos semanalmente. Isso evita a privação de oxigênio e fortalece o sistema imunológico das mudas. Capinar e soltar o solo também elimina o risco de infecções fúngicas causadas por ervas daninhas e mata parasitas nas raízes.
Os tomates beta não são suscetíveis à requeima, pois produzem frutos antes do início da estação da doença. No entanto, vários fungos e bactérias são perigosos para o híbrido. Para combater a mancha branca, trate os tomates com calda bordalesa. Esta deve ser aplicada três vezes, com intervalo de 9 a 10 dias entre as aplicações.

A podridão apical é combatida destruindo os frutos doentes e regando mais os frutos restantes na planta.
Entre as pragas de jardim, ácaros, pulgões e lesmas são considerados perigosos para o híbrido.
Para combater insetos, use o produto "Aktara", e lesmas e lagartas são coletadas manualmente e depois queimadas fora do jardim. Para exterminar parasitas, você pode usar um remédio popular, como tratar os arbustos com cascas de cebola.
Prepara-se uma decocção mergulhando 20 gramas de casca de cebola em 1 litro de água fervente. Os arbustos são regados com este remédio três vezes, com intervalos de 10 dias. Quando a cebola aparecer nos canteiros besouro-clicante e suas larvas Pedaços de batatas picadas tratadas com veneno químico estão espalhados por toda parte.









