O tomate Chibli é um híbrido de primeira geração. É cultivado por agricultores e jardineiros na Rússia, Ucrânia e Moldávia. Essa variedade ganhou popularidade por sua boa adaptação às condições climáticas. Inicialmente, ganhou popularidade graças à empresa suíça Syngenta. Os produtores dessa empresa o aprimoraram e desenvolveram uma nova variedade. Após essa mudança, o tomate Chibli foi adquirido por empresas agrícolas de diversos países. Hoje, é possível ver os nomes de diferentes empresas listados nas embalagens das sementes, pois essa variedade não possui um único produtor.
O que é um tomate Chibli?
As características e descrição da variedade são as seguintes:
- O tomate Chibli F1 é uma planta de meia-precoce.
- É cultivada tanto em estufas quanto em campo aberto.
- O arbusto desta variedade tem uma altura média de 60 cm.
- O arbusto tem folhas grossas e verde-claras.
- Os tomates são plantados de forma compacta: 7 plantas cabem em 1 m² de terra.
- O rendimento é alto: 4 kg são coletados em 1 m² por estação.

Os tomates Chibli atingem a maturidade em 80 a 90 dias após o plantio. Pesam em média 120 a 140 g. Como muitos tomates, são de cor vermelha. Possuem formato oval. Sua polpa densa os torna adequados para conserva. No entanto, apesar dessa polpa densa, sua vida útil é muito curta — apenas 10 a 20 dias.
Cultivar esta variedade é muito lucrativo, pois a distância entre as plantas é curta. Também é vantajoso para processamento, pois pode ser usado em uma ampla variedade de pratos. Donas de casa o utilizam para fazer saladas, sucos, purê de tomate, extrato, ketchup, molhos, caldos e acompanhamentos para pratos quentes e carnes. Estes tomates têm um sabor excelente quando conservados em potes para o inverno. Os frutos podem ser salgados e em conserva.
Como cultivar tomates?
O cultivo de tomates é feito por meio de mudas. O primeiro passo é semear as sementes. Plante as sementes em recipientes com solo desinfetado e, em seguida, regue o solo. Coloque os recipientes com as mudas em um ambiente aquecido, coberto com plástico. Após o surgimento de duas folhas, transplante as mudas para vasos individuais de turfa. Quando as mudas estiverem estabelecidas e o clima estiver mais quente, plante-as no solo.

Esta variedade possui um sistema radicular bem desenvolvido, mas se cultivada em estufas, as raízes não serão fortes o suficiente. Portanto, deve ser plantada em campo aberto, pois essa escolha aumenta a qualidade e a quantidade dos frutos.
Durante o cultivo, os arbustos precisam ser guiados, removendo os brotos laterais. Se os galhos forem muito grandes, é aconselhável amarrar as plantas a estacas ou treliças de suporte. Esta variedade é resistente a muitas doenças. Para proteção contra insetos parasitas, as plantas são pulverizadas com inseticidas.

A empresa agrícola mais comum que vende a variedade Chibli é a "Seed Supermarket". Até mesmo um jardineiro iniciante pode facilmente cultivar este vegetal em seu próprio jardim ou estufa. Jardineiros experientes também têm sementes desta variedade e as recomendam a outros.
As avaliações de quem plantou esta variedade são positivas. No entanto, se você recebeu uma colheita de baixa qualidade, é provável que seja devido ao cultivo inadequado. As plantas precisam ser regadas (e não em excesso), fertilizadas, o solo deve ser solto e capinado.

Para a fertilização do solo, recomenda-se a aplicação de fertilizantes complexos que contenham substâncias orgânicas e minerais necessárias ao crescimento e desenvolvimento das plantas e à obtenção de uma boa colheita.
O tomate Chibli é uma criação de sucesso dos criadores. Se você está pensando em introduzir uma nova variedade de tomate em seu jardim, escolha Chibli.










