Descrição do tomate híbrido Linda F1, cuidados com a planta e avaliações de jardineiros

Existem certas variedades de tomate que apresentam uma vantagem inegável sobre as outras. O tomate Linda F1 é uma dessas variedades amplamente cultivadas, pois é um híbrido de frutos grandes, muito produtivo e resistente a rachaduras, o que o torna popular entre os jardineiros.

Características da variedade

Os tomates Linda F1 são uma variedade híbrida, de meia estação e frutos grandes, com determinação. A maturação ocorre em média 55 dias. A frutificação é excelente e as plantas toleram facilmente as oscilações de temperatura e o calor. Com excesso de luz solar, não desenvolvem manchas amarelas, como pode ocorrer com outras variedades de tomate menos resistentes. Além disso, esses tomates são resistentes a doenças como murcha de verticillium e fusarium, mancha cinzenta das folhas e cancro do caule por Alternaria.

Descrição do tomate

Os tomates em si têm uma cor escarlate vibrante, tanto por dentro quanto por fora. A polpa é firme e suculenta, sem espaços vazios ou grumos. Os frutos atingem 240-310 g quando maduros e têm um formato esférico ligeiramente achatado, com nervuras sutis perto do caule.

Os tomates na videira crescem até atingir um tamanho aproximadamente uniforme ao longo da temporada, uma qualidade positiva observada pelos jardineiros que cultivaram Linda F1 para venda. A qualidade da fruta também é notável: eles se adaptam bem ao transporte e ao armazenamento, não racham e têm um sabor doce, quase ácido. Esta variedade é ideal para saladas, sucos e diversas conservas, como extrato de tomate ou ketchup.

Tomate Linda

Cuidados com o mato

Como o Linda F1 é um híbrido determinado, não requer muito espaço em estufa, produz inúmeras flores, é altamente produtivo e amadurece rapidamente. Cuidados adequados são tudo o que é necessário para esta variedade de tomate.

A remoção dos brotos laterais é essencial para arbustos determinados. A primeira remoção deve ser feita simultaneamente à amarração a um suporte, com os brotos laterais removidos antes do surgimento do primeiro cacho.

arbusto de tomate

Os brotos laterais devem ser removidos manualmente antes de atingirem 4 a 5 cm de comprimento, pois é nessa época que as feridas nas axilas podem cicatrizar rapidamente. Se um broto lateral tiver crescido muito e não tiver sido removido a tempo, deixe um toco ao removê-lo para evitar criar uma ferida grande no caule que poderia facilmente infeccionar.

Não se esqueça: qualquer cuidado com os tomates deve ser feito em tempo seco, sem regá-los ou alimentá-los no dia anterior.

É mais eficaz cultivar um tomateiro em um único caule e, quando ele produzir 3 a 4 cachos, selecionar um broto lateral forte e continuar cultivando a planta em dois caules. Cultivar um tomateiro em dois caules ao mesmo tempo prejudicará seu crescimento nos estágios iniciais.

Sementes de tomate

Híbridos determinados também são propensos à queda — o crescimento começa em direção à inflorescência, portanto, os brotos laterais devem ser removidos. No entanto, se você remover todos de uma vez, a planta para de crescer. Portanto, lembre-se de deixar alguns brotos laterais extras; não remova todo o excesso de uma só vez.

Se o crescimento não for limitado, o enteado deve ser removido, deixando um enteado reserva mais próximo do topo da nova planta.

Ajude as flores a polinizar, especialmente em climas quentes. Para isso, sacuda-as com as mãos e borrife-as com gotas generosas de água morna (pelo menos 16 °C).

Tomates Linda

Quanto à rega do híbrido, ela deve ser feita com moderação durante as duas primeiras semanas. Caso contrário, a frutificação será atrasada e o desenvolvimento de doenças fúngicas poderá ser afetado.

Quando o cacho de frutos estiver maduro, remova as folhas que estão embaixo, mas não com muita frequência — de 2 a 3 folhas por semana. Lembre-se de que, em média, cerca de 15 folhas devem permanecer no arbusto para proteger a planta do calor.

Esta espécie é recomendada para cultivo em campo aberto nas regiões do sul e na zona média - em canteiros com abrigo temporário.

O que dizem os jardineiros

A descrição da variedade Linda F1 afirma que este tomate é tolerante ao calor e à luz solar, mas quem já plantou este tomate observa que as folhas são bastante sensíveis a temperaturas excessivamente altas e ao sol escaldante. Portanto, é melhor proteger o tomate Linda F1 da luz solar direta. Algumas avaliações também sugerem que estes tomates têm um sabor suave, tornando-os mais adequados para conservas. No entanto, esta característica não é objetiva, pois o sabor é uma questão de gosto pessoal. No geral, esta variedade de tomate conquistou há muito tempo o amor de jardineiros profissionais e iniciantes e é um dos híbridos mais populares.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

  1. Vera A.

    Linda é um tomateiro lindo. Frutos lindos, uniformes, grandes e deliciosos. Estou encantada. Eles não adoecem. Um enorme obrigado aos criadores. Agora, se eu pudesse encontrar alguns pepinos decentes.

    Responder

Pepinos

Melão

Batata